A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História

Não. Não foi a Mercedes quem inventou as portas asa-de-gaivota

Então você acha que as portas asa-de-gaivota foram inventadas pela Mercedes? Nós também. E o pessoal da Wikipedia e todos os autores que já escreveram sobre a origem destas portas também. O problema é que a Mercedes chegou às portas asa-de-gaivota entre 1951 e 1952, enquanto desenvolvia o W194. Nessa época, o verdadeiro criador das portas asa-de-gaivota já havia vislumbrado esse tipo de abertura havia dois anos. Elas foram usadas em um modelo fora-de-série chamado Gomolzig Taifun, e embora o nome tenha algo de soviético, ele também era um esportivo alemão feito de alumínio. Infelizmente há pouquíssimos registros deste projeto, porque seu criador, Herbert Gomolzig, não era um construtor de automóveis, mas um engenheiro aeronáutico especializado em planadores. Nascido em 1916, ele começou a trabalhar como construtor de planadores em 1937, pouco antes do início Segunda Guerra Mundial mas, durante o conflito, acabou se dedicando majoritariamente ao reparo e atualização dos caça F

Matérias relacionadas

Jiotto Caspita: um supercarro japonês com V10 de Fórmula 1

Dalmo Hernandes

“Narcos” sobre rodas: a coleção de automóveis e os carros de corrida de Pablo Escobar

Dalmo Hernandes

Dos carros de controle remoto ao título mundial de rali: a trajetória de Petter Solberg | Lendas do WRC

Dalmo Hernandes