A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Procurando um V8 antigo com um bom nível de originalidade? Este Ford Galaxie pode ser a resposta!

Por mais que exista uma infinidade de opções no mercado de carros antigos, com modelos de todos os tamanhos, formatos e configurações mecânicas, sempre haverá demanda pelo bom e velho V8 carburado. Americano, de preferência – ou, ao menos, projetado nos EUA, mesmo que seja fabricado no Brasil.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Contudo, está cada vez mais difícil encontrar um V8 antigo a um preço que não seja exorbitante. E isto é especialmente verdade quando falamos de cupês com apelo esportivo. No entanto, se você procurar bem, pode encontar alternativas interessantes – como este Ford Galaxie LTD 1976, equipado com o mesmo motor 302 do Ford Maverick. Anunciado no GT40, ele é nosso Achado meio Perdido de hoje!

O Ford Galaxie foi nada menos que o primeiro carro de passeio da Ford fabricado no Brasil, apresentado em 1966, e fabricado a partir de 1967. O carro tinha  mesmo visual do original norte-americano, com mais de cinco metros de comprimento e faróis redondos duplos “empilhados” na vertical. O motor era um V8 de 4,5 litros (272 pol³) e 164 cv brutos – um propulsor condizente com a proposta de um grande sedã de luxo no mercado da época.

Dois anos depois, em 1969, foi lançada a versão LTD – um carro mais luxuoso e mais potente, com um V8 de 4,8 litros e 190 cv que foi usado até 1975. Em 1971 veio a versão Landau e, em 1976, o motor passou a ser o mesmo do Maverick, com 199 cv. Junto deste motor, veio também a primeira reestilização, que trouxe faróis horizontais e lanternas largas.. O design foi mantido até o final da produção do Galaxie, em 1983, quando já haviam sido fabricados quase 78.000 unidades.

Na linha da Ford, quem substituiu o Galaxie foi o Del Rey, derivado “de luxo” do Corcel. Mas, embora fosse um carro mais moderno e adequado à década de 1980, o Del Rey jamais conseguiu o mesmo prestígio do Galaxie – sendo bem menor, com motor quatro-cilindros e com tração dianteira, a única característica que remetia ao antecessor era a maciez da suspensão.

É justamente um exemplar de 1976 o nosso Achado de hoje, ou seja, o primeiro com motor 302. No caso, trata-se de um LTD, modelo intermediário, com câmbio manual de três marchas e alavanca na coluna de direção – a famosa three-on-the-tree.

O carro anunciado no GT40 está aos cuidados de Bird Clemente Jr., da Vintage Garage Curitiba. De acordo com ele, o Galaxie tem 116.000 km originais – ou seja, não é rodado demais, mas também não passou 43 anos parado.

De acordo com Bird, o carro está muito íntegro, jamais envolveu-se em acidentes e nunca foi restaurado. Tudo nele é de fábrica – a pintura na cor Branco Glacial, o teto de vinil preto, a tapeçaria e os revestimentos das portas, e todos os detalhes de acabamento, como frisos, emblemas, calotas, faróis e lanternas.

O valor pedido é R$ 70.000, preço na faixa de um Maverick em estado de conservação equivalente, com o mesmo motor. O Galaxie pode não ter o mesmo apelo esportivo, mas certamente é uma opção para  quem procura um V8 nacional clássico.

Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Este Kadett 2.4 está prontinho para track days e para as ruas – e está à venda, claro

Dalmo Hernandes

Você não vai achar um BMW M3 E36 tão novo quanto este à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Quer um carro de corrida? Este Fusca da clássica Divisão 3 está à venda

Dalmo Hernandes