FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novos detalhes do Corvette Z06, Porsche Cayenne GTS Coupé vazado, V-Strom 1050 no Brasil e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Corvette C8 Z06 terá rodas de fibra de carbono e aerodinâmica ativa

Em sua jornada para tornar o Corvette C8 o primeiro supercarro para as massas, a GM já está desenvolvendo o novo Z06. Como vimos em abril no vazamento dos planos da fabricante para os próximos anos, ele chegará em 2022 e, segundo fontes ligadas à marca, terá um V8 LT6 derivado do motor do C8.R, um 5.5 com virabrequim plano, comando duplo e 32 válvulas capaz de girar até 9.000 rpm para produzir entre 600 cv e 650 cv.

E não irá parar por aí: segundo o site Muscle Cars & Trucks, ele também terá aerodinâmica ativa e rodas de fibra de carbono, além da carroceria mais larga que a do modelo básico. O sistema terá splitter, “side flaps” e asa traseira automaticamente ajustáveis de acordo com o programa de condução selecionado — algo que permitirá também que os apêndices sejam movidos para reduzir o arrasto em linha reta, e posicionados de forma ideal para otimizar a produção de downforce nas curvas.

Um fato interessante é que o Z06 está sendo testado junto a um Porsche 991 GT2 RS, aparentemente como benchmarking para o supercarro americano.

Outro detalhe exclusivo do Z06 é que ele deverá ter o visual da traseira sutilmente modificado para acomodar uma saída de escape centralizada. Infelizmente ainda não há uma previsão de preços do Vette Z06, mas considerando o preço do modelo anterior e o preço básico do Corvette C8 atualmente, ele deverá custar cerca de US$ 85.000. Colocando em contexto, isso é US$ 15.000 a menos que o Porsche 992 Carrera de entrada, que tem cerca de 65% da potência prevista para o Z06, sem contar os recursos de condução. É realmente a história sendo escrita. (Leo Contesini)

 

Suzuki registra nova V-Strom 1050 no Brasil

Nem sempre o registro de um novo veículo no Brasil significa que ele será lançado no Brasil. Muitas vezes, trata-se apenas de precaução – “só para garantir” que a propriedade industrial daquele modelo esteja protegida em nosso País. No caso da Suzuki V-Strom 1050, porém, é bem provável que ela seja lançada em breve.

A J. Toledo, empresa que representa a Suzuki e as motos da Haojue no Brasil, registrou a nova geração da big trail junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Ela mantém o motor v-twin de 1.037 cm³, porém atualizado para entregar 107 cv (antes eram 100 cv). O quadro, porém, é novo, assim como o tanque de 20 litros.

A V-Strom 1050 ganhou linhas mais retas, que remetem às antigas Suzuki Katana e DR – e a pintura amarela e azul que aparece nas fotos, com detalhes em azul na forração do banco, também contribuem para um agradável ar retrô. O farol e as lanternas são de LED, o painel é digital em LCD e o para-brisa é ajustável.

Atualmente a V-Strom é oferecida nas versões básica e XT, esta com mais equipamentos – cavalete central, barras de proteção para o motor e setas em LED – e ABS que pode ser desligado para uso off-road.A nova V-Strom deverá manter ambas as versões, custando um pouco mais que os R$ 53.900 cobrados atualmente. O lançamento deve acontecer até o fim de 2020, já como modelo 2021. (Dalmo Hernandes)

 

Porsche Cayenne GTS Coupé aparece em imagens vazadas

Em 2018 o Porsche Cayenne rendeu-se à onda dos “SUV-cupê” ao ganhar uma versão com a linha do teto caindo de forma suave. Agora, o Cayene Coupé está para ganhar a versão GTS, com tempero mais esportivo. Depois de aparecer acelerando em Nürburgring, ainda trajando camuflagem, o Cayene Coupé GTS dá as caras em fotos oficiais antes da hora.

Publicadas pelo perfil @actu.auto.fr no Instagram, as fotos revelam o design mais agressivo na dianteira, com um desenho diferente no para-choque dianteiro; molduras pretas nos para-lamas; freios com discos maiores e suspensão ligeiramente mais baixa. Os detalhes de acabamento em preto (espelhos retrovisores, molduras das janelas, entradas de ar e emblemas) identificam o pacote Porsche Sport Design, e há também um pequeno spoiler na tampa do porta-malas.

A publicação na qual as fotos foram divulgadas diz que o Cayenne GTS utilizará o motor V8 biturbo de quatro litros já utilizado pelo Porsche Panamera, calibrado de entregar 460 cv e 63,2 kgfm de torque. Segundo as informações, será o bastante para ir de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, com máxima de 270 km/h. O câmbio deverá ser o PDK de dupla embreagem e oito marchas, ligado a um sistema de tração integral.

Por dentro, as fotos mostram doses generosas de Alcantara, detalhes em vermelho e um cronômetro no topo do painel – indicativo do pacote Sport Chrono Package na unidade fotografada.

Embora a Porsche ainda não confirme oficialmente, o Porsche Cayenne Coupé GTS deverá ser revelado junto com a versão de carroceria tradicional, e ambos os modelos serão idênticos com exceção do estilo da traseira. (Dalmo Hernandes)

 

RUF CTR2 que correu em Pikes Peak vai a leilão

Sem dúvida o mais famoso feito da Ruf foi o vídeo Faszination, no qual o CTR Yellowbird dá um longo passeio sem restrições de velocidade em Nürburgring Nordschleife. Mas a fabricante alemã que transforma os carros da Porsche em máquinas ainda mais extremas possui uma vasta coleção de conquistas.

O Ruf CTR2 Sport é protagonista de outra delas. Em 1997 ele participou do Pikes Peak International Hillclimb e classifico-se em primeiro, mas foi o segundo colocado no dia da prova. E ele impressionou a todos com sua asa traseira de dois andares.

O mais incrível neste carro, além da tal asa, é o motor: trata-se de um flat-six de 3,6 litros e dois turbos vindo de nada menos que o Porsche 962C – sim, o protótipo do Grupo C. Porém, com a adoção de um volante aliviado e bielas de titânio, sua potência aumentou de cerca de 640 cv para 711 cv.

Além disso, ele tem portas e tampa do motor de fibra de carbono, suspensão Öhlins de corrida totalmente ajustável, gaiola de proteção integral, bancos concha de competição e câmbio manual de seis marchas – sem deixar de ser 100% legalizado para as ruas. A única concessão é um abafador no sistema de escape, para garantir que ele não ensurdeça toda a vizinhança quando passar.

Depois de uma restauração completa feita pela própria Ruf, o carro foi vendido para um colecionador na Alemanha. E agora, ele será leiloado pela RM Sotheby’s amanhã (11), em um evento online. A empresa estima que ele será arrematado por algo entre €640.000 e €720.000 – ou seja, entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões, aproximadamente, em conversão direta. (Dalmo Hernandes)

 

Vendas de carros aumentam 50% na primeira semana de junho

Nos últimos dois meses, com o fechamento de praticamente todas as concessionárias pela quarentena, o volume de vendas de automóveis novos no Brasil chegou a níveis que não eram vistos há quase 30 anos. É um cenário preocupante, pois a indústria se preparava para a retomada do mercado depois da crise iniciada em 2014 e precisou rever seus planos para os próximos anos.

Agora, contudo, uma notícia boa com a flexibilização da quarentena: o volume de vendas já aumentou mais de 50% na primeira semana de junho, indicando uma provável retomada já a partir deste mês — especialmente se a flexibilização for adotada em São Paulo, o maior mercado do país.

Segundo o pessoal do Motor1.com, o número de emplacamentos nesta primeira semana de junho foi 20.594, ante as cerca de 14.000 na primeira semana de maio. (Leo Contesini)