FlatOut!
Image default
Zero a 300

Os novos Mercedes e Ferrari de F1 | O fim do BMW Z4 | um novo BMW Art Car e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Os novos carros de Mercedes e Ferrari para 2022

Mais um dia, mais dois carros da Fórmula 1 de 2022 revelados. A Ferrari apresentou seu F1-75 na tarde desta última quinta-feira (17) e a Mercedes apresentou seu W13 na manhã desta sexta-feira (18).

Começando pela Ferrari, o carro tem aquele que talvez seja o design mais ousado até agora. O que mais chama a atenção é o bico mais afiado e uma asa dianteira praticamente sem curvas, além da tomada de ar central em forma triangular e das tomadas laterais alongadas, além da maior barbatana já vista até agora na temporada.

Nas laterais a Ferrari também adotou os pods mais planos, semelhantes aos da Aston Martin, com saídas de ar no topo, em vez dos pods mais compactos da Williams ou da Mercedes (como você verá mais adiante). Contudo, diferentemente do Aston, os side pods do F1-75 criam uma região côncava entre a borda do carro e a cobertura do motor. A pintura também é nova e é vagamente inspirada na pintura da Ferrari 641 de 1990 — talvez um dos mais belos da história da Ferrari e que também tem algum eco no bico deste novo F1-75.

Agora, sobre o Mercedes, note que o preto foi abandonado em favor do tradicional prata. Os pods do W13 parecem mais curtos que os dos rivais, assim como a barbatana sobre cobertura do motor/transmissão. A asa dianteira tem um formato de flecha, bem curvada para trás e o bico mais pronunciado, porém não pontudo como o da Ferrari.

A tomada de ar central é ovalada, mais convencional, enquanto as tomadas dos pods têm a forma de D. A cobertura do motor é uma das mais estreitas já mostradas até agora e as aletas na parte frontal dos pods são uma solução aparentemente inédita da Mercedes.

No geral, até agora os carros se mostraram muito diferentes — guardadas as proporções e restrições de regulamento —, o que indica que o campeonato poderá surpreender positivamente. Ainda restam mais duas equipes para apresentar seus carros, a Alpine, que irá mostrar o A522 em 22 de fevereiro, e a Alfa Romeo, que irá mostrar o C42 no dia 27 de fevereiro. (Leo Contesini)

 

BMW Z4 pode acabar em 2025

O BMW Z4 supostamente encerrará a produção em meados de 2025, de acordo com um boato do site espanhol Motor.es. O roadster não está obtendo o volume de vendas que a montadora alemã deseja, afirma o site. O Z4 não vai definhar até sua aposentadoria, indica a história espanhola. Haverá supostamente uma atualização em 2023 para dar ao roadster uma aparência mais atualizada.

A iteração atual do Z4 estreou em 2018, e para quem não lembra, é irmão gêmeo do Toyota Supra, que por isso mesmo recebe o apelido de Zupra. Os dois carros são fabricados na mesma fábrica, a Magna Styer na Austria, em versões de quatro cilindros turbo de 2,0 litros/255 cv ou seis cilindros em linha turbo de 3,0 litros/382 cv.

O futuro do Supra estará ligado ao do Z4? Quem pode saber. Os rumores persistem de uma versão extra-potente do Supra, com o motor do M3, está para aparecer em 2023. Mas se estes rumores de hoje forem verdadeiros, pode ser por pouco tempo. (MAO)

 

BMW estende blindagem “original” para toda série 3.

Blindagem de automóvel é algo extremamente caro, que adiciona peso extra, e que normalmente despenca o valor de revenda de todo carro. Mas mesmo assim, num país onde as desigualdades sociais são cada vez maiores, e onde a criminalidade se mantém um fator importante na vida de todos, especialmente nas cidades grandes, a blindagem é um sucesso. Principalmente nos carros mais caros.

Então é uma boa notícia que, pelo menos, as ofertas de blindagens originais de fábrica se expandem. A BMW agora anuncia que o série 3 passa a ser oferecido com esta proteção em todas as versões: 320i, plug-in híbrida 330e, e M3. A blindagem original BMW se chama “BMW Protection”.

A blindagem, realizado pela SBR Blindagens com a chancela da engenharia da BMW no Brasil, custa a bagatela de R$ 95 mil, e está disponível em toda a rede autorizada da marca por aqui. Tem cobertura de garantia de três anos para a carroceria e cinco anos para os vidros, além de manter garantia de fábrica de dois anos para o veículo. (MAO)

 

BMW volta com o Art-car: agora uma série especial por Jeff Koons

A BMW tem uma tradição de colocar carros de alto desempenho da marca na mão de um artista famoso para que ele o estrague como veículo, mas ao mesmo tempo transformando-o numa obra de arte de valor inestimável. Normalmente era feito com um só carro; mas a valorização extrema deles acabou por transformá-los em algo diferente.

Desta vez a BMW está se juntando com o artista Jeff Koons, que pintará a mão 99 carros, para depois serem vendidos por U$ 350.995 cada, nos EUA. Cada carro precisa de 285 horas com Koons para ficar pronto. A tela de Koons é um BMW M850i Gran Coupe ano/modelo 2023. O resultado é uma peça de arte colorida que foi nomeada  “8 x Jeff Koons”. O M850i Gran Coupe sem o tratamento kooniano custa ao redor de U$ 100.000.

O trabalho de pintura é trabalhoso. A BMW diz que requer 11 etapas diferentes para chegar às 285 horas por carro. Diz-se que o treco todo está entre os “mais extensos processos de produção de fábrica personalizada de todos os tempos”. Apenas dois carros serão produzidos a cada semana. Incluído em cada compra está um número VIN exclusivo e um certificado de autenticidade assinado por Koons e pelo CEO da BMW, Oliver Zipse.

As cores vivas também não se limitam ao exterior, com a personalização de Koons continuando dentro do M850i. Diz-se que os assentos vermelhos e azuis ofuscantes evocam tanto a divisão de desempenho M da BMW quanto os super-heróis dos quadrinhos, mas especialmente o amigo da vizinhança, Homem Aranha. Além disso, na tampa retrátil localizada na frente do console central, há uma placa que diz “The 8 x Jeff Koons” junto com a assinatura do artista.

Não se sabe se o perpetuamente pobre Peter Parker receberá alguma parte da fortuna que Koons cobrará para fazer esta obra de arte, obviamente inspirada em seus trajes. Nem sobre o significado da explosão pintada bem no meio da traseira, que parece uma flatulência que deu muito errado. Só uma coisa é certa: para quem comprar, por incrível que pareça, é um investimento com retorno garantido. (MAO)

 


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.