A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Vídeos YoutuBR

Palio, Gol e Onix no Velo Città, bastidores de Pebble Beach, Camaro SS 1968, 438 km/h em 5,59 segundos e mais nos melhores vídeos da semana!

Bem-vindo ao YoutuBR, nossa seleção dos vídeos sobre carros que os canais favoritos dos entusiastas publicaram durante a semana — programação gearhead de primeira para o seu fim de semana, feita somente por canais brasileiros no Youtube. Sacou o trocadilho? Então se acomode, prepare as guloseimas e aperte o play. Aproveita, que é por conta da casa!

 

Acelerados: nesta semana, os caras do Acelerados deram sequência ao desafio dos hatchbacks compactos mais vendidos do País — em suas versões mais potentes e equipadas: Palio Sporting, com um 1.6 de 117 cv; Gol Rallye e seu 1.6 16v de 120 cv; e Onix Effect, equipado com um 1.4 8v de 106 cv.

Não vamos revelar o resultado, mas não fica difícil deduzir pelos números que o verdadeiro combate foi entre o Volkswagen e o Fiat. No entanto, na versão testada o Gol tem suspensão elevada, o que em tese prejudicaria seu desempenho nas curvas — ainda que, em termos de motor, seja o mais moderno e potente. O Palio, por outro lado, é ligeiramente mais baixo que sua contraparte mais “mansa” e tem acerto mais rígido — além da direção com relações mais diretas. Qual será o que melhor aproveita suas vantagens? Os caras também publicaram o vídeo onboard com a volta de cada um dos carros.

Como não poderia deixar de ser, Barrichello, Cássio e Gerson decidiram, também, apostar uma corrida. Eles só não contavam com uma coisa: o consumo de combustível de um carro aumenta muito na pista…

 

Exclusivos no Brasil: desta vez não tem arrancada: os caras do EnB resgataram um vídeo mais antigo de seu acervo, estrelando um belo esportivo alemão dos anos 2000. Trata-se um onboard com o Mercedes-Benz SL65 AMG R230, quinta geração na linhagem que começou com o emblemático 300SL Gullwing. Ainda que as portas “asa de gaivota” não estejam presentes, a falta delas é compensada pelo leviatã debaixo do capô: um V12 biturbo de seis litros, 612 cv entre 4.800 e 5.100 rpm, e nada menos que 102 mkgf de torque entre 2.000 e 4.000 rpm. É o bastante para chegar aos 100 km/h em 4,2 segundos, com máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

 

Inside Driver: no vídeo da semana, o Inside Driver conta a história do experiente colecionador Sérgio Liebel, que é hot rodder fanático pelos Ford das décadas de 1930 e 1940. No entanto, a maior preciosidade de sua garagem é um Chevrolet Camaro SS 1968, seu sonho de adolescente. Depois de passar meses procurando um bom exemplar para importar dos EUA, Sérgio acabou encontrando um carro totalmente original à venda por um colecionador paulista.

 

O motor é um V8 small block 350 (5,7 litros) de 330 cv, acoplado a uma transmissão automática Powerglide de duas marchas — muito usada em carros de arrancada por sua resistência. Para Sérgio, é a combinação perfeita. Sendo um colecionador há 30 anos, Sérgio conhece muito bem os desafios de ter um muscle car no Brasil, mas isto não impede que ele curta cada segundo ao volante de seu Camaro.

 

Bufalos TV: nesta semana, a galera do Bufalos TV decidiu mostrar os bastidores de sua cobertura do Concours d’Elegance Pebble Beach, na Califórnia. No primeiro vídeo, em meio às filmagens, eles procuram “o carro mais feio dos EUA” no Concours d’Lemons, que é um concurso de “deselegância” — carros antigos, mal cuidados e customizados de forma duvidosa são expostos em um gramado nas imediações do Coucours “de verdade”, e o objetivo é descobrir qual é o carro mais ridículo. Impagável.

Na segunda parte, as coisas ficam mais sérias: a equipe se dá conta que, para ver alguns dos carros mais raros e caros dos EUA, é preciso chegar até o local — o que é uma aventura por si só para quem não conhece a região de Monterey, na Califórnia.

 

Garagem do Bellote: desta vez, Renato Bellote recebe Gerson Campos, do Acelerados, para dar uma volta na nova geração do Audi TT, equipada com um 2.0 TFSI de 230 cv (a geração anterior tinha 211 cv, como o VW Jetta) com transmissão de dupla embreagem e seis marchas. O visual, agora, é mais parecido com o do Audi R8, enquanto o interior chama a atenção pelo Virtual Cockpit — cluster digital que integra mostradores e tela multimídia em uma única peça.

O outro vídeo é um onboard em primeira pessoa que te coloca ao volante de um BMW M3 E36 — um dos modelos mais adorados pelos fãs brasileiros da marca bávara. Sendo o modelo alemão, este M3 é equipado com o seis-em-linha S50, de três litros e 286 cv, acoplado a uma caixa manual de cinco marchas. Se quer um dossiê completo a respeito do modelo, não deixe de conferir nosso guia de compra!

 

Marcelo Tonella: no vídeo desta semana o especialista em mecânica VW a ar Marcelo Tonella não vai realizar nenhum reparo mecânico — nem em um Fusca, nem em nenhum outro carro. Desta vez Tonella traz Chevrolet Chevette 1974 todo original e absolutamente impecável. Sendo a primeira versão do Chevette, o carro é equipado com um quatro-cilindros de 1,4 litro e 68 cv brutos. Apesar de gostarmos bastante de um bom Chevette fuçado (quem não gosta?), é sempre bacana ver um carro original, bem cuidado e, mais importante, usado regularmente.

 

Planeta Caminhão: o vídeo da semana no Planeta Caminhão mostra o Truck Rodeo, um dos maiores eventos para fãs de caminhões realizados no mundo. É o Truck Rodeo, competição de arrancada acontece todos os anos em Québec, no Canadá. São quatro dias de caminhões acelerando em linha reta, com fumaça preta saindo pelos escapes voltados para cima e muito barulho de motor a diesel. Além disso, há exibições de caminhões decorados (inspirados pelos dekotora japoneses) e disputas contra automóveis. Ver um caminhão superando um Ford Mustang é, realmente, algo curioso.

 

Hot Campinas: o maior canal de arrancada do Brasil está de volta com dois vídeos de peso. O primeiro deles traz aquele que, recentemente, tornou-se o carro de arrancada mais veloz do planeta — um doorslammer australiano (algo como uma bolha de funny car com portas de verdade) equipado com um V8 big block de 7,9 litros com dois turbos. Não há informações sobre a potência exata (algo em torno de 4.000 cv), mas o que importa é o seguinte: o piloto Paul Mouhayet cumpriu o quarto-de-milha (402 metros) em 5,59 segundos a estonteantes 438 km/h!

O outro vídeo mostra que os brasileiros não ficam muito atrás — mesmo longe do Brasil. Durante um evento no Gateway Motorsports Park em St. Louis, nos EUA, Sidnei “Grandão” Frigo levou seu Corvette C7 Pro Mod aos 400 km/h no quarto-de-milha, cumprido em 5,9 segundos, e conquistou o terceiro lugar na classificação geral. O motor é um V8 Hemi de 9,2 litros movido a nitrometano e capaz de entregar mais de 4.000 cv.

 

Matérias relacionadas

O Nissan GT-R mais rápido do mundo tem 2.500 cv e faz o quarto-de-milha em seis segundos

Dalmo Hernandes

Estreia no YoutuBR, uma batalha de rap entre hondeiros e mareeiros, os segredos do Mazda MX-3 e mais nos melhores vídeos da semana!

Dalmo Hernandes

VW Golf R vs. Ford Focus RS: qual será o mais veloz na pista?

Dalmo Hernandes