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Achados meio perdidos

Quer uma perua esportiva? Esta Impreza WRX com motor de STI está à venda


É difícil falar da carência de peruas no Brasil sem cair no mesmo discurso de sempre – sobre como os SUVs dominaram a preferência do mercado, sobre como as fabricantes estão perdendo a oportunidade de agradar entusiastas que sabem o valor das station wagon e toda aquela história. Mas é fato que o mercado de usados tornou-se o último refúgio de quem procura uma perua. E as possibilidades são muitas: dá até para encontrar peruas esportivas interessantes.

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Vamos direto ao ponto: um exemplo prático é nosso Achado meio Perdido de hoje. Trata-se de um belo Subaru Impreza WRX SW de segunda geração, da primeira fase – bugeye, com faróis redondos – com o motor EJ207 do Impreza WRX STI japonês e carroceria alargada. Por bem menos que um sedã médio ou SUV compacto zero-quilômetro, ele é bem mais interessante do ponto de vista entusiasta, e perfeito para quem quer um carro com potencial para fazer bonito na pista.

Para quem não lembra, a segunda geração do Impreza foi lançada em 2000 e produzida até 2007. Teve três fases distintas: bugeye, blobeye (com faróis trapezoidais arredondados) e hawkeye (com faróis menores e afilados para um olhar mais agressivo). Todas elas compartilham, obviamente, a mesma plataforma – uma versão bastante modificada da base do Impreza de primeira geração, lá dos anos 1990. Assim, trata-se de um carro com proporções clássicas, mais esbeltas. No caso da perua, a semelhança com a primeira geração é ainda maior – o que, para os fãs do modelo antigo, é uma boa coisa.

O carro anunciado no GT40 foi fabricado em 2002 – ou seja, é do último ano do bug eye. Na época, o público não curtiu muito os faróis arredondados e a Subaru apressou-se em promover uma reestilização. Curiosamente, anos depois, os bug eye se tornaram os favoritos de quem curte esta geração, justamente por serem mais exóticos.

O Impreza pertence a Lucas Duarte, de São Paulo (SP), que é proprietário do carro há quatro anos – e participou com ele do último track day do FlatOut, no autódromo da Fazenda Capuava, em Indaiatuba.

Lucas diz que é bastante exigente com a manutenção do carro, e detalha todas as modificações do carro. A carroceria recebeu os kit widebody de um WRX sedã, devidamente adaptado com muito capricho – e, de fato, o resultado parece ter sido feito pela própria fabricante. Originalmente prata, a perua foi pintada na cor Flamy Red do catálogo do WRX (código 936/336). Lucas afirma que seu carro é uma das três peruas do Impreza com o kit widebody, e a única bugeye nesta cor.

O carro veio de fábrica com um motor 2.0 turbo 16v EJ205, com bons 218 cv e 28 kgfm de torque. Em busca de mais força, porém, Lucas realizou o swap para um EJ207 – o motor do WRX STI japonês, relativamente raro no Brasil. Originalmente ele vinha com 265 cv e 35 kgfm de torque, mas o carro de Lucas passou por uma preparação leve – injetores ID1000, filtro HKS Honeycomb Super Hybrid, um intercooler frontal Metalhorse com maior capacidade, boost control Grimmspeed de três vias e sistema de escape Nukefab com up-pipe, downpipe e catback em aço inox – tudo arrematado por um remapeamento da MRace, com acerto para etanol. Também foi instalado um radiador de óleo Metalhorse.

O motor tem quilometragem relativamente baixa – cerca de 75.000 km – e tem o óleo trocado a cada 3.000 km ou seis meses. O turbo costuma operar com 1,6 bar de pressão.

A suspensão, por sua vez, recebeu amortecedores feitos sob medida pela Impacto Suspensões para equilibrar rigidez e conforto. Também foram instaladas as barras estabilizadoras dianteira e traseira, mais a strut bar do STI.

O interior ganhou o painel do STI americano, com check control e shift light funcional, manopla em fibra de carbono, wideband AEM e manômetro de pressão e temperatura do óleo da Innovate, bem como um manômetro GReddy para conferir a pressão do turbo. Os bancos concha são originais do carro.

Outros detalhes são o spoiler frontal do tipo lip original Subaru, faróis mascara negra Mituza Parts, repetidores de seta com lente clear, rodas Scorro S247 de 18×7,5 polegadas nos quatro cantos (calçadas com pneus Achilles ATR de medidas 225/45) e alguns elementos estéticos do STI, como o emblema cor-de-rosa e as capas dos faróis auxiliares.

Lucas garante que o carro está em excelentes condições, com manutenção rigorosamente em dia e todas as alterações devidamente regularizadas na documentação.

Considerando que este Impreza é um project car, é interessante encará-lo como um brinquedo de fim de semana – um carro para curtir em track days e estradinhas sinuosas do interior. Se você ficou interessado, clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.


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