A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Mazda Rotary Sports: a evolução dos esportivos RX

Já faz anos que se fala em um possível sucessor para o Mazda RX-8, o último modelo da fabricante japonesa a usar o lendário motor rotativo Wankel, que saiu de linha em 2012. Inúmeros boatos já circularam, e a própria Mazda nos provoca com esta ideia de tempos em tempos. Como você deve ter visto no Zero a 300 de hoje, porém, desta vez há algo mais concreto: a Mazda anunciou um novo motor Wankel, e não há nada que invalide a possibilidade de ele ser utilizado em um novo modelo híbrido/elétrico, possivelmente como extensor de autonomia (preferimos não alimentar expectativas mais ousadas, ao menos por ora). E há quem acredite que, finalmente, teremos um Mazda RX-9. Esta, portanto, é uma boa hora para relembrar a trajetória dos Mazda RX, que remonta à década de 1970 – e já encantava os entusiastas com o ronco estridente do motor Wankel. É uma história mais complexa do que parece, pois os primeiros Mazda RX não eram modelos separados, mas sim versões de outros carros da fabricante.

Matérias relacionadas

“Aceleramos” no castelo de Nürburg: conheça sua misteriosa história

Juliano Barata

O Alpine A110 vendeu mais que todos os Porsche somados na França. Como (e por que) isso aconteceu?

Leonardo Contesini

Cinco carros entusiastas que deviam ser importados

Marco Antônio Oliveira