A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Para quem é fã dos “frente alta”: este Fiat Uno CS 1.3 1985 todo original está à venda

Os fãs do Fiat Uno costumam concordar que o visual clássico da dianteira, com a chamada “frente alta” desenhada por Giorgetto Giugiaro, é o melhor. Só que está cada vez mais raro encontrar um Uninho desta época com a dianteira inalterada – nos anos 1990, quando foi promovido o primeiro facelift no Brasil, virou moda fazer a atualização por conta, visto que a mesma era muito simples.

Uma alternativa para quem quer um frente-alta e não liga para originalidade é fazer um “retrofit” – não é uma tarefa de funilaria das mais complicadas, e o resultado fica bem interessante com um bom profissional. Ou você pode querer dar uma olhada neste Uno CS 1.3 1985 que encontramos à venda no GT40.

O Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984, e herdava os motores de seu antecessor, o Fiat 147: o 1.05 (1.048 cm³) de 52 cv e o 1.3 (1.297 cm³) de 59 cv, sempre com carburação simples. O primeiro era reservado apenas à versão básica S, enquanto o segundo podia ser encontrado nas versões S e CS.

img_130004_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf

Em agosto de 1990, aproveitando-se de uma redução tributária para carros com deslocamento entre 800 cm³ e 999 cm³, a Fiat apresentou o Uno Mille, versão “popular” com motor de 994 cm³, forçando todas as concorrentes a fazer algo parecido.

A partir daí, uma a uma, as versões mais caras e de maior deslocamento foram desaparecendo – a partir de 1996, o Uno foi vendido apenas com motor 1.0. O acabamento também foi ficando cada vez mais espartano. Há até quem o considere um pé-de-boi… mas nem sempre foi assim: na época do lançamento havia o Uno CS, mais refinado e com motor Fiasa de 1,3 litro.

img_129932_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf img_129956_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf

Ele vinha equipado com painel mais completo, com relógio analógico e marcador de temperatura; revestimentos mais elaborados nos bancos e nos painéis de porta. Eram diferenças sutis, mas eram suficientes para melhorar a ambientação do interior. Acabamentos plásticos nas colunas, inserções de tecido estampado nas portas e cintos de segurança ajustáveis fora itens que o Uno perdeu ao longo dos anos, mas estavam presentes no Uno CS dos anos 80.

O exemplar anunciado no GT40, anunciado por Guilherme Lisboa, de Curitiba/PR, nos permite ver como o Uno era mesmo mais caprichado em seus primeiros anos. O Uno CS 1985 pertence a um amigo, mas está aos cuidados de Guilherme a pelo menos um mês – e agora, ele está tratando da venda.

img_129904_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf

Guilherme diz que seu amigo é o segundo dono do Uno, que tem pouco mais de 97.000 km marcados no odômetro – um número baixo para um carro de mais de 30 anos de idade, e que transparece no estado de conservação. O carro é totalmente original por dentro e por fora e, ao menos pelas fotos, é difícil encontrar algum defeito fora pequenas marcas do tempo.

img_129920_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf

Estepe original

Ele também afirma que a manutenção do carro foi sempre realizada em dia, com trocas de correia dentada, componentes de suspensão e freios, óleo, filtros e fluidos em geral realizadas no tempo certo. Guilherme diz que todos os aspectos do carro estão em ordem, no que descreve como “raro estado de conservação”.

 

img_129952_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf img_129936_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beafimg_129924_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf

Utilizando o carro há cerca de um mês, Guilherme diz que o carro não apresentou qualquer problema, e que o motor Fiasa a álcool só precisa de uma breve injeção de gasolina com o afogador puxado até a metade para dar partida pela manhã.

img_129900_4_19fa834d-7fb1-4593-bd0a-b4e203b5beaf

Por fim, Guilherme diz que o motivo da venda é migrar para um veículo mais antigo, um Ford Corcel. E que o vendedor também considera trocas. Se você busca por um frente-alta original e bem conservado, esta pode ser a chance.

Ficou interessado? É só clicar aqui para acessar o anúncio para pegar os contatos e detalhes.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Um Mazda Miata com um V6 de Jaguar? Conheça o incrível Rocketeer MXV6

Dalmo Hernandes

Nós assistimos à estreia da segunda temporada de The Grand Tour e… gostamos!

Leonardo Contesini

Novo Jeep de sete lugares tem informações reveladas, Audi e-tron GT terá versão RS, Mercedes vai abandonar de vez o câmbio manual e mais!

Dalmo Hernandes