Se o Monza S/R tinha visual bacana e carisma de sobra, lhe faltava desempenho mais empolgante pela proposta que trazia. Felizmente estamos em 2014 e você pode comprar um exemplar como este, à venda no Mercado Livre, e fazê-lo andar como se deve.
O Monza fez o sucesso que fez e virou lenda na versão sedã, mas nasceu em 1982 como um hatch de duas portas, e era esta a configuração de sua versão esportiva S/R, lançada três anos depois. Primeiro, o motor era uma versão apimentada do 1.8 normal, denominada 1.8S, com dois carburadores e 106 cv a 5.600 rpm — 10 cv a mais do que a potência máxima do motor “comum” na mesma rotação.
Apesar do câmbio mais curto ajudar na aceleração, o fazendo acelerar aos 100 km/h em 11 segundos, com máxima de 180 km/h, o visual do Monza S/R prometia mais. Era um tanto datado, com frisos vermelhos na carroceria fastback e rodas com visual futurista, mas era elegante e agressivo ao mesmo tempo — para a época, e inspirava velocidade.
A partir de 1987, o S/R adotou o motor 2.0, assim como o resto da linha — porém amansado, com apenas 99 cv, tendo em vista a redução no consumo de combustível.
Embora não seja um estouro em desempenho, o Monza S/R tem um conjunto de suspensão bem acertado e interior confortável, fazendo dele um ótimo candidato para preparação nos dias atuais. Os motores da Família II da Chevrolet são uma boa pedida para um swap.
O carro das fotos é um exemplar de 1985, primeiro ano de fabricação, na cor branca. Se não está impecável, o estado de conservação é excelente — e o preço não nos parece muito insensato se considerarmos os preços que os esportivos nacionais vêm alcançando nos últimos anos. Por R$ 16 mil, você leva um Monza diferenciado, bonito, bem cuidado e capaz de render diversão original ou preparado. Vai encarar?
Dica do leitor Ramsés Rodrigues
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o proprietário.