É claro que o sonho de muitos entusiastas é um Porsche 911. Só pela ousadia dos alemães em manter, por quase 60 anos, o layout de motor boxer na traseira (e fazer do nine-eleven um dos melhores de todos os tempos, em todas as gerações e suas centenas de versões), a Porsche já merece toda a nossa admiração. Como se não bastasse, o 911 ainda tem visual inconfundível, um ronco característico irresistível e, bem… acho que podemos chamá-lo de uma obra prima da engenharia automobilística.
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Mas… existem outras formas de colocar um Porsche na garagem. Opções que podem não ser tão emblemáticas ou lendárias, mas que trazem o mesmo pedigree por um valor bem mais em conta do que os pelo menos R$ 300.000 que um 911 usado de qualquer geração custa no Brasil. O Porsche 944, por exemplo: ele não tem motor boxer, e muito menos traseiro. Ele não é reconhecido nas ruas até por quem não entende absolutamente nada sobre carros (como ocorre com o 911, afinal). Mas ele é um Porsche, e o fato de ser um modelo meio “lado B” pode até contar pontos naquele encontro de fim de semana, dependendo do tipo de entusiasta que forem seus amigos.
O caso é que há um Porsche 924 anunciado no GT40 – e ele parece parece muito íntegro. Um Porsche pelo preço de um sedã médio.
O Porsche 924 foi lançado em 1976, e foi um modelo muito importante para a fabricante: ele foi o primeiro Porsche a abandonar o layout de motor traseiro arrefecido a ar e, em seu lugar, adotou um quatro-cilindros em linha debaixo do capô (o Porsche 928, que tinha um V8 dianteiro, foi desenvolvido primeiro, mas lançado depois). Na época, pode-se dizer que foi uma medida drástica: seu antecessor, o 914, era um carro muito interessante, mas foi incompreendido na época – desenvolvido em parceria com a Volkswagen, e disponível com um flat-4 VW, inclusive. Não que ele não tenha vendido bem – longe disto, afinal foram feitos quase 120.000 exemplares em oito anos –, mas o 914 não era o que o público esperava de um Porsche.
É meio irônico, na verdade – embora toda a estrutura, design da carroceria e acerto dinâmico, fossem de autoria da Porsche, o motor EA831 era desenvolvido pela Volkswagen, e foi utilizado primeiro no Audi 100. O cabeçote, porém, era Porsche, e na versão inicial de dois litros, o motor entregava entre 95 e 110 cv, dependendo da configuração. Apesar de, inicialmente, ser considerado um sacrilégio, o Porsche 924 aos poucos conquistou seu espaço. E até deu origem a versões bem especiais, como o o 924 Turbo e o trio de Carrera GT, GTS e GTR – estes feitos para homologação em provas de turismo e ralis.
O exemplar anunciado no GT40 é um Porsche 924 1979 feito para os EUA – note os para-choques de impulsão, que eram obrigatórios nos Estados Unidos entre 1973 e 1982, e protegiam o carro em impactos de até 8 km/h à custa de um pouco da harmonia estilística. Hoje em dia, porém, eles não incomodam tanto.
De acordo com o anunciante, o carro está em boas condições de conservação – incluindo a pintura e os revestimentos internos, embora existam, de fato, algumas marcas do tempo. Entretanto, o nível de originalidade na carroceria e das peças de acabamento é alto – faróis, lanternas, frisos e rodas, entre outros pequenos itens. Somando tudo, há mais de 80% de características originais, o que justifica a placa preta nos para-choques.
O motor, contudo, recebeu uma modificação importante – em vez do sistema de injeção Bosch K-Jetronic usado originalmente, ele agora é alimentado por um sistema programável da FuelTech, o que permite certa liberdade para acertar o motor, e garante alguns cv a mais do que os 95 originais de fábrica. O motor continua ligado ao câmbio manual de cinco marchas do tipo dogleg (ou seja, com as marchas ímpares para trás e as pares para a frente, como nos carros de competição.
O vendedor afirma que há menos de 20 exemplares deste ano e versão do Porsche 924 no Brasil. Se você ficou interessado nesta unidade, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos. E não esqueça: um antigo como este merece uma compra atenciosa para evitar quaisquer imprevistos. E uma revisão cuidadosa, em uma oficina especializada, nunca é má ideia.
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!