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Project Cars Project Cars #122

Project Cars #122: devolvendo a originalidade ao Miura TopSport de João Armas

Tudo certo, pessoal? Aqui estou eu de novo, um pouco assustado com alguns comentários e feliz com outros. Mas em termos gerais, gostei muito da aceitação do pessoal com a primeira parte do meu Project Car!

Neste post não vou falar tanto sobre o projeto em si, mas sim sobre o modelo — o que é original, o que não é, o que vai ser feito e o que foi feito, lembrando que é um projeto de restauração e preparação/swap.

O Miura TopSport (sim, tudo junto) é uma evolução natural do X8, muito dizem que é o mais bonito da marca, mas eu sou suspeito de falar. Ele foi lançado em 1988 com o retrovisor do X8 e, em relação a um questionamento do primeiro post, o TopSport postado estava com um retrovisor modificado — portanto o retrovisor do meu é, sim, original.

Miura TopSport Iv

Se forem analisar o TopSport, o X8 e o X11 são carros bem distintos até demais e todos com a motorização AP 2000, com as opções de motores injetados ou carburados e turbinados.

Fotor0711200334

Voltando para o meu Miura, as luzes de neon que muitos pensaram se tratar de “xuning” também são originais — podem criticar! Não é defeito, é característica,  como dizem por aqui. E as tampas dos faróis são semi-abertas, também ao contrário do que muitos pensaram. O carro por ser produzido de forma artesanal geralmente vinha com algumas peculiaridades, mas o capô não é desalinhado. Na foto os erros que perguntei a vocês eram os repetidores de pisca no pára-choque e as telas nos faróis de neblina— sim, rachei vocês e queria discussão mesmo!

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Mas a dianteira veio com outro defeito, a placa descentralizada, além do sulco original no pára-choque ter sido tapado com massa e ela ter ficado presa por um ferro trancando a entrada de ar pro radiador. A frente original teria de ser assim:

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A traseira foi quase inalterada exceto por uns frisos prata que deram uma trabalheira danada para tirar. O carro já está bem avançado, faltando refazer a pintura para um vermelho metálico e a troca de cor do interior para vermelho. A questão da preparação/swap ainda está sendo estudada, estamos pensando em um motor VW VR6, mas por enquanto vamos ver o que já foi feito:

  • Retirada dos repetidores de pisca do Marea;
  • Instalação dos emblemas originais;
  • Retirada de neons no painel e manopla de câmbio;
  • Instalação das luzes de painel e manopla originais;
  • Jogo de rodas originais e calotas;
  • Retirada do Insufilm;
  • Ar-condicionado.
  • “Primeiros Socorros.”

O carro chegou e a primeira coisa a se fazer foi retirar os repetidores de Marea e as telas nos faróis de neblina. Pasmem! O carro ficou com cara de Miura!

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Logo após, foi o momento de deixar o carro em condições mecânicas para pelo menos andar. Depois de alguns meses compramos os emblemas originais para o carro, com nosso grande amigo Gino.

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Todos os emblemas originais do TopSport.

Depois dos emblemas instalados chegou a hora das rodas. Tomamos um verdadeiro olé do comprador do Saga, que ficou de devolvê-las e nunca mais apareceu, e por isso resolvemos mandar fazer com o Alemão das Rodas, de Caxias do Sul (RS). Só precisamos enviar o estepe e ele fez o jogo de rodas completo. Em um primeiro momento elas ficaram assim:

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O carro rodou um tempo com as rodas desse jeito, e só depois compramos o jogo de calotas e pintamos os detalhes da roda na cor do carro. Por enquanto, concluímos a primeira parte do projeto. O resto fica para o próximo post. Abraços!

Por João Armas, Project Cars #122
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