FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o melhor carro com supercharger de fábrica de todos os tempos?

Há alguns dias, perguntamos aos leitores qual era o carro turbinado de fábrica mais fantástico já feito. A questão rendeu tanto que deu origem a duas listas com sugestões (confira a primeira parte aqui e a segunda, aqui), mas também nos deixou com a impressão de que havíamos cometido uma grande injustiça: onde os carros com compressor mecânico ficam nesta história?

É hora de fazer as pazes com a galera do supercharger e, por isso, lá vai: qual é o melhor carro com compressor mecânico já fabricado? Começando com a nossa sugestão, como de costume. Que você já deve saber qual é.

O compressor mecânico é a forma de sobrealimentação favorita dos fãs de muscle cars. Não é difícil entender: diferentemente dos turbocompressores, que só começam a agir depois de uma determinada faixa de rotações, o compressor mecânico atua logo que o motor começa a girar. Isto porque, diferentemente do turbo — que reaproveita os gases do sistema de escape para empurrar mais ar para os cilindros —, um compressor mecânico é ligado diretamente ao motor. Nada de atraso na atuação.

challenger-hellcat (5)

E o muscle car que atualmente representa tudo o que há de mais fodástico no mundo dos V8 supercharged é, sem dúvida, o Dodge Challenger Hellcat. Seu nome que remete ao reino do capeta não é por acaso: o que ele tem debaixo do capô é um monstruoso V8 Hemi de 6,2 litros com um gigantesco compressor de 2,4 litros no topo. A cavalaria: 717 cv a 6.000 rpm e 89,8 mkgf de torque a 4.000 rpm.

O mais bacana é que é um motor bem old school: todo de ferro fundido, comando no bloco, duas válvulas por cilindro e uma bela pintura laranja. Contudo, 90% dos componentes são diferentes do Hemi 6.4 que lhe deu origem. O menor deslocamento se deve ao curso reduzido dos pistões (de 94,5 mm para 90,9 mm), promovido para, de acordo com a Chrysler, preservar o virabrequim diante de tanta potência.

challenger-hellcat (1)

 

Mas quanto anda esta desgraça (na melhor conotação possível)? Que tal 0-100 km/h em 3,6 segundos, quarto-de-milha na casa dos 11 segundos a mais de 200 km/h e velocidade máxima de 320 km/h? Fica até difícil acreditar que se trata de um muscle car com garantia, original de fábrica, e não um monstro preparado. Isto sem falar na voz de trovão:

E no zumbido delicioso do supercharger

O visual também acerta em cheio. O atual Challenger foi lançado em 2008 e, embora já faça quase oito anos, a remodelação promovida no ano passado (e inspirada no Challenger de 1971) fez bem ao muscle car. No Hellcat, tudo fica ainda mais legal graças a detalhes como a grade toda preta, as entradas de ar nos faróis e o discreto aerofólio na traseira. Direto, reto e violento, como deve ser quando se trata de American muscle.

challenger-hellcat (4)

É por estas e outras que o Dodge Challenger Hellcat é nossa sugestão para esta pergunta. Mas a gente tem certeza de que você conhece outros carros tão incríveis quanto ele. Por isso, queremos saber: para você, qual é o melhor carro com compressor mecânico de fábrica de todos os tempos? A caixa de comentários, como de costume, é toda sua!