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Achados meio perdidos

O VW Golf VR6 #91 está à venda, mas com um tempero a mais…

Quando foi lançada, em 2003, a série especial do Golf VR6 GTI teve apenas 99 unidades fabricadas para o mercado nacional. Todas, com exceção da última unidade, que já esteve em nossos Achados Meio Perdidos, tinham apenas três portas. E, lógico, o motor 2.8 VR6 de 200 cv a 6.200 rpm e 27 mkgf a 3.200 rpm. Ainda que seja histórico, o modelo decepcionava em desempenho. E foi por isso que a unidade 91 recebeu um tempero extra. É ela que está em nossos Achados de hoje.

Comparado ao Golf GTI 1.8 de 180 cv da mesma época, o VR6 era apenas 0,1 s mais rápido no 0 a 100 km/h (7,7 s, contra 7,8 s) e perdia em velocidade máxima (209 km/h, contra 227 km/h). Também era mais pesado (1.350 kg, contra 1.279 kg). Ainda que houvesse o plus do ronco do seis cilindros, isso é pouco para quem realmente procura desempenho — ou algo parecido com o que o Golf oferecia na Europa (7,1 s no 0 a 100 km/h e 235 km/h de máxima).

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Os VR6 eram fabricados no Brasil e enviados para EUA e Canadá de forma regular. Eles tinham as mesmas dimensões do Golf de quarta geração comum (4,18 m de comprimento, 2,51 m de entre-eixos, 1,73 m de altura, 1,44 m de altura e 330 litros de porta-malas) e nada de muito diferente além do motor e do câmbio, de seis marchas, com pomo em formato de bola de Golf e com a inscrição GTI.

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No caso deste VR6, a preparação ficou a cargo na NASCARCHIPS, de São Paulo, com ganho de 100 cv em relação ao original (os 300 cv foram aferidos em dinamômetro). Ela envolveu o uso de um turbocompressor CXRacing T04E com turbina roletada e rolamentos de cerâmica. Coisa fina, com kit booster, velas Iridium NGK (BKR9EIX), bomba de combustível Walbro 455 Lhp Interna, de alta pressão, bicos Deka Siemens de 60 lbs e pressurização/intercooler In/Out de três polegadas. O acerto da injeção foi feito pela OverSpeed Chiptuning – Chipday e o escape é todo de três polegadas.

 

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Segundo o vendedor, que é o segundo dono do carro, com o booster, a potência chega aos 430 cv e o torque a 54 mkgf. E ele não se preocupou, acertadamente, apenas com mais potência. A embreagem usa disco cerâmico e os freios receberam preparação especial. Na dianteira, eles usam discos de 334 mm do Golf R32 e cavaletes das pinças da PowerBrakes. Atrás, discos de 300 mm, também com cavaletes PowerBrakes.

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Atualmente com 72.800 km, o VR6 nunca foi batido e está com a carroceria em perfeito estado. É carro bem cuidado, segundo o dono, que vem com nota fiscal de compra, manual do proprietário e chave reserva. Marcius ressalta que a documentação não foi legalizada para a nova potência, mas que nunca teve problemas por isso. Nós recomendamos este como o cuidado mais urgente que o carro exige: deixar tudo certinho para rodar com tranquilidade.

As rodas originais, do modelo Long Beach, de aro 17 e calçadas em pneus Michelin, são as que vão acompanhar o carro. Até pouco tempo atrás, o comprador também poderia comprar as rodas Audi S5, de aro 18, que aparecem em algumas das fotos, mas elas já foram vendidas.

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O vendedor está pedindo pelo carro R$ 47.000, um valor que poderia ser considerado alto por um modelo 2003, mas que certamente pode ser relativizado pelo fato de ser uma série limitada, pelo bom estado em que ele aparenta estar e pela preparação cuidadosa a que ele foi submetido, com uma potência respeitável. Quantos carros de 300 cv você encontra por este valor?

 

[ Mercado Livre ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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