FlatOut!
Image default
Zero a 300

O novo Jeep Grand Cherokee, SP reduz ICMS para carros usados e eletrificados, Fórmula 1 confirma GP do Qatar para 2021 e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Jeep Grand Cherokee 2022 é revelado com powertrain híbrido

Faz algumas semanas que a Jeep apresentou o Grand Cherokee L, modelo de sete lugares para mercados como os EUA – um carro mais sofisticado que Commander, que é baseado no Compass. Agora, porém, é a vez do Grand Cherokee convencional ser renovado.

A nova geração do Jeep Grand Cherokee usa uma plataforma completamente nova, segundo a fabricante – e é isso que possibilita a adoção do mesmo conjunto híbrido plug-in 4Xe usado pelo Jeep Wrangler. Ou seja: um 2.0 turbo mais um motor elétrico para entregar 375 cv e 64,9 kgfm de torque, moderados por uma bateria de 17 kWh. No modo elétrico, o sistema permite autonomia de 40 km. Nos EUA, o sistema é oferecido nas versões Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve.

Se por fora o Grand Cherokee é basicamente uma versão mais curta do Grand Cherokee L, com entre-eixos 12,7 cm menor, por dentro a história se repete – ele traz o mesmo interior mais sofisticado, com central multimídia de 10,1 polegadas, quadro de instrumentos digital e, opcionalmente, uma segunda tela de 10,25 polegadas para o carona.

Além, é claro, de toda a suíte de assistências eletrônicas que se espera de um Jeep moderno – frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, cruise control adaptativo, assistente ativo de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e sensores de estacionamento de série. Câmera com visão noturna, assistente de tráfego cruzado e detector de fadiga são opcionais.

Por ora, ainda não há a certeza de que o Grand Cherokee de cinco lugares seja vendido no Brasil – a Stellantis diz que estuda a possibilidade, mas é só. A versão de sete lugares também não está confirmada, mas parece que suas chances são maiores – o irmão menor acabaria custando o mesmo que o Commander de sete lugares, o que causaria um conflito indesejado no portifólio da Fiat por aqui.

 

Governo de São Paulo reduz ICMS para carros usados e elétricos

Em outubro de 2020, o ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços) teve a alíquota aumentada de 1,8% para 5,3%, o que representou um acréscimo de 207%. Em abril, para mitigar o estrago – e depois de uma onda de queixas de revendedores e consumidores – o imposto baixou para 3,9%. Longe do ideal, mas já era alguma coisa.

Agora, o governo do estado decidiu que, em janeiro de 2022, o ICMS para carros usados voltará a ser de 1,8% para os carros usados. Além disso, aproveitando o ensejo, o ICMS para ônibus, caminhões, e carros elétricos e híbridos será reduzido de 18% para 14,5%.

A Fenabrave (Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores) acredita que a medida será benéfica para revendedores e consumidores em diversas frentes – manutenção de empregos e preços sendo mais baixos sendo os mais importantes.

 

Fórmula 1 confirma GP do Qatar para 2021 e assina contrato de dez anos

A Fórmula 1 anunciou hoje (30) o ingresso do Grande Prêmio do Qatar no calendário 2021. A corrida será no Circuito Internacional de Losail, que estreia na competição. Além disso, foi assinado um contrato de dez anos para a realização da corrida, valendo a partir de 2023.

O circuito de Losail já é palco da MotoGP, que conta com uma etapa no Qatar desde 2004.

Com a entrada do GP do Qatar (que acontece logo após o Grande Prêmio do Brasil em Interlagos), as três últimas corridas da temporada de 2021 acontecerão no Oriente Médio. A corrida está marcada para o dia 21 de novembro. Depois, em 5 de dezembro, acontecerá o Grande Prêmio da Arábia Saudita. Por fim, a temporada será encerrada com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, em 12 de dezembro.

 

Toyota não confirma que hipercarro GR Super Sport foi cancelado

Depois que um dos protótipos supostamente pegou fogo durante os testes, surgiram rumores de que a Toyota havia cancelado a versão de rua do GR Super Sport, seu carro para as 24 Horas de Le Mans na categoria Le Mans Hypercars. Embora a criação de uma versão de rua não seja mais obrigatória para a homologação, os entusiastas ficaram animados com a possibilidade de reviver os anos de ouro da GT1 – e chateados com o fim premturo do projeto da Toyota.

Pois a própria Toyota agora diz que devemos ter calma, porque o carro não foi cancelado ainda.

O porta-voz da Toyota Motorsports, Sam Mahoney, disse o seguinte ao The Drive quando questionado sobre o futuro do carro:

“O GR Super Sport permanece como conceito no momento, enquanto a Toyota estuda a potencial comercialização do carro.”

É uma resposta bastante evasiva – na linha de “não comentamos lançamentos futuros”. Mas é alguma coisa: dá a entender que a Toyota avalia a possibilidade de vender o GR Super Sport a um punhado de felizardos. Pelo sim e pelo não, um GR Super Sport de rua poderia ser um excelente halo car.

 

Porsche cria conceito do 968 em pleno 2021

É compreensível que, quando se fala em Porsche clássicos, as atenções se voltem ao 911 e ao 356. Mas a fabricante de Stuttgart teve outros modelos icônicos em sua história – como o 968, antecessor do Boxster no posto de “baby Porsche”.

Talvez como forma de valorizar seu legado, a Porsche decidiu criar um conceito baseado no 968 – mais de 25 anos depois que ele saiu de linha. Seu nome: Porsche 928 L’ART.

Trata-se de uma co-criação com o estilista, designer e revendedor de automóveis francês Arthur Kar. Kar é dono da grife “L’Art de L’Automobile”, que vende suas roupas e também carros clássicos – e foi ele quem deu as formas a esse curioso conceito que parece ter vindo direto dos anos 90. E é exatamente esta a proposta – até as fotos de divulgação têm um clima noventista, bem como a cor e as formas do veículo. As linhas retas, os elementos de iluminação ocultos (ou muito bem integrados) e uma estética geral minimalista são características típicas dos conceitos daquela época.

O interior, por sua vez, tem bancos Recaro com revestimento combinando com a carroceria, mostradores TAG Heuer e sistema de som BOSE.

A Porsche não tem planos para o carro – provavelmente ele será levado para o museu da empres em Stuttgart ou, na pior das hipóteses, trancado no galpão secreto. Mas ele vai inspirar duas coleções de vestuário e acessórios: uma da L’Art, outra da própria Porsche.