A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos

Os 50 anos do esportivo mais incrível que a Mercedes nunca fez

Nos anos 1930, durante era de ouro dos Grand Prix, a Auto Union desenvolveu um carro de corridas com uma configuração inédita até então. Em vez do layout tradicional com motor e câmbio dianteiro, cockpit no meio e tanque na traseira, a fabricante decidiu colocar o motor e o câmbio na traseira e posicionou o posto do piloto mais para a frente, entre o radiador e o tanque de combustível. O layout em tese deixaria o carro mais equilibrado devido à concentração de massas entre os eixos e ao maior peso sobre o eixo de tração. Contudo, a tecnologia de chassis da época ainda não era adequada à configuração: os chassis tipo escada não tinham rigidez suficiente e se flexionavam, causando sobre-esterço. Mesmo assim o poderio da engenharia dos motores V16 foi suficiente para tornar os outros carros obsoletos e encarar em igualdade os Mercedes-Benz, que mantinham sua configuração tradicional de motor e câmbio dianteiro e ganharam poucos GP a mais que a Auto Union. Apesar dos inconveniente

Matérias relacionadas

Lotus 25: o carro que inventou o monocoque na Fórmula 1

Leonardo Contesini

A coleção de Ralph Lauren é a verdadeira garagem dos sonhos

Dalmo Hernandes

Reborn: agora você pode comprar um Range Rover 1978 “zero-quilômetro” com garantia de fábrica

Dalmo Hernandes