FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novas placas do Mercosul são adiadas, os possíveis novos apresentadores de Top Gear, Dodge Viper de volta a Le Mans, novo Audi TT no Brasil e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas verdadeiras do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Adoção das novas placas do Mercosul é adiada para 2017

As novas placas de registro unificadas para automóveis do Mercosul foram apresentadas no fim do ano passado e deveriam ser adotadas a partir de 2016 em veículos comerciais e a partir de 2018 nos demais veículos novos. Se você estava achando a mudança rápida demais, é por que a previsão era realmente muito otimista. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), declarou no fim da semana passada que a data para adoção das novas placas foi prorrogada em um ano, para 1º de janeiro de 2017. O motivo é que o sistema que unificará as placas e irá gerar as combinações ainda não foi concluído e não ficará pronto a tempo.

Placas_Veiculos_Unificadas_Mercosul

As novas placas terão o mesmo formato e medidas das atuais, porém terão fundo branco com quatro letras e três números em ordem aleatória e a categoria será indicada pela cor dos caracteres — preto para veículo particular, vermelho para veículos comerciais ou de aprendizado, azul para veículos oficiais, prata para veículos de coleção, verde para carros de testes e protótipos, e dourado para veículos diplomáticos.

 

Viper que vai correr em Le Mans é revelado

lemans-viper-fnr

O SRT Viper GTS-R 53 destas imagens marcará o retorno da víbora americana ao circuito de La Sarthe, ou mais exatamente às 24 Horas de Le Mans, que este ano acontecem de 13 a 14 de junho. O modelo competirá na categoria GTE Am com os pilotos Jeroen Bleekemolen, Ben Keating e Marc Miller.

lemans-viper-side

O carro, do time Riley Motorsports, terá como principal patrocinado a Viper Exchange, assim como a concessionária de Ben Keating no Texas. Não há detalhes sobre a preparação do carro, apenas sobre o estilo final que ele terá. Para saber como ele vai se comportar, só na corrida, mesmo.

 

Os possíveis novos apresentadores de Top Gear UK

Glenister-574553

Como você deve ter visto no Zero a 300 na semana passada, a BBC está procurando novos apresentadores para a 23ª temporada de Top Gear agora que Clarkson foi demitido e Richard Hammond e James May pediram demissão. Por enquanto há muita especulação e um dos mais cotados era o DJ e produtor Chris Evans (dono de uma bela coleção de Ferraris brancas).

Agora, o jornal Express de domingo revelou que a BBC está em uma fase avançada de negociação com os três futuros apresentadores e eles serão os atores Philip Glenister, da série “Life on Mars”, a modelo e apresentadora Jodie Kidd, do programa “Classic Car Show”, e o piloto de motos Guy Martin, que venceu o Ulster GP 11 vezes e faturou três pódios no Tourist Trophy da Ilha de Man, além de ser mecânico e apresentador de TV nas horas vagas.

Segundo o jornal, o ex-produtor do programa, Andy Wilman, já havia citado o trio e também Jay Kay, do Jamiroquai, para substituir Clarkson, Hammond e May. Caso a contratação do trio se confirme, a próxima temporada de Top Gear deverá ser lançada no primeiro semestre de 2016. Enquanto isso, a BBC irá transmitir os três episódios restantes da atual temporada — os últimos com a “formação clássica” do programa — sem as partes de estúdio.

 

Novo Audi TT deve chegar ainda neste mês ao Brasil

Unknown-1

Depois de aparecer no Salão de Genebra no começo de março, o novo Audi TT deve chegar ao Brasil em breve. A Audi já lançou um hotsite para apresentar o modelo ao público e deverá apresentá-lo a imprensa ainda neste mês.

De acordo com o site, o Audi TT será vendido nas versões Atraction e Ambition, ambas com motor 2.0 TFSI de 230 cv combinado ao câmbio S-Tronic de seis marchas e duas embreagens. A aceleração de zero a 100 km/h leva 5,9 segundos e a velocidade máxima é limitada a 250 km/h.

Unknown

Como as gerações anteriores, o TT é baseado na mesma plataforma do A3 e do Golf, (nesta atual a plataforma é a MQB) e pesa 1.335 kg. Ele será oferecido em 10 cores — algumas com nomes peculiares como Branco Geladeira (seria um erro do Branco Geleira?), Preto Mito e Cinza Monsão. Os preços ainda não foram divulgados, mas nosso palpite é que ele deverá partir dos R$ 210.000.

 

Aston Martin fabricará seu SUV, o conceito DBX

0001dbx

Não se sabe de fãs puristas da Aston Martin, mas, se houver algum, ele vai ter um ataque cardíaco com o anúncio mais recente da marca. Andy Palmer, ex-Nissan e novo CEO da marca britânica, disse que o interesse pelo conceito DBX foi além das expectativas. O DBX, para quem não viu, é uma espécie de DB9 com suspensão alta, como se estivesse preparado para um rali.

dbx-concept_08

Em outras palavras, esse interesse será transformado em vendas com a produção em série do DBX. Até o investimento necessário para isso, de 300 milhões de libras esterlinas, já está assegurado. Ele será usado na expansão da fábrica de Gaydon, no Reino Unido, e não deve se limitar à produção do novo modelo, mas também para a expansão da linha da Aston Martin. Vivo, Palmer sabe que só uma oferta maior de modelos pode garantir a sobrevivência da marca centenária.

 

Próxima geração do Nissan GT-R poderá usar powertrain do GT-R LM de Le Mans

Nissan-GT-R-Vision-2020-3

Parece que o excêntrico protótipo Nismo GT-R LM que a Nissan colocará em Le Mans neste ano será uma plataforma de testes para a próxima geração do GT-R (R36). Segundo o diretor técnico do projeto, Ben Bowlby, o motor V6 biturbo e o sistema híbrido que irão impulsionar o protótipo de tração dianteira nas 24 Horas, será usado no próximo Nissan GT-R.

Nissan GT-R LM NISMO

Logicamente não espere que o GT-R tenha a tração dianteira, nem os 1.250 cv do carro de corridas. Ele terá uma versão menos radical do powertrain, com cerca de 600 cv, que moverá as quatro rodas como no protótipo original (sobre o qual falamos aqui).

Nissan-GT-R-Vision-2020-4

Segundo a entrevista de Bowlby ao site Top Gear, “trata-se de um motor de injeção direta, e a tecnologia de combustão e a integração do turbo e do sistema de admissão com o cabeçote é altamente aplicável a um carro de rua. Se ele fosse um motor louco – superleve e com curta vida útil – ele não seria viável. Mas ele gira como um carro de rua — 6.500 rpm — e é, sem dúvida, um embrião do que veremos em um futuro Nissan GT-R”.

 

Grupo FCA quer se aliar à Apple ou ao Google, se não encontrar parceiros automotivos

208146-big

Certa vez, o CEO do grupo FCA, Sergio Marchionne, disse que o volume mínimo que um fabricante de carros tem de ter para se manter no jogo é 6 milhões de unidades por ano. É por isso que ele vem tentando conversar com outras empresas para unificar operações. Várias já disseram não ter interesse, como a GM. Mas Marchionne não desanimou e propôs parceria à Apple ou à Google, ambas interessadas em ter um veículo autônomo para venda.

A parceria mais provável é com a marca da maçã, que já tem relacionamento antigo com a Chrysler e Fiat. Eddy Cue, diretor de software e serviços da Apple, está no conselho da Ferrari SpA desde 2012. O diretor financeiro da gigante de tecnologia, Luca Maestri, trabalhava na GM quando ela tinha parceria com a Fiat, entre 2000 e 2005.

Pensando bem, lembrando do balão que a Fiat deu na GM, na época, isso pode nem ser muito bom. Mas a Apple atingiu recentemente um valor de US$ 772 bilhões, valor que equivale a metade do PIB brasileiro. Em caixa, a empresa tem US$ 194 bilhões, suficiente para comprar a Petrobras e ainda sobrar um belo troco. É ou não é a parceira ideal?

 

Novos projetos da fábrica FCA em Goiana já estão definidos

projecao_picape_media_fiat_1

Projeção: Autos Segredos

Na inauguração da fábrica de Goiana, em Pernambuco, Sergio Marchionne confirmou que, além do Renegade, outros dois modelos serão feitos por lá. Como de costume, não falou quais seriam os “produtos futuros”. Mas nem precisava. O segundo já é de conhecimento público. Será a picape 226, da Fiat, um modelo intermediário entre as compactas e as atuais médias. Ela também será destinada à exportação, provavelmente com a marca RAM.

O terceiro e último, por ora, é o projeto 551, segundo nossos amigos do site Autos Segredos. O modelo, que será construído sobre a mesma plataforma da nova picape, terá apenas a marca Jeep e está previsto para o final de 2016. Os motores serão o 2.0 MultiJet turbodiesel e o 2.4 TigerShark, possivelmente MultiAir. A picape, prevista para outubro deste ano, terá a mesma motorização do Renegade: 1.8 E.torQ e 2.0 MultiJet.