A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Porsche Doppelkupplungsgetriebe: a origem do câmbio PDK

Faz pouco tempo que contamos aqui a história do câmbio Sportomatic da Porsche, transmissão semi-automática que, além de trocar as marchas sozinha, permitia que o motorista cuidasse desta tarefa se quisesse. Era uma inovação tão à frente de seu tempo que acabou se tornando uma página esquecida na história da Porsche. O câmbio Sportomatic foi oferecido por 12 anos, entre 1968 e 1980, e saiu de cena discretamente. Mas a Porsche não ficou muito tempo seu uma transimissão semi-automática – naquele mesmo ano teve início o sucessor do câmbio Sportomatic: o Porsche Doppelkupplungsgetriebe. https://www.youtube.com/watch?v=diT2ZsRLbfc Certamente uma das palavras mais complicadas do idioma alemão, Doppelkupplungsgetriebe quer dizer, literalmente, "transmissão de dupla embreagem". Por razões fáceis de deduzir, a Porsche decidiu chamar o novo câmbio simplesmente de "PDK". Bem mais fácil de memorizar. O que você talvez não saiba é que o câmbio PDK da Porsche  estreou nas pistas

Matérias relacionadas

Quando a Ferrari tentou fazer um motor de dois cilindros para a Fórmula 1

Leonardo Contesini

Audi R18 e-Tron quattro, o primeiro híbrido a vencer as 24 Horas de Le Mans – e o campeão a ser derrotado neste ano

Dalmo Hernandes

Afinal, qual foi o primeiro carro produzido no Brasil?

Dalmo Hernandes