A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos

O guia de versões especiais do Volkswagen Gol | Parte 1: a primeira geração

Ao lançar o Gol em 1980, a Volkswagen pretendia finalmente oferecer um público um carro moderno o bastante para convencer o público de que aquele seria o verdadeiro sucessor do Fusca. Ela já havia tentado em 1973 com o Brasilia, mas o carro não era assim tão diferente do Fusca porque, apesar de resolver o problema da falta de espaço interno e visibilidade limitada, ele continuava com a concepção antiga, a falta de espaço para bagagem, o mesmo comportamento dinâmico, o mesmo motor. Era apenas um Fusca diferente, e não um sucessor. Mas o Gol, quando deu as caras pela primeira vez, foi bastante elogiado por seu visual moderno, seu bom comportamento dinâmico e seu aproveitamento do espaço muito melhor em relação ao Fusca. O problema é que, ao abrir o capô, o público entusiasmado encontrava um boxer de quatro cilindros e 1.300 cm³ praticamente idêntico ao do Fusca, com 42 cv e 9,2 mkgf de torque, o que prejudicava demais seu desempenho. Era claro que o Gol tinha potencial, ele

Matérias relacionadas

Volkswagen e-Käfer: o Fusca elétrico “de fábrica” que será produzido em série

Dalmo Hernandes

Estes caras fazem carrocerias novas em folha para Kombi e Fusca

Dalmo Hernandes

R$ 430 mil: é quanto custa esta VW Kombi Samba Bus 1966 restomod. Mas por quê?

Dalmo Hernandes