FlatOut!
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O Circuito de Macau é estreito demais ou será falta de noção dos pilotos?

Apesar de se chamar “Macau Grand Prix”, o GP de Macau não é um Grande Prêmio de Fórmula 1, e sim um fim de semana anual de automobilismo que acontece nas estreitas ruas desta região administrativa da China. Na verdade as ruas são tão estreitas que, se dois carros batem, a pista fica trancada e todo mundo bate em todo mundo. Chega a ser engraçado! Duvida? Então veja o que aconteceu no último fim de semana — parece mentira.

O GP de Macau é conhecido por ser um dos únicos eventos realizados no mesmo circuito para motos e carros — e, se querem saber, talvez fosse uma boa ideia deixar só as motos correrem por ali — elas ocupam bem menos espaço e, como veremos no vídeo abaixo, espaço é um bem precioso na chamada Curva Lisboa, um dos pontos mais estreitos do circuito com apenas 7 m de largura.

Começa como uma mera colisão entre dois carros de turismo em uma das corridas de abertura — e eles nem pareciam estar tão rápidos assim. Depois de se chocar com o muro — o circuito de rua é composto por retas rápidas e curvas fechadas de maneira quase alternada — os dois carros continuam ali parados por…  uns três segundos, antes que o resto do grid se encontre com eles da forma mais indesejada do mundo naquele momento: todos ao mesmo tempo, causando um engavetamento desconcertante que nos traz à memória aquelas cenas caóticas do trânsito indiano:

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OK, demos uma exagerada

No mesmo dia, na etapa da Fórmula 3 — o evento principal do Macau Grand Prix —, aconteceu um acidente muito parecido, porém mais grave, no mesmo ponto. Cerca de um minuto depois de uma largada eletrizante (repare na velocidade, na proximidade entre os carros e nas constantes trocas de posição), os pilotos Tom Blomqvist e Esteban Ocon estavam tão ocupados brigando entre si pela posição que passaram direto na entrada da curva Lisboa.

O que se seguiu a partir dali foi um engavetamento que, apesar de não ter bloqueado o grid inteiro, impediu que sete dos 28 pilotos (1/4 dos inscritos) seguisse com a corrida — que foi interrompida pela bandeira vermelha e por uma relargada atrás do safety car. Quando o caminho ficou livre, Felix Rosenqvist dominou o resto da prova e terminou com quatro segundos de vantagem.

Felizmente ninguém saiu ferido dos dois acidentes, mas agora sabemos que o GP de Macau 2014 não será lembrado por causa de seus vencedores, e sim pelos caras que não terminaram a corrida por ficarem batendo uns nos outros.