voce certamente conhece a fama do renault gordini vendido no brasil leite gloria era seu apelido por conta do slogan do leite em po desmancha sem bater a comparaçao um tanto maldosa fazia alusao a qualidade de construçao do seda de projeto frances e fabricaçao brasileira por parte da willys overland de fato nao era um um carro extremamente robusto mas era no minimo tao valente quanto o fusca lider de vendas no pais e seu principal rival em 1964 cinco anos depois de seu lançamento a willys decidiu que era preciso fazer algo para melhorar esta faceta do gordini diante do publico como colocando o carro para rodar 50 000 km ininterruptos em interlagos parando apenas para abastercer e revezar pilotos esta e uma otima historia e nos vamos conta la agora [youtube id= mx7imzuek9q width= 620 height= 350 ] pronuncia correta rrrrreno dofim o renault gordini foi lançado no brasil em 1959 de inicio como renault dauphine ele tinha um motor quatro cilindros com de apenas 845 cm³ com comando no bloco duas vavulas por cilindro carburador de corpo simples taxa de compressao de 7 7 1 e humildes 26 cv a 4 000 rpm moderados por um cambio manual de tres marchas o conjunto ficava todo atras como no antecessor 4cv o famoso rabo quente deixando a dianteira livre para ter um porta malas curiosidade o estepe ficava logo abaixo do assoalho no porta malas acessivel por uma tampa atras do para choque dianteiro o lançamento do renault gordini de fato so aconteceu em 1962 o nome era emprestado da preparadora fundada em 1946 por amedee gordini que construia monopostos de corrida com mecanica renault e com o tempo passou a preparar seus modelos de rua para agradar quem queria algo mais apimentado a gordini oferecia inclusive uma versao preparada do renault dauphine na frança no brasil a vantagem do gordini sobre o dauphine estava nos 6 cv a mais do motor totalizando 32 cv e no cambio de quatro marchas que oferecia melhor aproveitamento de toda aquela força o aumento de potencia foi conseguido com novos coletores de admissao e escape comando de valvulas e carburador retrabalhados e mais taxa de compressao eram 40 cv brutos exaltados em propagandas com o slogan 40 hp de emoçao que mostravam o carro em situaçoes de uso pesado no fim das contas o nome gordini foi o que pegou e ate mesmo o dauphine acabou ficando conhecido como gordini por mais que nao tenha chegado a vender mais que o fusca o franco brasileiro era um concorrente respeitavel e a campanha bolada pelo publicitario mauro salles que cuidava das propagandas da willys mostrava que o gordini aguentava mais do que a aparencia e a reputaçao faziam crer o gordini ja disputava corridas de turismo em interlagos sua ideia era a seguinte colocar um gordini para encarar uma prova de resistencia no anel externo do antigo traçado de interlagos que obviamente nao era antigo o circuito inaugurado em 1940 tinha 7 823 metros de extensao naquela epoca e sua infraestrutura ainda era relativamente precaria — como em qualquer circuito da epoca sequer havia zebras e onde acabava o asfalto havia um desnivel e mato ou barrancos ou cercas a prova consistia em rodar nada menos que 50 000 km seguidos com o carro que so faria paradas para que os pilotos revezassem ao volante os pneus fossem calibrados ou trocados o tanque fosse abastecido com gasolina e que o oleo do motor e a agua do radiador fossem completados para conduzir o carro uma seleçao de pilotos de alto nivel a maioria contratada pela equipe willys bird clemente chiquinho lameirao carol figueiredo geraldo meirelles jose carlos pace luiz pereira bueno e wilsinho fittipaldi alem deles foram convidados danilo lemos vitorio andreatta e vladimir costa a largada aconteceu no dia 27 de outubro de 1964 o unico carro na pista era um gordini bege escolhido ao acaso e apresentado a representantes da renault da willys e do autodromo de interlagos que autografaram o carro na linha de montagem antes que ele fosse levado para o circuito sem modificaçao alguma o carro partiu o gordini antes da prova e depois do acidente nao desmanchou nem batendo logo nas primeiras horas o pequeno gordini enfrentou chuva e asfalto molhado que chegavam a aumentar seu tempo em seis segundos da media de 1 52 para 1 58 no entanto seu pior obstaculo veio no dia 31 de outubro coincidentemente o dia das bruxas que ainda nao era lembrado no brasil como e hoje bird clemente se aproximou da curva 3 que hoje nao faz mais parte do traçado coberta por cascalho e residuos da chuva perdeu o controle e acertou o barranco logo depois da pista ele estava em sua 3 217ª volta [youtube id= 6ty s_0ky6c width= 620 height= 350 ] a carroceria ficou extremamente danificada mas de acordo com o relato da propria willys na epoca sua mecanica permaneceu intacta com isto o carro foi reparado na medida do possivel e seguiu com o percurso que foi completado no dia 17 de novembro de 1964 e nao foram so 50 000 km rodados foram exatamente 51 233 km a teimosia do carro em continuar rodando mesmo depois do acidente lhe renderam o apelido de willys teimoso com o tom exaltado tipico das propagandas do dauphine a willys fez questao de frisar que ao permanecer rodando por oito dias consecutivos o gordini ja havia quebrado seu primeiro recorde continuando na pista para percorrer 51 000 km seguidos em interlagos a uma velocidade media de 97 km/h o carro conquistou no total nada menos que 133 recordes de distancia e velocidade media 54 recordes locais 54 recordes nacionais e 25 recordes internacionais naquele mesmo 1964 o renault dauphine ganhou uma versao de baixo custo destinada a aproveitar as condiçoes de compra facilitadas pelo governo para carros de ate cr$ 4 000 000 cerca de r$ 70 000 sem cromados nos para choques sem revestimentos no interior e com apenas uma lanterna na traseira leia mais sobre ele aqui que cumpria o papel de luz de posiçao e luz de freio o gordini mais barato de todos custava pouco mais da metade do preço de um gordini e foi batizado teimoso como homenagem ao gordini recordista
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