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Pergunta do dia

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 110-160 mil?

Foram 32 posts em quatro meses, entre perguntas e respostas, na segunda edição do nosso guia de compra para carros em várias faixas de preço. Não importa se o que você tem são R$ 10 mil ou R$ 100 mil para comprar um carro — se você não consegue decidir, alguma das listas certamente vai te ajudar. Ora, chegou a hora de perguntar uma última vez: que carro você compraria gastando algo entre R$ 110 mil e R$ 160 mil?

Sim, é uma faixa generosa, mas a verdade é que as opções acabam meio que se misturando depois dos R$ 100 mil. Além disso, alguns modelos sofrem uma variação de preço maior. E, de qualquer forma, esta é uma faixa bastante eclética, entre veículos de luxo e esportivos.

O que a gente compraria com esta grana na mão? Uma boa aposta é um Mitsubishi Lancer Evolution X — com R$ 150 mil nas mãos, dá para colocar na garagem um belo exemplar semi-novo, conservado e pouco rodado.

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Predicados não faltam. Aliás, se você acompanha nossas páginas, sabe que o Evo é um dos nossos carros favoritos. Ele começou a ser importado para o Brasil em 2010 (leia aqui toda a historia do Lancer Evo X), equipado com um motor 2.0 turbo de 295 cv a 6.500 rpm e 37,3 mkgf de torque a 4.400 rpm, um sistema de tração integral extremamente sofisticado e câmbio SST de dupla embreagem e seis marchas — sempre na versão MR, com rodas de 18 polegadas BBS, bancos Recaro e sistema multimídia com tela de sete polegadas.

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O motor é capaz de levar o Evo X até os 100 km/h em 6,3 segundos, com máxima de 242 km/h — ou seja, mesmo original, o bicho é rápido. Tratando-se de um esportivo, a suspensão é um pouco mais dura do que o ideal para uso diário, mas em muitos sentidos o Evo X ainda é um Lancer: um sedã com bom porta-malas, interior confortável e oferta de equipamentos até generosa — ar-condicionado automático, conectividade bluetooth, controles de estabilidade e tração e bancos dianteiros aquecidos. E na hora que você for acelerar naquele track day, terá um dos veículos de dinâmica mais espetaculares da atualidade, mesmo com quase dez anos de história nas costas (bem, ele só não lhe garante a habilidade de Ingo Hoffmann!):

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O Evo X é um bom exemplo da variação de preço citada há pouco: há exemplares custando menos de R$ 100 mil, e há os que encostam nos R$ 200 mil. Originalidade e estado de conservação são dois fatores que influenciam bastante o preço do Evo e, por isso, é natural que exemplares mais novos e menos rodados custem mais caro. R$ 150 mil já te compram um Evo todo original, fabricado entre 2012 e 2013, com menos de 20 mil km rodados. Para nós, uma ótima opção.

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Se quiser gastar um pouco mais, talvez você encontre um carro fabricado depois de 2014. Por outro lado, se sua intenção for exatamente fuçar no carro, talvez seja interessante procurar um Evo mais velhinho, na casa dos R$ 100 mil. Se você está em dúvidas sobre o que pode ser feito de melhorias no conjunto de powertrain, suspensão e freios, ou quer ter ideias sobre modelos de rodas, pneus e acessórios, confira o nosso guia de preparação do Lancer Evo X, que teve a colaboração do piloto e instrutor Eric Darwich. Quer outra dica? Confira a nossa detalhada avaliação (com direito a vídeo on board no Velo Città) do Lancer Evo X John Easton.

O Evo, como todo carro que pertence ao universo dos favoritos para preparação, precisa ser bem analisado antes da compra. Entre carros 100% originais (relativamente raros), de preparação leve (com remapeamento, escape e filtro, por exemplo; os mais comuns) e os de preparação pesada, fique atento ao estado de conservação dos componentes mecânicos. Estar original não significa que ele não foi um veículo preparado, abusado e que foi revertido, por exemplo. Por outro lado, um veículo preparado e que foi bem cuidado muitas vezes pode ser melhor negócio que um original que foi mal cuidado em termos de abuso e revisões.

Não que ele não seja robusto. A própria Mitsubishi lançou uma edição especial limitada de 450 cv: o Evo X FQ-440, vendido no Reino Unido, que tinha uma série de componentes de performance, mas o bloco e seu miolo (virabrequim, bronzinas, prisioneiros, pistões, anéis, etc) eram 100% originais.

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Claro, o Evo X não é a única opção nesta que será a última faixa de preço deste guia de compra. Por isto, pela última vez, perguntamos: que carro você compraria com R$ 110-160 mil?