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Técnica

Raio de rolagem: como o offset das rodas pode modificar a geometria da suspensão


Abra o Google e peça a ele uma receita qualquer de preparação para o motor AP da Volkswagen. Você terá dezenas de variações para este que é um dos motores mais populares do Brasil. Faça o mesmo, mas trocando o motor AP por câmbio e diferencial para o Opala. Mais uma dezena de opções. Rodas para um Honda Civic Si? Idem. Agora... pergunte sobre modificações na suspensão de seu DS3, ou Fusca, e o negócio começa a mudar de figura. As opções são mais escassas, praticamente nulas. E não só do DS3 ou do Fusca, mas de qualquer carro. Porque, normalmente, a suspensão é tratada apenas como aquele negócio que faz o carro ficar duro ou macio, rolar ou não rolar nas curvas. Todo o restante, que é fundamental no acerto dinâmico do carro, costuma ser deixado de lado — mesmo que para uma simples conferência para certificar que está tudo ok. Um exemplo prático é uma modificação muito comum que, à primeira vista, não parece impactar em praticamente nada a suspensão, mas pode mudar d