no dia 9 de fevereiro de 1989 a mazda apresentou ao mundo um roadster inspirado nos esportivos ingleses da decada de 1960 que se tornaria um icone para os entusiastas no mundo inteiro o mx 5 tambem conhecido como miata ou na para quem curte codigos de geraçao e ele fez tudo isso sem um motor absurdamente potente design revolucionario ou tecnologias inovadoras — apenas com traçao traseira e foco no prazer de dirigir e esta sua receita ha 30 anos e ela nao deve mudar tao cedo avançando um pouco no tempo nem parece que faz cinco anos que no dia 3 de setembro de 2014 a mazda apresentou a quarta geraçao do roadster a nd na epoca ela foi extremamente recebida pelo publico e pela imprensa especializada e os elogios continuam ecoando ate hoje a razao e simples quase obvia a embalagem mudou ficou mais moderna e atualizada mas a essencia e a mesma diversao ao volante acima de tudo em uma feliz exceçao o miata atual tem quase as mesmas dimensoes que o primeiro quase o mesmo peso e a mesma formula basica com motor aspirado traçao traseira e a oferta de cambio manual que convenhamos e o cambio correto para o miata na verdade o miata pode ser encarado como um dos ultimos esportivos verdadeiramente old school fabricados atualmente e por um preço acessivel diga se fora do brasil a cultura do miata e muito forte nos eua e no japao principalmente o roadster e sinonimo de diversao barata e confiavel graças a sua concepçao simples mecanica robusta e ampla oferta de exemplares usados mas antes de qualquer coisa a maior razao de seu sucesso e o fato de ele ser um carro feito por entusiastas para entusiastas sem espaço para exageros e sem nada alem do necessario https //www youtube com/watch v=8eso83qryek por aqui fomos meio que privados desta cultura o miata foi importado de forma oficial a partir de 1990 quando o governo reabriu as importaçoes e varias fabricantes internacionais decidiram dar uma chance ao mercado nacional que parecia promissor de fato o mx 5 e outros modelos da mazda foram vendidos no brasil ate novembro de 2000 como um modelo de nicho porem poucas unidades do miata foram vendidas — hoje algumas unidades da primeira geraçao podem ser encontradas a venda na internet custando entre r$ 50 000 e r$ 70 000 mas como foi que a mazda descobriu que modernizar um conceito de tres decadas antes seria a chave para criar um carro tao cultuado pelos gearheads e isso o que vamos descobrir quase nao deu certo exagerando um pouco da para dizer que o miata e um carro feito por um jornalista isso porque bob hall que escrevia para a motor trend na epoca e falava japones fluentemente se encontrou com kenichi yamamoto e gai arai chefes do setor de pesquisa e desenvolvimento da mazda eles perguntaram a hall que tipo de carro a mazda deveria fazer no futuro a resposta foi tipica de um entusiasta saudosista algo inspirado nos roadsters britanicos da decada de 60 com vento nos cabelos insetos nos dentes e preço acessivel ele ate fez um rascunho e mostrou aos dois mas como as fabricantes nunca ouvem os jornalistas yamamoto disse que nao via futuro em um carro daqueles [caption id= attachment_240507 align= aligncenter width= 1024 ] lotus elan a grande inspiraçao do mazda mx 5[/caption] mas a semente ja estava plantada anos mais tarde bob hall passou a trabalhar com planejamento de produtos na mazda era 1981 yamamoto era o chairman da companhia e hall conseguiu falar com ele de novo yamamoto lembrou da conversa e no ano seguinte deu permissao para que hall levasse sua ideia adiante no recem inaugurado estudio de design da mazda na california hall e o designer mark jordan criaram os primeiros esboços do esportivo definindo a imagem inicial e as proporçoes do conceito a ideia foi aprovada mas antes de definir como seria o conceito que seria o ponto de partida para o futuro esportivo a mazda pediu para que suas duas equipes de design na california e no japao apresentassem suas propostas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 240504 240500 240505 240501 ] a equipe chefiada por bob hall propos um carro com motor dianteiro e traçao traseira enquanto os japoneses tinham em mente um carro com motor central traseiro — o que nao nos surpreende nem um pouco tambem houve um conceito com motor e traçao dianteiros que felizmente foi ignorado em 1984 a mazda revelou sua decisao o carro projetado nos eua seria a base para o novo projeto nome e filosofia era preciso agora escolher um nome para o carro o conceito inicial era chamado de duo 101 e o projeto era conhecido apenas como p729 o braço americano queria batizar o carro como 1600s enquanto os japoneses propuseram rx 5 o primeiro era generico demais e ja estava definido que o carro nao teria um motor rotativo o que nao justificaria o rx do segundo nome entao o r foi substituido por um m de miata que significa recompensa ou premio de fato o miata foi um presente para o mundo ao melhor estilo japones a filosofia basica do projeto tambem tinha um nome jinba ittai expressao que pode ser traduzida como cavalo e cavaleiro em um so corpo basicamente e o que todo fabricante busca ou deveria buscar ao criar um bom esportivo — a capacidade de transformar o carro em uma extensao do corpo do motorista criando uma relaçao quase organica entre homem e maquina o jinba ittai pode ser dividido em cinco exigencias principais o carro teria que ser o mais compacto e leve possivel dentro dos padroes de segurança globais o cockpit precisaria acomodar duas pessoas da forma mais confortavel possivel sem desperdicio de espaço o carro precisaria ter motor dianteiro e traçao traseira mas o motor deveria ficar atras do eixo dianteiro para ficar o mais perto possivel da distribuiçao de peso ideal de 50 50 todas as quatro rodas usariam suspensao independente para maximizar o desempenho dos pneus a aderencia e a estabilidade o motor e o diferencial traseiro teriam que ter uma conexao solida para garantir a melhor aceleraçao eram exigencias bem especificas que deixam claro que o miata foi feito por entusiastas para agradar a entusiastas some a isso o visual do conceito duo 101 que tinha clara influencia britanica especialmente do lotus elan e voce entendera por que eles conseguiram estreia se la em 1976 yamamoto tivesse previsto a recepçao positiva que o miata teria 13 anos mais tarde ele teria dado ouvidos a bob hall desde o começo porque mesmo antes da apresentaçao oficial uma clinica feita em 1988 com potenciais compradores revelou duas coisas muito mais pessoas gostaram do carro do que era previsto pela mazda e elas ainda pagariam caro por ele quando questionadas sobre quanto achavam que o carro custaria as pessoas respondiam em media us$ 20 mil e a marca esperava algo em torno dos us$ 8 mil se isso nao os deixasse otimistas alguma coisa estaria muito errada no lançamento durante o salao de chicago em fevereiro de 1989 o sucesso foi estrondoso — a atençao so nao foi maior porque o acura nsx tambem foi apresentado naquele salao mas bob hall estava confiante a honda vai ficar com a midia mas nos vamos ficar com as vendas tudo bem que os carros sao de categorias diferentes mas isso nao deixa de ser verdade — alem de vender muito bem o miata e um dos unicos esportivos japoneses do final dos anos 90 que continuam por ai sem mudanças profundas no visual e no projeto e porque o mundo nunca se cansa de diversao a ceu aberto sem pagar uma fortuna o carro quando foi lançado o miata de primeira geraçao tinha um motor 1 6 16v desenvolvido especificamente para o miata usava injeçao eletronica comando duplo no cabeçote virabrequim e volante aliviados desenvolvia 116 cv a 6 800 rpm e 13 8 mkgf de torque a 5 500 rpm e embora nao fosse uma usina de força era capaz de levar o miata aos 100 km/h em 8 1 segundos com maxima de 203 km/h — creditos aos economicos 940 kg do conversivel acoplado ao motor estava o cambio manual de cinco velocidades nos eua havia a opçao de transmissao automatica contudo ao contrario do que se esperava as vendas foram minimas — mais uma razao para ter orgulho do miata ele conseguiu convencer os americanos a trocar suas proprias marchas mas desempenho em linha reta nao importa aqui o grande atrativo do mx 5 era sua dinamica bem acertada graças a suspensao independente do tipo wishbone nas quarto rodas com barras estabilizadoras na frente e atras e para deixar qualquer jaguar triumph ou mg orgulhoso detalhes esteticos bacanas sao os farois escamoteaveis que somados a entrada de ar no para choque deixam o miata com uma cara bem expressiva; e as rodas de 14 polegadas que lembram bastante as minilites inglesas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 240489 240490 ] em 1994 o miata foi atualizado com um novo motor 1 8 de 133 cv alem de equipamentos de segurança como airbags diferencial de deslizamento limitado e reforços na estrutura para aumentar a resistencia a impactos laterais as mudanças acabaram aumentado o peso do carro para 990 kg mas o aumento de potencia compensou os quilinhos a mais evoluçao a segunda geraçao do miata lançada em 1997 perdeu os farois escamoteaveis e era um pouco maior e mais pesada — agora com 1 000 kg contudo o miata nb adiantou que ao longo dos anos os principios seriam apenas aperfeiçoados e nunca modificados sendo assim o carro continuava leve bem acertado e divertido mas tambem evoluiu o motor 1 8 agora rendia 140 cv as barras estabilizadoras eram mais grossas e os freios eram mais fortes com abs opcional o motor recebeu uma taxa de compressao mais alta passou de 9 0 1 para 9 5 1 e o coletor de admissao agora tinha geometria variavel — ficava mais longo e estreito em rotaçoes baixas e mais curto e largo em rotaçoes mais altas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 240492 240493 ] o mx 5 nb tinha um visual mais suave considerado feminino na epoca e as linhas eram de fato bastante delicadas como era tendencia naquela epoca no entanto a essencia do primeiro carro manteve se inalterada a mazda ja sabia o que fazer o publico ja sabia o que esperar e sempre foi assim terceira geraçao a terceira geraçao do miata foi lançada em 2005 o visual ficou mais robusto com molduras nos para lamas mas os farois mais estreitos traziam a mente a primeira geraçao diferentemente do miata nb que dividia muitos componentes com o modelo anterior tudo no nc era novo o carro ficou inevitavelmente maior e mais pesado agora com pouco mais de 1 100 kg mas o motor agora era um 2 0 de 172 cv no ano seguinte um 1 8 menos potente de 126 cv ficou disponivel o interior ficava mais moderno e a suspensao recebia uma atualizaçao importante enquanto o sistema wishbone na dianteira era mantido a traseira ganhava suspensao multilink que tornou o comportamento dinamico mais refinado em 2008 um facelift deu farois de formato mais alongado e uma enorme e sorridente grade dianteira em dia com a identidade visual da mazda na epoca o motor 2 0 teve a potencia levemente reduzida de 172 cv para 169 cv e alguns ajustes finos foram realizados na suspensao e na transmissao no ano seguinte um conceito de concepçao semelhante ao mono posto era apresentado no salao de frankfurt o mazda mx 5 superlight uma barchetta sem para brisa ou capota para duas pessoas com motor 1 8 de 126 cv e materiais leves empregados em sua construçao reduzindo o peso para 1 000 kg cravados — 100 kg a menos do que o modelo 1 8 de produçao o ano de 2012 viu outra atualizaçao estetica mais discreta para o ano modelo seguinte a dianteira ficava mais agressiva o interior ganhou novas opçoes de revestimento e acabamento mais do mesmo ainda bem podemos notar que ao longo destes 30 anos o miata perdeu um pouco de sua aura classica assim como todos os carros nos ultimos vinte anos ele tem formas mais infladas a fim de abrigar elementos estruturais que garantem a segurança dos ocupantes mas os engenheiros japoneses entendem do que fazem e conseguiram conservar da melhor forma possivel as melhores caracteristicas do original baixo peso traçao traseira potencia na medida dinamica bem acertada e diversao ao ar livre o fato de o carro ter apenas tres geraçoes neste quarto de seculo ilustra bem a competencia do projeto as duas primeiras geraçoes duraram oito anos cada uma e a terceira durou dez a quarta geraçao trouxe a mais drastica mudança de estilo e a carinha feliz pela qual o modelo era conhecido deu lugar a um sorriso malefico o carro tambem ficou mais potente — na epoca do lançamento a versao vendida na europa e na asia vinha com um motor 1 5 de 130 cv enquanto o modelo dos eua era equipado com um 2 0 de 155 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 37228 37229 240523 37223 ] com o leve facelift promovido em 2018 o motor 2 0 passou a entregar 184 cv o zero a 100 km/h e cumprido em mais ou menos oito segundos marca que acompanhou o mx 5 ao longo de toda a sua carreira ninguem precisa de mais do que isto para se divertir ate porque o apelo do miata nunca foi acelerar em linha reta vale lembrar que graças a uma parceria da mazda com a fiat o atual mx 5 serviu de base para a volta do fiat 124 spider classico italiano da decada de 1960 com dianteira e traseira exclusivas no mesmo monobloco que o miata ele tinha como maior diferença um motor 1 4 turbo multiair o mesmo do fiat 500 abarth calibrado para entregar 140 cv na versao comum e 170 cv nos 124 abarth com acerto ligeiramente mais voltado ao conforto e mais torque em baixa o 124 spider certamente tem seu apelo mas sendo um produto redundante e nao muito bem sucedido nas vendas ele nao deve ganhar sucessor quando sair de linha o que nao deve demorar [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 106272 106273 ] por outro lado se o ciclo de vida das geraçoes anteriores for um sinal podemos esperar que o miata nd dure pelo menos mais tres anos ainda nao se fala em uma nova geraçao exceto por uma entrevista recente de nobuhiro yamamoto aos britanicos da autocar nobuhiro e o atual responsavel pelo programa do mx 5 e seu sobrenome e apenas coincidencia ele nao tem parentesco com kenichi yamamoto mas ele compartilha da mesma visao no que depender de seus esforços o mx 5 de quinta geraçao quando vier sera ainda mais leve que o atual e mantera intacta a personalidade do classico nestes tempos de tanta incerteza quanto ao futuro dos carros entusiastas e reconfortante ler algo assim vida longa ao mazda mx 5 miata
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