FlatOut!
Image default
Car Culture

Os 25 anos da Audi RS2 Avant: uma campanha genial – e um comercial inédito

Faz exatos 25 anos que a Audi apresentou ao mundo a RS2 Avant, perua esportiva que deu início a uma das linhagens mais adoradas pelos entusiastas – e com toda razão. Juntar a praticidade de uma station wagon com tração integral, motor sobrealimentado e acerto agressivo é uma fórmula que, para a maioria dos entusiastas, não tem como dar errado.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Nestas duas décadas e meia, a evolução da linha de peruas RS foi notável – do cinco-cilindros turbo com 315 cv na Audi RS2 Avant ao V6 biturbo de 450 cv da atual RS4 Avant, sem falar no motor V8 biturbo de 605 cv da RS6 Avant Performance. Mas a essência das peruas RS continua a mesma.

Assim, seria loucura se a Audi não aproveitasse este legado, e não desse valor à história construída em um quarto de século. Tanto que, em uma de suas campanhas mais recentes nos EUA, a Audi aproveitou para comemorar o aniversário da RS2 e também para anunciar a chegada da RS6 Avant. E, se há uma coisa que os alemães sabem fazer bem, além dos carros, são os comerciais de carro – que o diga quem já assistiu ao clássico Four Rings. Veja abaixo, para entrar no clima:

Todos nós gostamos de vídeos publicitários curtos, bem sacados e impactantes. Mas um bom comercial longo e com produção caprichada também pode ser marcante. A Audi soube explorar isto muito bem na campanha da RS6 Avant para os EUA, que começou a circular em agosto de 2019.

O vídeo conta a história de um homem que, desde pequeno, tem uma ligação muito forte com a Audi – primeiro, quando ainda bebê, quando anda em um bercinho no banco traseiro de uma Audi 80 Estate de primeira geração. Um carro que, aliás, se parece muito com o primeiro Passat Variant (lembre-se que ambos eram basicamente o mesmo carro, apenas com os emblemas trocados na dianteira).

https://www.youtube.com/watch?v=g8gw8B939Eo

A perua Audi 80 continua na família do jovem até ele tirar sua carteira de motorista, e ele nunca deixou de admirar a fabricante: a Audi e seus carros estavam nos bolos de aniversário que sua mãe fazia, nas camisetas que ele vestia, em seus carrinhos de brinquedo e na TV do quarto, de onde ele acompanhava as provas de rali do Audi Quattro e os lançamentos da fabricante a cada ano que passava.

E é pela TV que o garoto conhece a Audi RS2 Avant, com seus componentes Porsche, sua postura invocada e sua carroceria em azul Nogaro. E também é ali que ele descobre que, infelizmente, a Audi RS2 Avant não é vendida nos Estados Unidos.

Uma paixão fervorosa nasce – ainda mais porque o carro é um “fruto proibido”. Pouco depois, ao ir (de bicicleta) visitar uma concessionária, são as peruas que lhe atraem a atenção. Não são declaradamente esportivas, mas são belos carros. E é por isso que, embora o Audi 80 Estate da família ainda seja antigo, o garoto fica muito satisfeito em ganhá-la de presente depois que consegue tirar sua carteira de habilitação.

Os anos se passam, o rapaz se torna um adulto, e continua dirigindo sua perua clássica dos anos 1970 – até, literalmente, cruzar o caminho de um bela mulher em uma Audi RS4 Avant (um dos pouco exemplares importados para os EUA de forma extra-oficial). É amor à primeira vista e, com o tempo, os dois começam a namorar, se casam e têm uma linda filha – que, por influência do pai, também se torna uma fã da Audi.

E então, em 2019, finalmente a RS6 Avant é lançada nos EUA. No vídeo, a Audi lembra que esta é a primeira perua RS vendida nos Estados Unidos de forma oficial. E, obviamente, nosso herói compra a sua.

É fácil, como entusiasta, se identificar com esta história.  A maioria de nós traz o amor pelos carros desde cedo, desde a primeira infância. E não são poucos os que têm uma marca favorita. Além disso, não conhecemos ninguém que não goste de uma boa super perua da Audi.

O grande barato, porém, é o easter egg. Há alguns dias, a Audi decidiu revelar o segredo: o comercial que o garoto assite pela televisão do quarto jamais foi veiculado na TV – é um vídeo totalmente inédito, que mostra a RS2 Avant e destaca suas qualidades. Algumas se tornaram banais, como a presença de ar-condicionado, vidros elétricos e cruise control. Outras, porém, sempre serão objeto de desejo, como a tração integral, as rodas de Porsche 911, a suspensão independente nas quatro rodas (com braços triangulares sobrepostos na traseira) e o sistema de tração integral quattro com blocante acionado manualmente.

Não por coincidência, agora que tem 25 anos, a Audi RS2 Avant pode ser importada para os EUA. Esta, aliás, é uma das razões para que os preços dos exemplares brasileiros – foram trazidos cerca de 80 exemplares, dos quais 20 foram devolvidos à Audi – tenham subido tanto.

Ainda assim, estamos melhor que eles.

Sugestão do flatouter Carlos Almeida. Valeu, Carlos!