A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Mazda Rotary Sports: a evolução dos esportivos RX

Já faz anos que se fala em um possível sucessor para o Mazda RX-8, o último modelo da fabricante japonesa a usar o lendário motor rotativo Wankel, que saiu de linha em 2012. Inúmeros boatos já circularam, e a própria Mazda nos provoca com esta ideia de tempos em tempos. Como você deve ter visto no Zero a 300 de hoje, porém, desta vez há algo mais concreto: a Mazda anunciou um novo motor Wankel, e não há nada que invalide a possibilidade de ele ser utilizado em um novo modelo híbrido/elétrico, possivelmente como extensor de autonomia (preferimos não alimentar expectativas mais ousadas, ao menos por ora). E há quem acredite que, finalmente, teremos um Mazda RX-9. Esta, portanto, é uma boa hora para relembrar a trajetória dos Mazda RX, que remonta à década de 1970 – e já encantava os entusiastas com o ronco estridente do motor Wankel. É uma história mais complexa do que parece, pois os primeiros Mazda RX não eram modelos separados, mas sim versões de outros carros da fabricante.

Matérias relacionadas

O Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport usa mesmo maconha no interior e na asa traseira?

Dalmo Hernandes

A língua do P: explicamos o confuso sistema de nomenclatura da Porsche

Leonardo Contesini

Os melhores carros de Adrian Newey, o mago da aerodinâmica da Fórmula 1

Dalmo Hernandes