Há algumas semanas, falamos sobre o leilão de uma coleção de clássicos que aconteceria em Caxias do Sul/RS. Eram 39 carros, de vários modelos, anos e valores, com valor estimado de mais de R$ 592 mil no total. Contudo, o evento superou as expectativas em todos os sentidos.
Os carros faziam parte da coleção de um empresário do ramo de peças automotivas da região. O leilão organizado pelo leiloeiro Alexandre Menegat ocorreu no dia 13 de maio no Fórum Municipal de Caxias do Sul. Antes do leilão presencial, qualquer pessoa podia se inscrever e dar lances pela internet mediante inscrição gratuita — e boa parte dos carros recebeu vários lances virtuais.
Para se ter uma ideia do sucesso, o local do leilão precisou ser alterado duas vezes devido à quantidade de interessados em participar do leilão presencial — primeiro, para a Casa da Cultura, com capacidade para 350 pessoas e, depois, para um pavilão da Festa da Uva, o suficiente para acomodar 600 pessoas.
Segundo o portal ClicRBS, Cerca de 500 pessoas compareceram no dia do leilão e, dos 39 carros à venda, apenas dois não foram arrematados — um VW Variant 1973 e um Ford Lowboy, que deverá passar por uma avaliação para verificar se realmente fazia parte do acervo do empresário.
O carro arrematado com o maior lance foi um Ford 48, avaliado em R$ 35 mil e vendido por R$ 83 mil. O comprador, um empresário de Blumenau, Santa Catarina, comprou mais sete carros e gastou, no total, R$ 288 mil. Outros carros também foram vendidos por valores bem mais altos do que a avaliação inicial (e foram a razão pela qual o leilão arrecadou quase o dobro do previsto).
Mas não pense que apenas fortunas circularam entre os que participaram do leilão: alguns carros foram arrematados por valores bem em conta, como um Chevrolet Chevette, que foi o mais barato do evento, arrematado pelos R$ 7 mil pelo qual foi avaliado. A seguir, confira alguns destaques:
Esta réplica de um Bugatti dos anos 30, feita sobre um Fusca, foi avaliada em R$ 12.000 e vendida por R$ 29.500.
O belo Opala SS4 (um dos mais cobiçados), avaliado também em R$ 12.000, foi arrematado por R$ 32.000.
Fiat 850 Sport — uma pequena pechincha, avaliado em R$ 11 mil e vendido por R$ 14 mil.
Como era de se esperar, os clássicos americanos foram vendidos por bem mais do que o valor estimado. O Chevrolet Camaro 1983, por exemplo, foi avaliado em R$ 15 mil, e arrematado por R$ 68.500…
… mesmo caso do Impala 1961, avaliado em R$ 25 mil e arrematado por R$ 51 mil…
… e do Ford V8 1951, avaliado em R$ 28 mil e vendido por R$ 56 mil, exatamente o dobro.
Porém, alguns até saíram baratos, como este Impala avaliado em R$ 20 mil e vendido por R$ 25 mil.
Agora, quer ver uma pechincha de verdade? Estes dois BMW. Este 2002 que estava avaliado em R$ 3.000 e foi arrematado por R$ 7.600…
… e este BMW 2800 1971, avaliado em R$ 10 mil e vendido por R$ 19 mil.
Este SP2, raro clássico nacional, foi avaliado em R$ 18.000 e vendido por R$ 40.200.
Este outro foi avaliado em R$ 15.000 e vendido por R$ 35.500.
Da nossa parte, só esperamos que os novos donos cuidem muito, muito bem destes carros e os coloquem para rodar — para compensar o tempo que ficaram no galpão, esperando para serem comprados. A lista completa dos carros, com lance sugerido, preço estimado e valor final de arremate pode ser encontrada aqui.