soberba o primeiro dos pecados capitais e o pior deles o pecado original aquele do qual todos os outros derivam muita gente acha que a figura de linguagem de adao e eva comendo a tal maça proibida e puramente sexo que o rala e rola era o tabu religioso envolvido a conotaçao e sexual claro mas nao e esse o pecado original ao desobedecer a ordem expressa do criador adao e eva cometem o pecado de pretender saber mais que deus que comendo a maça conheceriam o que ele conhece e seriam como ele se achavam os reis da cocada preta espertoes soberba e um orgulho excessivo um credo na sua propria grandeza quem comete este pecado nao acredita na sua insignificancia real na grande ordem das coisas que e obvia a qualquer um que contemplou a grandeza do universo e nossa pequena e inconsequente parte nele sendo voce religioso ou nao e sendo religioso qualquer que seja seu credo e facil entender que essa historia nao e religiosa em seu cerne e uma metafora que ilustra e ensina que se achar nao e um comportamento aceito pela humanidade como desejavel somos um grao de areia minusculo no parquinho cheio de coco de cachorro isolado no canto da enorme praça do universo por maior que o seu grao seja ainda e menor que a bosta dos cachorrinhos no parquinho metafisico onde moramos mesmo sabendo que a soberba e indesejavel a milhares de anos porem nos como humanidade ainda nao desvencilhamos dela o que deve assegurar de novo a nossa insignificancia mesmo frente ao tal coco dos cachorrinhos continuamos a achar que conseguimos principalmente prever o futuro melhoramos muito nisso a previsao do futuro claro e ainda vamos melhorar muito mais a ciencia progride a todo dia e nos ajuda muito nisso mas o errado e confundir a sabedoria da ciencia como religiao como ja fizemos com outras fontes de sabedoria mas divago novamente; o que queria dizer aqui e que somos pessimos em prever o futuro nao que nao tentemos fazer isso; na verdade e uma pratica necessaria temos que formar teorias para como sera o futuro para construi lo afinal de contas todo projeto e uma tentativa de prever o futuro e ao realiza lo criamos este futuro mas preste atençao que esta e a parte importante ele nem sempre e o que projetamos entenda isso que nosso plano e uma teoria de como pode ser o futuro e nao fato que tudo estara bem e voce nao encontrara frustraçao quando esse futuro planejado nao acontecer algo que que posso prever com certeza esta no futuro de todos voces o exemplo de hoje e exatamente este uma empresa que pretendia ser uma inovadora tecnologica criando sedas e carros esporte de alto desempenho e novas formas de propulsao automotiva uma bmw misturada com tesla com uma pitada de luxo e tradicionalismo ingles para temperar mas que acabou desaparecendo ainda que mesmo assim tenha determinado o futuro do automovel de uma forma que sinceramente ninguem conseguiria prever esta historia tambem prova que so conseguimos entender os automoveis que mudaram tudo em retrospecto muitos lançamentos foram chamados revolucionarios durante a historia do automovel para depois se provarem irrelevantes agora olhe para o originalmente humilde range rover vinte anos depois de seu lançamento sabia se que era um sucesso mas revolucionario nunca mas revolucionario ele foi de uma forma completa e absoluta ate os novos eletricos aparecem hoje na forma de simulacros de suv; todo mundo quer parecer lembrar estar nem que seja vagamente proximo do range rover talvez o mais influente carro da historia outras peruas fora de estrada existiram antes do range rover claro mas e ele a genese do suv moderno e e o porque disso intrinsicamente ligado a sua origem que vamos contar hoje e uma historia extremamente complexa que para entendermos precisa ser separada em seus eventos principais começando e claro do começo nos primeiros rover que sairam para fora da estrada o land rover a tradiçao de inovaçao da empresa e de berço e a rover a inventora da bicicleta moderna com rodas pequenas e transmissao por corrente em 1885 em muitos paises rover e sinonimo de bicicleta a empresa começa a fazer automoveis em 1904 rover na traduçao da empresa que leva este nome significa andarilho mas tambem significa outras coisas segundo o dicionario vagabundo pirata corsario a rover como produtora de automoveis se mostra tradicionalista em seus produtos mas emerge no pos guerra de novo como uma empresa baseada na tecnologia e inovaçao basicamente administrada pelos irmaos spencer e maurice wilks o administrador e o engenheiro respectivamente a rover investe no pos guerra no que acreditava ser o futuro do automovel a turbina a jato de frank whittle este o inventor dos jatos aeronauticos trabalha com a rover nisso e ja em 1950 a empresa mostra o jet1 o primeiro automovel movido a turbina como sabemos um investimento que se provaria sem retorno mas que ilustra a veia inovadora da empresa a pesquisa neste campo acaba somente nos anos 1970 quando a rover era parte da british leyland mas paralelo a isso no periodo imediatamente apos a guerra a empresa necessita desesperadamente de algo novo para vender e fazer caixa seus carros de luxo caros e vetustos eram simplesmente a prova de vendas entao um carro popular e tentado mas o custo de produçao se mostra alto inviabilizando o projeto a enorme fabrica em solihull criada durante a guerra para fazer motores aeronauticos estava parada; algo era necessario para ser fabricado la maurice wilks tinha uma fazenda nela como tantos outros usava um jeep que sobrara do conflito para usos diversos os irmaos wilks notaram tambem que a standard começara a produzir o trator ferguson te20 com grande sucesso e e assim que a rover uma empresa de automoveis e nao caminhoes começa a fazer jipes o carro de wilks pretendia ser o meio termo entre um trator e o jeep; tinha por exemplo tomadas de força para implementos agricolas tinha tambem carroceria de aluminio rebitado para nao enferrujar e produçao mais facil naqueles tempos de materiais escassos nascia em 1948 o rover do mato da terra o land rover foi um sucesso imediato e duradouro como sabemos e impulsionou a rover para fora do buraco naqueles anos a empresa manteve o carro em produçao sem muito investimento ou mudança esse ia apenas para os automoveis a rover considerando se uma empresa de carros nao caminhoes era um tapa buraco uma soluçao temporaria ninguem na verdade acreditava no sucesso daqueles carros basicos e espartanos naquele tempo mas o publico sempre adorou eles olhe a jeep foi produzido quase sem mudanças pela willys que investia em seu aero a willys e o aero willys acaba a kaiser compra a empresa de olho no dinheiro facil da venda de jeep tempos depois e hora da kaiser acabar e a amc compra a empresa de olho no dinheiro facil da venda de jeep mais alguns anos se passam a renault francesa compra a amc de olho em uma forma de se estabelecer nos eua e e claro no dinheiro facil da venda de jeep a amc e vendida para a chrysler em 1987 que a compra adivinha de olho no dinheiro facil da venda de jeep pode ter certeza de que quando a stellantis acabar numa bola de fogo flamejante de 15 marcas diferentes alguem vai comprar o espolio de olho no dinheiro facil da venda de jeep assim foi com a rover de 1948 em diante vendia muito mais land rover que rover em alguns anos o dobro de carros fora de estrada em comparaçao aos de rua hoje a rover nao existe mais mas a land rover hoje uma marca separada continua firme e forte nem a rover acreditou no futuro de suas maiores criaçoes land rover para familia desde cedo a jeep nos eua criou uma perua baseada no popular jeep cj civilian jeep nos a conhecemos com o nome de rural mas nos eua era simplesmente o jeep station wagon era um carro de extremo sucesso mesmo incrivelmente com traçao 4x2 e eixo rigido dianteiro era uma das raras peruas totalmente em aço estampado e nao madeira da epoca mas nao era este o cerne de seu sucesso este vinha das pessoas que gostavam de ir pescar caçar acampar em fins de semana mas precisavam de um carro para uso diario durante ela era um segundo carro da familia de grande sucesso uma coisa que pouca gente notou na epoca mas e importante aqui muita gente comprou a perua jeep e a usou exclusivamente em ambientes urbanos a imagem de um dono de jeep era tao importante quanto o uso fora de estrada ja no inicio so demorou muito a ser percebido e explorado [caption id= attachment_299821 align= aligncenter width= 640 ] a rara perua tickford em cima do land rover[/caption] a rover era minuscula em tamanho comparada as empresas americanas em 1965 produziu pouco mais de 78 mil veiculos 2/3 deles land rovers quando a gm produziu 7 5 milhoes de carros no mesmo ano por exemplo este e um dos motivos do fracasso da perua do land rover lançada pouco depois do jipe em 1948 vendeu menos de 700 unidades e saiu de linha isto pelo motivo de que a rover nao tinha dinheiro suficiente para investir na perua subcontratou a para a tickford que criava carrocerias com estrutura de mogno revestida de aluminio o carro era caro o que piorava pelo fato de que o governo o classificou como carro de passageiros nao utilitario como o jipe cobrando mais imposto dela [caption id= attachment_299825 align= aligncenter width= 620 ] road rover prototipo[/caption] no inicio dos anos 1950 o land rover ja sustentava a empresa e os irmaos wilks começaram a temer que quando esta popularidade inevitavelmente acabasse estariam em mais lençois um medo infundado claro quando o land rover agora chamado defender finalmente acabou em 2016 apareceram ate copias para continua lo como o ineos greandier e varias empresas se dedicam a reforma los e praticamente imortal [caption id= attachment_299824 align= aligncenter width= 999 ] a segunda geraçao do prototipo road rover 1956 [/caption] mas o medo existia e e tentado o projeto de uma nova perua que nunca chegaria a produçao mas e a interessante ponte o elo perdido para o range rover chamada de road rover usava o desenho utilitario o motor de quatro cilindros e dois litros os vidros retos e a carroceria de aluminio como os land rover mas o chassi do seda de rua o rover p4 com vao livre aumentado ligeiramente seis prototipos sao construidos mas o projeto morre em 1954 com o lançamento da perua land rover feita na fabrica de solihull bem mais barata que a tickford anterior [caption id= attachment_299819 align= aligncenter width= 999 ] land rover station wagon a partir de 1954[/caption] em 1956 porem uma segunda serie do road rover e criada com um desenho de carroceria mais elaborado mas seguindo o mesmo principio do carro anterior ambos as versoes do road rover ficam em uso por algum tempo na fazenda de maurice wilks e em varios estagios de teste na empresa mas o projeto acaba definitivamente cancelado em 1958 o motor v8 existem dois fatores que tornariam o range rover diferente de todas as outras peruas off road desde tempos imemoriais o primeiro e o compromisso de conforto e aderencia da suspensao nas estradas e ruas equivalente ao de um automovel normal o outro seu desempenho com um suave torcudo e potente v8 de aluminio o range rover foi tambem uma das peruas off road que primeiro mostravam desempenho de carro de rua [caption id= attachment_299828 align= aligncenter width= 535 ] o buick v8 de aluminio[/caption] o motor do range rover original era perfeito para ele alem de deslocar generosos 3 5 litros e ser suave e refinado alem de potente e torcudo era todo em aluminio e minusculo nao pesava mais que o quatro em linha dos land rover seria o range rover o sucesso que foi usando um cinco em linha ou seis derivado do pouco sofisticado quatro em linha da marca provavelmente nao mas era o que estaria disponivel na pequena empresa se nao fosse um encontro casual um acaso providencial william martin hurst cunhado de maurice wilks era o presidente da rover no inicio dos anos 1960 sim era uma empresa familiar ainda que oficialmente nao ao redor de 1963 esta numa visita tecnica na mercury marine empresa de font du lac wisconsin estados unidos famosa por suas conversoes maritimas de motores diversos martin hurst tentava interessar os americanos nas turbinas rover para uso maritimo mas acaba por conseguir vender apenas os motores land rover diesel de quatro cilindros para uso em barcos pesqueiros pequenos [caption id= attachment_299831 align= aligncenter width= 999 ] p5b o primeiro rover com o v8[/caption] mas andando pela mercury marine avista um v8 pequeno todo em aluminio o buick v8 215 a mercury marine estava trabalhando para coloca lo em lanchas de ski aquatico mas a buick acabava de tira lo de produçao terminando o projeto ao saber quanto pesava o mesmo que seu 4 em linha william martin hurst pega uma trena e mede o motor na hora percebe que poderia ser montado em todo carro de sua empresa sem muita modificaçao compra aquele motor prestes a ser descartado na hora e o envia para a rover na inglaterra enfrentaria muita resistencia interna um motor americano num rover sacrilegio e uma dificil e lenta negociaçao com a burocracia da gm mas martin hurst acabaria tendo sucesso em comprar o v8 para a rover era absolutamente perfeito para ela o que prova sua longevidade lançado em 1967 no rover p5b seda seria descontinuado apenas em 2006 um negocio da china a compra do motor descontinuado foi apenas uma fraçao do dinheiro necessario para o desenvolvimento dos motores de cinco e seis cilindros em linha previstos [caption id= attachment_299827 align= aligncenter width= 999 ] o 3500 p6 um seda esportivo como a bmw [/caption] a compra foi de um projeto apenas papel na verdade mais os serviços temporarios do engenheiro da buick joe turlay que ficou alguns anos na rover emprestado nada de ferramental os ferramentais americanos nao serviriam de qualquer forma porque serviam apenas para uma produçao exponencialmente maior mesmo sendo produzido nos eua por apenas tres anos frente a inacreditaveis 37 na inglaterra ainda assim mais motores foram fabricados nos eua do que na inglaterra um exemplo claro do imenso tamanho do mercado de automoveis nos eua e do tamanho relativo da rover spen king sai da estrada era um dia de teste de suspensao em fora de estrada na rover em 1966 charles spencer spen king o engenheiro contratado para liderar o departamento de pesquisa da rover um departamento para criar novos conceitos de veiculos coisa inexistente hoje era convidado e participava das avaliaçoes com outros executivos mas ao passar pelo terreno acidentado em velocidade no land rover achou o veiculo terrivel os feixes de mola obrigados a localizar o movimento da suspensao eram duros demais e com curso de menos pensou eram horriveis para andar rapido sobre obstaculos se satisfatorios em manobras off road pesadas carro quase parado se movendo devagar [caption id= attachment_299829 align= aligncenter width= 999 ] p56 2000 melhor que o land rover na buraqueira [/caption] diz para os presentes aposto que meu rover 2000 um moderno p6 monobloco e com suspesnsoes independente na frente e de dion atras pode fazer essa prova melhor que os land rover claro que todos quiseram tirar a prova e aceitaram a aposta dito e feito o carro de rua lidava com a buraqueira muito melhor que o jipe motivos simples apesar da suspensao mais baixa ajudavam o monobloco rigido o maior curso de roda com molas helicoidais as suspensoes independentes o entre eixos maior a experiencia leva ao renascimento do velho conceito do road rover agora revisto por charles spencer king mas nao partindo de um chassi de rua como o carro anterior; e sim partindo do veiculo off road mesmo mas modificado para molas helicoidais e localizaçao dos eixos rigidos por braços separados permitindo molas menos rigidas e mais curso desta forma ainda mais articulaçao no off road seria possivel e um comportamento nas ruas e estradas bem mais aceitavel sem perder a robustez tradicional da marca [caption id= attachment_299832 align= aligncenter width= 460 ] spen king pai do range rover[/caption] junte isso ao novo motor v8 da rover e um sistema de traçao integral permanente com um diferencial central que poderia ser bloqueado no fora de estrada pesado os freios a disco de duplo circuito nas quatro rodas e se tem a receita pronta da revoluçao que chamamos de range rover uma perua utilitaria off road que tambem funciona perfeitamente bem em conforto aderencia em curvas e desempenho nas ruas nao a primeira perua fora de estrada que pode se necessario andar nas ruas; um carro que e uma delicia de andar tanto no caminho diario do trabalho quanto nos fins de semana chegando a lugares onde carros normais nao podem chegar o futuro o carro esporte rover mas o projeto tem grande resistencia interna a rover queria aproveitar o impulso do p6 um carro sofisticado numa classe de produtos que seria ocupada no futuro pelos bmw carros de familia sofisticados e alto desempenho logo o p6 receberia tambem o v8 fazendo o novo rover 3500tc reforçando a imagem de desempenho e sofisticaçao o range rover competia internamente com outro projeto que usaria o v8 um carro esporte de motor central traseiro criado a pedido de william martin hurst pela equipe de spen king era chamado de p6bs e o prototipo era algo especial realmente com o v8 regulado para potencia e giro e com dois carburadores su de 2 polegadas 1 6 polegadas nos sedas o carro de dois lugares chegou a 245 km/h e acelerou ate 100km/h em menos de sete segundos em 1966 numeros incriveis com o apoio do presidente parecia que era o projeto que ia vingar afinal de contas quem imaginaria que perua off road seria chique um dia para subir o nivel da rover o carro esporte era o caminho obvio e a empresa nao tinha recursos para fazer todo projeto que sua fertil imaginaçao produzia; recursos eram limitados ou fazia o range rover ou o carro esporte os dois era impossivel mas o acaso intervem em 1967 a rover passa a fazer parte do conglomerado british leyland neste conglomerado ninguem da rover tinha tanto poder politico quanto o fundador da jaguar sir william lyons ao saber que o rover p6bs seria mais barato e mais veloz que seus e type tratou de matar o projeto que eles fiquem com aquelas peruas de usar em sitio la teriam sido suas palavras os 3 engenheiros e o velar uma mostra de como faz muito tempo que o range rover apareceu apenas 3 engenheiros projetam o carro seis prototipos sao feitos e 28 prototipos pre serie sao necessarios apenas hoje multiplique os carros por pelo menos 10 e os engenheiros por mil para chegar no mesmo resultado [caption id= attachment_299838 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro prototipo[/caption] os prototipos foram colocados nas ruas sem camuflagem para teste mas com um nome de uma empresa fantasma sediada longe da rover criada para esconder os prototipos do radical p6bs velar o range rover imaginava se ia ser usado apenas por fazendeiros e pescadores caçadores e gente desse tipo inclusive amadora lançado em 1970 era como toda perua off road espartana interior lavavel com mangueira sem ar condicionado sem cambio automatico sem nem direçao hidraulica erraram feio o desempenho decente em ruas fez gente que nunca considerou esse tipo de carro cobiça lo empresas começam a fazer muito dinheiro tornando seus interiores luxuosos colocando vidros eletricos e direçao hidraulica a rover entende isso e finalmente começa a sofisticar cada vez mais a perua ela mesma em 1973 direçao hidraulica depois carpetes e mais acabamento em 1981 quatro portas a rainha elisabeth pede que protejam o estepe e macaco no porta malas seus corgi estao se sujando de graxa um pedido que mostra bem onde iria o carro dali em diante se tornaria um sucesso imenso a demanda sempre superior a produçao mudou o mundo como bem sabemos se tornou um carro de luxo de utilidade extendida um mercedes s class que pode atravessar o saara andar na floresta amazonica visitar o tibete todo mundo quer isso hoje mesmo que seja numa imitaçao de capacidade muito inferior e que viagens ao tibete sejam possiveis apenas sonhando de noite imagem e tudo nao importa que a maioria dos range rover nunca se sujara de terra assim como nao importa que a maioria dos lamborghinis nunca passem de 100km/h a capacidade existe e isso da valor ao veiculo a rover e a british leyland nao existem mais mas a land rover ainda permanece e a jaguar de sir william lyons classica marca de prestigio de sedas velozes e carros esporte hoje so sobrevive as custas daquela perua de sitio que desprezou veementemente [embed]https //www youtube com/watch v=lexghc64ij8[/embed] o futuro afinal de contas nao esta escrito entao preste atençao antes de desprezar algo em que voce acredita olhando o mundo de hoje que vai dar em nada cuidado se acha que sabe e entende o mundo a partir dos dados que tem agora em maos soberba afinal de contas e pecado
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.