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Project Cars

Project Cars #165: meu Citroën C4 VTS ficou pronto para as ruas e pistas!

Bom, gurizada, neste terceiro e último post, gostaria de mais uma vez agradecer os comentários de todos. Com a chegada do VTS na MGA Motorfrance em Porto Alegre é hora de receber as novas melhorias e testar o potencial do C4, mas deixando ele o mais original dentro do possível.

Para o motor estabelecemos que seria totalmente limpo e analisado para confirmar a real condição e a partir disso, proceder ou não com a instalação dos comandos. Optamos por abrir o motor para limpeza e descarbonização, limpeza dos anéis e pistões, assentamento de válvulas, troca dos retentores de válvula e embreagem nova. Também realizamos a limpeza do cárter e troca das correias.

Motor em condições, a instalação dos comandos se deu sem maiores complicações apenas com um retentor esmagado, os comandos utilizados foram os CatCams modelo 4901804 para o motor EW.

Comandos e Troca (1)

Alguns me perguntaram o motivo de não turbinar, gosto de carros turbo, porém não acho que neste momento montaria um, e também pelo fato da dificuldade de manutenção em um carro turbo e pela possibilidade maior de quebra, e principalmente pelo C4 VTS ser um carro praticamente exclusivo onde a possibilidade de obter outro igual é quase zero. Então o projeto consistia basicamente em mudanças sutis na suspenção, freios e motor.

A nova reprogramação do motor EW10J4S não foi muito fácil, encontramos um pouco de dificuldade na nova reprogramação, mas o resultado ficou bom, depois de praticamente um dia inteiro no dinamômetro em Caxias do Sul, o pessoal conseguiu 179hp na roda, o que está de bom tamanho para um carro aspirado.

Dinamometro CX

As alterações de motor pararam por aí, com reprogramação, filtro BMC, entrada de ar frio e comandos CatCams para o C4 VTS. Mas o trabalho não parou, as dificuldades em montar o kit Brembo fizeram o projeto andar um pouco em marcha lenta, pois os novos freios e as rodas não se deram muito bem, tivemos que afastar as rodas alguns milímetros para que existisse espaço entre freio e roda.

Enquanto isso a caixa foi trocada por uma de VTR, que é mais curta que a original do VTS, visando manter a faixa de potência a cada troca de marcha.

Neste meio tempo participei de dois Track Day um em Guaporé e outro em Santa Cruz do Sul, ainda sem o carro estar 100%, mas já conseguimos melhorar alguns segundos. No Track Day de Santa Cruz do Sul usei pela primeira vez um jogo de pneus slick e com quatro voltas conseguimos uma diferença de dois segundos a menos.

Algumas pessoas me perguntaram sobre desligamento do sistema de ESP a altas velocidades, que no VTR aciona automaticamente a partir de alguns km/h e no VTS é possível desligar e permanecer com ele desligado. O que ajuda, por exemplo na participação no Track Day, onde o ESP desligado não vai influenciar na saída de curva.

Enquanto o motor estava sendo trabalhado a ideia era refazer a suspenção com buchas de PU, porém não foi possível naquele momento e reagendamos para alguns dias depois do Track Day de Guaporé, os amortecedores foram feitos anteriormente em uma renomada empresa em Porto Alegre, com uma calibragem boa para o dia a dia e digamos, utilizável para os Track Days que participo.

Todo sistema de escapamento foi refeito mantendo 2 ¼ e o catalisador, porém com o mínimo de emendas. Juntamente com o “pacote” de benefícios também vieram problemas como vazamento de gás do ar-condicionado, onde tivemos que fazer uma busca em todo sistema até identificar o vazamento no condensador, aproveitando que tudo foi desmontado (conforme as fotos) também enviamos o radiador para uma verificação a fim de certificar-se de que tudo estava dentro da conformidade.

VTS sem radiador (3)

Bom pessoal, os três posts foram um resumo de 16 meses de trabalho e garimpo por peças e informações de um carro que oficialmente não existe no Brasil, porém a rede Citroën disponibiliza algumas peças de reposição que praticamente são exclusivas do VTS, a começar pelo próprio logo VTS que está a venda sob encomenda na concessionária.

Espero que tenham gostado e quem sabe algum dia eu consiga escrever sobre o Xsara VTS ou o VTR que está aguardando uma oportunidade.

Abraço!

Por Cesar Leal, Project Cars #165

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Uma mensagem do FlatOut!

Cesar, o simples fato de estarmos falando de um C4 VTS no Brasil já torna este um Project Car memorável. Some isso ao cuidado dispensado para transformá-lo em seu carro dos sonhos — e também ao fato de você acelerar com gosto nas ruas e pistas, e o resultado não poderia ser outro se não um VTS bastante especial. Parabéns!