neste mes de julho o plano real comemora 20 anos de existencia instituido em 1º de julho de 1994 a nova moeda foi responsavel pela volta da estabilidade economica brasileira e pelo fim dos tempos de hiperinflaçao que passou de 2 700% em 1993 nessa epoca os carros usados eram mais caros que os zero quilometro e era praticamente impossivel qualquer possibilidade de financiamento ou compra a longo prazo e os carros eram vistos como uma forma de investimento a nova moeda ajudou tambem a impulsionar a venda de automoveis e a modernizar a frota brasileira alem de finalmente atrair novos fabricantes ao pais eles primeiro chegaram como importados para conhecer o mercado e no fim da decada decidiram que valia a pena se instalar por aqui naturalmente muita coisa mudou nesses 20 anos — o valor do proprio real inclusive por isso vamos lembrar como era o mercado brasileiro naquele distante julho de 1994 ver os modelos mais vendidos quanto eles custavam na epoca e quanto eles custam em reais de 2014 os mais vendidos antes de falarmos dos mais vendidos vamos relembrar o mercado nacional da epoca havia apenas quatro grandes fabricantes produzindo no brasil — fiat ford gm e volkswagen — e a opçao de modelos nao era tao variada como hoje eram basicamente duas familias de modelos e uma linha de utilitarios por isso a lista dos 20 mais vendidos incluia praticamente todos os modelos produzidos no brasil do popular vw gol 1000 ao luxuoso chevrolet omega cd mas naquele mes de julho de 1994 as versoes populares dominaram o topo da tabela ajudando a engrossar o numero de vendas de seus modelos isso por que em 1993 o presidente itamar franco havia criado um programa especial para carros populares que pagavam apenas 0 1 % de ipi e deveriam custar no maximo us$ 7 200 us$ 11 600 em valores atualizados assim o carro mais vendido no primeiro mes do real foi o volkswagen gol com 18 318 unidades sendo 11 727 apenas da versao 1000 que custava r$ 7 243 r$ 34 159 o fusca custava exatamente o mesmo e apesar do projeto antiquado ele emplacou 1 709 unidades que o colocaram na 11ª posiçao do ranking geral e em quinto entre os populares apenas como comparaçao o voyage que havia ganhado a versao quatro portas e a cultuada sport vendeu 841 unidades — menos da metade do fusca o segundo carro mais vendido naquele mes foi o fiat uno com 17 169 unidades das quais 15 822 eram as versoes populares electronic de r$ 7 253 e elx de r$ 7 938 quanto vale isso hoje em dia r$ 34 206 e r$ 37 436 logo atras veio o ford escort equivalente ao focus hoje em dia certo mais ou menos na linha de sucessao isso e verdade mas na epoca a ford decidiu usar a geraçao anterior do modelo para fazer uma versao popular o escort hobby a versao correspondia a mais da metade das vendas do hatch medio da ford das 8 679 unidades vendidas 4 399 eram hobby que custava r$ 7 386 com motor 1 0 e r$ 12 067 com motor 1 6 a gasolina em dinheiro de hoje sao r$ 34 850 e r$ 56 900 respectivamente o chevrolet omega suprema cd era o mais caro dos nacionais com seu motor 3 0 e acabamento de importado sem opcionais ele custava r$ 48 076 mas podia chegar aos r$ 54 000 isso significa que era preciso desembolsar o equivalente a r$ 226 750 para colocar o modelo basico na garagem ou r$ 254 700 com o pacote de opcionais completo o seda era um pouco mais barato — ou menos caro — e partia de r$ 26 712 r$ 126 000 atualizado na versao gl 2 0 a alcool e podia chegar a r$ 46 739 r$ 220 430 na versao cd 3 0 os importados os primeiros anos do plano real foram marcados pela valorizaçao da moeda em relaçao ao dolar resultado do cambio controlado no primeiro mes do real a cotaçao do dolar ficou a r$ 0 93 em media com o nosso dinheiro valendo mais que o dolar — e uma pequena ajuda da reduçao do imposto de importaçao nos anos anteriores — os produtos importados inundaram o mercado brasileiro os carros e claro nao ficaram de fora em julho de 1994 o importado mais vendido foi o fiat tipo ele so se tornaria nacional em 1996 oferecido inicialmente no brasil somente com motor 1 6 injetado e nas versoes de duas e quatro portas em julho de 1994 foram vendidas 2 736 unidades do fiat e ele nao era exatamente barato o modelo de duas portas custava r$ 17 000 e o de quatro portas saia por r$ 18 000 — mais que o dobro de um modelo popular em valores atualizados sao r$ 80 200 e r$ 84 900 respectivamente outro importado que ficou com cara de nacional de tanto que vendeu foi o golf gti ele começou a ser trazido em 1993 ainda na epoca do cruzeiro real e da hiperinflaçao que chegou a mais de 2 700% naquele ano mas em 1994 custando r$ 27 900 ou r$ 131 600 em valores de julho de 2014 ele se tornou o terceiro importado mais vendido com 352 unidades vendidas mas o importado que talvez melhor simboliza aquela epoca e o bmw serie 3 e36 ele apareceu no brasil nos primeiros anos apos a abertura das importaçoes pelo presidente collor mas foi a partir de 1994 que ele se tornou um sucesso de vendas — como qualquer busca em sites de usados pode confirmar naquele primeiro mes da nova moeda ele vendeu 202 unidades o que pode parecer pouco hoje mas lembre se que estamos falando de um brasil de 20 anos atras o modelo mais barato era o 318i compact que saia por r$ 47 770 r$ 225 000 em 2014 e chegava aos r$ 87 400 r$ 412 200 do 325i coupe automatico e se voce tivesse grana de verdade por r$ 117 000 r$ 551 800 era possivel levar para casa o m3 uma curiosidade o mais caro dos importados oferecidos por aqui era o rolls royce corniche conversivel que custava nada menos que r$ 438 625 um numero expressivo mesmo hoje em dia corrigido pelo ipca e o valor equivale a r$ 2 070 000 em dinheiro de 2014 os esportivos em 1994 houve uma certa transiçao no mercado de esportivos os modelos consagrados como gol gti escort xr3 e kadett gsi estavam na reta final de suas carreiras e o mercado nacional começava a receber os importados por preços semelhantes alem de modelos com novas tecnologias como o fiat tempra turbo de r$ 32 692 r$ 154 180 em 2014 e o fiat uno turbo de r$ 22 500 r$ 106 110 em 2014 e o vectra gsi com seu motor 16v de r$ 37 334 r$ 176 073 mesmo assim o gol gti saia por r$ 23 117 r$ 109 023 — voce podia levar o gts por r$ 19 556 r$ 92 250 mas nao teria injeçao eletronica o xr3 custava r$ 28 148 r$ 132 750 ou r$ 39 474 r$ 186 150 na versao conversivel e era o rival direto do kadett gsi o esportivo da gm era mais caro que o ford na versao fechada — r$ 29 505 r$ 139 150 — porem mais barato na versao conversivel que tinha carroceria bertone e custava r$ 38 614 r$ 182 110 os valores foram consultados em tabelas de veiculos novos de julho de 1994 e foram corrigidos pelos indices ipc a e ipca e do ibge entre varios fatores os indices estudam a relaçao entre renda media familiar mensal o custo de vida e o gasto medio familiar mensal portanto o valor dos carros corrigido simula o poder de compra de cada epoca [ fotos fiat/divulgaçao reginaldo de campinas ]
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