A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Técnica

Qual a diferença entre motor flat e motor boxer?

Os motores boxer atualmente não são muito comuns. Somente Porsche, Subaru e a BMW usam esse layout de motor — todos por questões de tradição, acima de tudo. Eles foram inventados em 1896 por um engenheiro alemão chamado Karl Benz e desde então já foi usado por diversas fabricantes ao longo da história, incluindo Tatra, Tucker, Chevrolet, Alfa Romeo, Lancia, Citroën e até Ferrari. Quer dizer. A Ferrari não. Apesar de ter lançado um carro chamado "Berlinetta Boxer" em 1973, a fábrica de Enzo Ferrari nunca produziu um motor boxer. Seu motor era um flat-12 também conhecido como V12 de 180 graus. E embora um V com ângulo de 180 graus seja um bloco plano, essa denominação meio bizarra faz toda a diferença. Isso porque existem duas formas de se construir um motor de cilindros opostos horizontalmente. A primeira é usando um virabrequim com um moente para cada biela/pistão. (Obs: moente é o pino em que as bielas são afixadas ao vira

Matérias relacionadas

Ford lança Ecoboost 1.0 Turbo no Brasil, com 125 cv e 17,3 mkgf de torque: saiba todos os detalhes

Juliano Barata

Aerodinâmica: este recorte no Ford GT é uma sacada genial – veja as razões técnicas para isso

Juliano Barata

Motores GSE turbo da FCA (Fiat/Jeep) no Brasil podem ser a nova referência. Veja como

Juliano Barata