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Car Culture FlatOut Revival

Quando a Mitsubishi decidiu fazer uma super-perua

Por muito tempo — boa parte dos anos 90 e 2000 — a eterna briga entre Impreza WRX STI e Lancer Evolution foi desigual em uma coisa: o Scooby podia ser comprado como sedã e perua, mas o Evo não. Isso mudou em 2006, quando a Mitsubishi decidiu que os entusiastas mereciam o desempenho do Evo com a praticidade de uma station. O resultado foi o raro e desejado Lancer Evolution IX Wagon. A nona geração do Lancer Evolution foi lançada em março de 2005 e, visualmente, era bem semelhante ao Evo VIII (que, por sua vez, era parecido com o Evo VII). Mas enquanto o exterior era diferente nos detalhes — os acabamentos cromados de faróis e lanternas davam lugar a detalhes pretos e o desenho da grade, dos para-choques e das rodas era novo —, o motor trazia uma grande inovação: o comando variável MIVEC. Fãs de carros japoneses costumam chamar o MIVEC de “VTEC da Mitsubishi”, pois sua função é a mesma: a variação do comando de válvulas (veja em detalhes como ele funciona em nosso post