Uma maneira fácil de encontrar um roadster de tração traseira no Brasil é procurar por um Puma VW: lançado em 1971 como Puma GTS, o fora-de-série com mecânica Volks a ar foi fabricado até os anos 90 e, com sorte, pode ser encontrado por um preço acessível – embora os melhores exemplares já passem tranquilamente dos R$ 50.000.
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A verdade é que o Puma com mecânica Volks é um carro muito bonito (especialmente os exemplares fabricados até 1976, com as lanternas traseiras do VW TL) e de manutenção descomplicada, mas não é exatamente rápido com o motor boxer 1600. E seu comportamento dinâmico nas curvas não é o que se espera de um roadster esportivo – na verdade a suspensão por braços oscilantes chega a ser contra-indicada para uma condução mais esperta, dada sua tendência de tornar a cambagem positiva demais nas curvas, podendo causar até um tombamento.
O Puma é um carro para curtir tranquilo, ouvindo o ronco gostoso do motor aircooled e, no caso do conversível, ao ar livre. É claro que, com algumas melhorias, o Puma pode se tornar um carro bem divertido e consideravelmente melhor nas curvas – especialmente se as melhorias envolverem um motor 2300 e a suspensão da Variant II. Mas e se a sua ideia for um conversível clássico de tração traseira que já seja um bom esportivo direto da caixa?
Bem, se você está disposto a investir um pouco mais, nosso Achado meio Perdido de hoje pode ser a solução: um Alfa Romeo Spider 2000 1972, bem conservado e com preço interessante, anunciado no GT40.
O Alfa Romeo Spider foi lançado em 1966 e foi fabricado até 19934 passando por quase 30 anos de carreira com alterações estéticas relativamente simples e melhorias incrementais na mecânica. A essência foi mantida com sucesso por todo este tempo: um roadster leve, com motor dianteiro, tração traseira, baixo peso e excelente dinâmica. Além disso, era um carro até que moderno para seu tempo, com construção monobloco e zonas de absorção de impacto incorporadas à estrutura. Sem falar no desenho belíssimo de Battista Pininfarina, especialmente na primeira série (fabricada entre 1966 e 1969), conhecida como osso di sepia por causa do formato da traseira – que de fato lembrava a carapaça interna de uma sépia, molusco aquático que tem parentesco com os polvos e lulas. Em 1970 foram adotados para-choques maiores e uma traseira diferente, com a face reta, que ficou conhecida como kamm back.
Ao longo de toda a produção os motores utilizados foram variações do Alfa Romeo Twin Cam, com comando duplo no cabeçote e deslocamento que variava entre 1,3 litro e dois litros e potência entre 89 e 132 cv. E um detalhe interessante é que, tendo saído de linha em 1994, ele foi o último modelo da Alfa com tração traseira a deixar a linha de produção (mas não o último com transeixo – este foi o Alfa Romeo 75, produzido até 1992).
Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Alfa Romeo Spider 2000 Veloce fabricado em 1972. Isto significa que o seu motor é justamente o 2.0 de 132 cv, que também tem 18,1 mkgf de torque. Em um roadster de 1.025 kg, era o bastante para ir de zero a 100 km/h na casa dos oito segundos, com velocidade máxima próxima dos 200 km/h. em um carro de 46 anos!
O exemplar anunciado no GT40, de acordo com o vendedor, é um carro bem conservado. Segundo ele, o carro já passou por uma restauração a certa altura, mas isto já faz alguns anos. Dito isto, o carro está bem conservado, com pintura em bom estado e parte interna íntegra, com todos os acabamentos originais no lugar – embora existam chances de os revestimentos internos já terem sido refeitos em algum momento.
O anunciante diz também que o conjunto mecânico do carro está em ordem e que tudo funciona bem – motor, câmbio, suspensão, freios e elétrica. No entanto, se tratando de um carro antigo (ainda mais um Alfa Romeo antigo), nunca é má ideia fazer um check-up geral antes de sair dirigindo. Por outro lado, o Alfa é estruturalmente íntegro e está na configuração original de fábrica, sem alterações estéticas ou mecânicas.
O valor está bem interessante, consideravelmente mais baixo que a média do mercado. Isto não quer dizer que seja um carro barato mas, considerando o pedigree comprovadíssimo do Alfa Romeo Spider, pode ser uma opção interessante para quem busca prazer ao dirigir.
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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!