a sexta geraçao lançada em 2015 foi elogiada mundialmente por suas qualidades dinamicas e por mais que o visual possa ser considerado moderno demais para o mustang e fato que o pony car vem sendo bem sucedido nas vendas e dando origem a alguns projetos bem interessantes e a ford ainda teve a ousadia de dar ao atual mustang um arranjo de suspensao dianteira independente e um motor quatro cilindros turbo para aos poucos aposentar o v6 no fundo porem o ford mustang continua sendo um bom e velho cupe esportivo americano com motor v8 na dianteira traçao traseira visual agressivo e otima relaçao custo/potencia o mustang se reinventou mas ainda e um mustang voce consegue imaginar a ford sem ele pois foi quase isto o que aconteceu no inicio dos anos 1980 quando a ford decidiu substituir o mustang de terceira geraçao a mesma do mustang com motor de viper que mostramos outro dia aquela altura a ford ja havia transformado o mustang fox em um carro mais interessante dando um pouco mais de potencia ao motor v8 de cinco litros mas havia um enorme problema a crise do petroleo de 1973 ja havia acabado mas os preços dos combustiveis ainda eram mais altos do que na era de ouro dos muscle cars a gigante de detroit chegou a conclusao de que um carro como o mustang nao faria mais sentido ao menos que o carro mudasse drasticamente talvez a ford ainda nao tivesse noçao da importancia do nome e da marca mustang e de tudo o que ele representava nos anos 1960 ele foi um dos grandes responsaveis pelo surgimento dos muscle cars e pony cars tornou se um heroi das corridas de arrancada e mostrou que podia ser um bom carro de corrida com a ajuda de carroll shelby os fas era milhoes todos apaixonados pelo mustang das antigas ou talvez eles estivessem apenas acompanhando as vendas que estavam caindo ano apos ano paixao nao paga as contas afinal a ford entao lançou mao de uma fiel parceira a mazda de 1975 a 2015 as duas companhias tinham uma relaçao muito proxima em 1975 a ford comprou 7% da mazda participaçao que aumentou ao longo dos anos ate chegar a 33 3% em 1996 as empresas compartilhavam diversos recursos tecnicos por exemplo os motores zetec duratec e sigma da ford que foram projetados com uma boa ajuda da fabricante japonesa; ou o mazda 121 vendido na asia nos anos 1990 que era um ford fiesta rebatizado naquela epoca a mazda vinha fazendo relativo sucesso nos eua com o cupe mazda mx 6 cupe de traçao dianteira com motor de quatro cilindros e apelo esportivo que custava pouco e nao decepcionava em dinamica para a ford era exatamente assim que o mustang precisava ser naquele momento entao o novo mustang seria baseado no mx 6 simplesmente uma nova carroceria seria desenhada em volta da plataforma gd da mazda e o novo mustang aproveitaria cerca de 60% de seus componentes o trabalho começou no fim de 1982 com o designer toshi saito encarregado de criar as linhas do novo mustang foi um trabalho que durou quase um ano e em setembro de 1983 a equipe da mazda tinha um prototipo em escala criado a partir de varias ideias selecionadas pela cupula da ford no entanto de ultima hora os americanos exigiram algumas mudanças no visual do carro especialmente na dianteira pois havia ficado japones demais a revisao estetica adicionou mais dois meses ao prazo e o desenho final foi entregue a ford em dezembro de 1983 tudo estava pronto para que o novo mustang começasse a ser produzido antes de 1985 contudo algo nada surpreendente aconteceu os admiradores do pony car se manifestaram com cartas para a ford criticando a manobra coincidentemente a medida que a decada de 1980 avançava o preço da gasolina começava a cair finalmente os sintomas da crise do petroleo de 1973 estavam se dissipando e as vendas do mustang a aumentar novamente em resposta as manifestaçoes a ford deu inicio ao desenvolvimento de uma nova reestilizaçao para o mustang que foi concretizada em 1987 foi o bastante para dar um sopro de vida ao pony car cuja evoluçao culminou no primeiro de todos os mustang svt cobra r primeiro modelo da recem inaugurada special vehicle team o cobra r tinha um v8 windsor de cinco litros e 238 cv reforços estruturais e perdia equipamentos para chegar aos 1 417 kg 40 kg a menos apenas 107 exemplares do mustang svt cobra r foram fabricados em 1993 em 1994 o mustang foi totalmente reformulado para sua quarta geraçao o resto como dizem e historia [youtube id= 3rdx2ttobui width= 620 height= 350 ] e o novo mustang o projeto ja estava avançado demais para ser cancelado e entao depois que a poeira baixou o carro foi lançado como ford probe o nome vinha de uma serie de cinco carros conceituais apresentados entre 1979 e 1985 ford probe i ii iii iv e v assim em algarismos romanos mesmo criados pelo estudio italiano ghia os conceitos tinham a proposta de unir elegancia e modernidade eram carros diferentes mas tinham caracteristicas em comum como a traseira kamm com um corte abrupto e vertical e rodas traseiras cobertas [gallery columns= 4 link= file ids= 154840 154841 154842 154843 ] o redesign da dianteira nao adiantou muito na verdade o probe ainda tinha cara de carro japones ate porque os farois eram os mesmos do mazda rx 7 fc penultima geraçao do classico esportivo com motor wankel o painel de instrumentos tambem era emprestado da mazda e podia ser digital na versao de luxo lx o motor era um quatro cilindros de 2 2 litros que podia ser naturalmente aspirado ou turbinado com 110 cv e 145 cv respectivamente; ou um v6 naturalmente aspirado de tres litros e 140 cv passado o susto com a mudança que acabou nao acontecendo no mustang o probe foi bem aceito pelo publico e ate ganhou uma segunda geraçao que foi produzida entre 1993 e 1997 e era ainda mais parecida com um esportivo japones [youtube id= j_ssn4oc5b0 width= 620 height= 350 ] ironicamente o probe foi fabricado na unidade de detroit onde o mustang e feito desde 2005
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.