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Os carros mais legais que você pode comprar gastando entre R$ 60 mil e R$ 75 mil – Parte 1

Você já deve saber do que estamos falando — já faz algum tempo que recomeçamos nosso guia de compra para carros em várias faixas de preço, feito com a ajuda dos leitores. Nesta semana, perguntamos quais eram os carros mais bacanas para comprar gastando entre R$ 60 mil e R$ 75 mil. Agora, temos a primeira parte da lista com as respostas!

 

Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart

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Com motor turbo de 250 cv, tração integral e transmissão de dupla embreagem, além de visual agressivo como o do Evo na dianteira, o Lancer Sportback Ralliart é realmente tentador. O quatro-cilindros turbo entrega 250 cv, quase 100 cv a menos que o Evolution X, mas o câmbio é exatamente igual ao do Evo. Pense nele como o Subaru WRX hatchback da Mitsubishi. O conjunto é suficiente para chegar aos 100 km/h em 7,1 segundos, com máxima de 220 km/h. Seu grande trunfo é o comportamento dinâmico, e o motor aproveita muito bem o desempenho do câmbio DCT.

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O Sportback Ralliart sempre foi um carro de nicho e, por isso, vendeu pouco durante o breve período em que foi oferecido no Brasil. Os exemplares mais comuns são os 2012/2012, mas o preço não costuma variar muito de ano para ano — um exemplar pouco rodado e bem conservado custa, em média, R$ 70 mil.

O Lancer Sportback Ralliart é um carro bem equipado — tem sete airbags, controles de tração e estabilidade, sistema de som com GPS e ar-condicionado entre os itens de série. No entanto, é comum que estes carros tenham participado de track days com certa frequência, por seu perfil entusiasta — vale ficar ligado para não pegar um carro “malhado”.

 

Volkswagen Passat CC

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Este é daqueles que se vendem pelo visual — o Passat CC é um carro realmente bonito, mas isto não é tudo. Ele foi lançado em 2009 com motor VR6 de 3,6 litros e 300 cv, acoplado a uma caixa automática de seis marchas que leva a potência para as quatro rodas. É o bastante para chegar aos 100 km/h em 5,6 segundos, com máxima de 250 km/h. Em 2011, o carro passou a se chamar apenas CC e ganhou câmbio DSG de dupla embreagem.

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Por enquanto, os exemplares que se encaixam no nosso orçamento de mentirinha é o modelo pré-reestilização. O preço fica entre R$ 65 mil e R$ 70 mil por um exemplar bem conservado e relativamente pouco rodado.

 

Suzuki Swift Sport

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Este aqui é uma surpresa boa: o último Swift vendido no Brasil remonta aos anos 1990 e a geração atual chegou como esportivo de nicho — um pocket rocket com motor 1.6 naturalmente aspirado de 140 cv (com redline nas 7.100 rpm), peso de apenas 1.065 kg e uma bela reputação: ele é a escolha nº 1 de todo novato que vai pilotar no Nürburgring Nordschleife.

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É um carro muito bem acertado e bom de curva, compensando a relativa falta de fôlego nas retas — hot hatch por excelência. Um exemplar 2014/2015 custa entre R$ 60 mil e R$ 65 mil — excelente custo-benefício-diversão. Além do cuidado extra com a procedência que devemos ter ao comprar um esportivo, talvez também seja uma boa ideia pegar leve na preparação: o motor 1.6 16v  já vem de fábrica muito próximo de seu limite de desempenho. Caso algo dê errado, a disponibilidade de peças não é tão grande quanto poderia.

 

BMW 118i

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O BMW Série 1 de primeira geração já apareceu em duas listas até agora. Só que, com algo entre R$ 70 mil e R$ 75 mil, já dá para pegar algo mais contemporâneo: o BMW 118i de segunda geração, conhecida como “Angry Bird” por causa do formato dos faróis e da grade.

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O 118i lançado em 2012 marcou a chegada da Série 1 à era turbo, com um motor de 1,6 litro sobrealimentado de 170 cv. É o bastante para chegar aos 100 km/h em 7,4 segundos, com máxima de 225 km/h. Disponível apenas com câmbio automático, o carro ficou um pouco menos visceral, mas continuou bem equipado e, mais importante, com tração traseira.

Audi TT

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Comprando um Audi TT, você leva para casa um verdadeiro ícone do design automotivo — ele foi lançado em 1999, praticamente igual ao carro conceito que lhe deu origem. Mas, mais do que isto, você leva um cupê de tração integral muito bem acertado e não tão difícil assim de manter — o motor é o 1.8 turbo com cabeçote de 20v, recalibrado para render 225 cv. O câmbio é manual de seis marchas. Conjuntinho bacana, não?

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O preço varia entre R$ 65 mil e R$ 75 mil de acordo com o estado de conservação e a localização do carro. E a versão roadster costuma ser mais cara. Dito isto, é a sua chance de ter um carro de visual emblemático e desempenho empolgante.

 

Chrysler 300C

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Com estilo sisudo e imponente, a primeira geração do Chrysler 300C é o típico mid-size americano moderno, com espaço interno acima da média, conforto e desempenho. Hoje é possível encontrar o 300C de primeira geração, fabricado de 2005 a 2010, por cerca algo entre R$ 65 mil e R$ 70 mil, em média.

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O modelo equipado com motor V6 3,5 litros e 259 cv é o mais comum. Porém, com um pouco mais de paciência, você poderá achar a versão com motor V8 Hemi 5.7 de 340 cv. Em ambos os casos, o câmbio é automático de apenas cinco marchas. Não dá para comprar um sedã mais americano do que ele por esta grana.

 

Volvo S60 T5

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De qualquer forma, se você não quer um sedã americano, sem problemas: a Suécia também oferece uma bela opção por esta grana. É o Volvo S60 T5, lançado em 2011 e equipado com um quatro-cilindros turbo de dois litros e 240 cv. A tração é dianteira, mas o comportamento dinâmico é bom graças à suspensão independente do tipo multilink na traseira. Como ponto negativo, o S60 não tem comandos atrás do volante para o câmbio automático de seis marchas, o que torna uma tocada mais animada um tanto quanto burocrática.

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No mais, o estilo discretamente arrojado do S60 conquista logo de cara (olha esta traseira!), e o interior tipicamente sueco agrada. O preço de um exemplar praticamente novo, fabricado em 2012, fica entre R$ 70 mil e R$ 75 mil.