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Rubicon Trail: conheça a trilha onde a Jeep testa seus 4×4 Trail Rated

Alguns modelos de Jeep têm um emblema especial na carroceria que diz “Trail Rated 4×4”. De acordo com a fabricante, os modelos Trail Rated são capazes de sair da concessionária direto para uma trilha sem qualquer modificação fora dos padrões de fábrica. É uma declaração forte, mas a Jeep faz questão de se mostrar orgulhosa do critério usado para dar a um de seus veículos o selo Trail Rated.

Atualmente os Jeep que têm o selo são o Wrangler (em todas as suas versões), o Cherokee Trailhawk, o Compass Trailhawk e o Renegade Trailhawk. Sim, até o Renegade.

Para receber o selo Trail Rated, um Jeep precisa passar por uma bateria de testes que avalia cinco fatores: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e impermeabilidade. Só quando um Jeep é capaz de passar em todos os testes é que ele pode ser considerado um Trail Rated.

Tração: testa a aderência do veículo, que precisa ser capaz de percorrer seu caminho sem perdê-la. Os Jeeps são testados em trechos de areia, lama e neve e subindo ladeiras íngremes.

Distância do solo: os veículos Trail Rated tem ângulos de ataque, saída e transposição generosos, sendo capazes de transpor a maioria dos obstáculos naturais

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Articulação: é o teste do curso de suspensão, que precisa ser generoso, e também da capacidade do sistema de suspensão de manter o veículo estável quando uma das rodas fica no ar

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Manobrabilidade: a capacidade de transpor trechos estreitos entre rochas e árvores, por exemplo, mudando de direção com facilidade e agilidade em um espaço reduzido

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Impermeabilidade: um Jeep Trail Rated precisa ser capaz de transpor corpos d’água que tenham entre 50 e 75 cm de profundidade, dependendo do modelo. Para isto, é preciso ao menos duas coisas: sistema elétrico selado e tomada de ar do motor elevada

E onde estes testes são feitos? A maioria deles acontece em um lugar que é uma espécie de Meca para os jipeiros – a Rubicon Trail, em Lake Tahoe, estado de Nevada. Trata-se de uma rota de 35 km, parte asfalto e parte trilha. A trilha compreende 19 km, e passa por dentro das Florestas Nacionais de El Dorado e Tahoe. Com um percurso que inclui rios, trechos de lama, terra, pedras e subidas íngremes, a trilha de Rubicon oferece condições para que se avaliem diversas características de um Jeep e dar a ele o OK nos critérios do teste Trail Rated.

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A trilha tem este nome por causa do Rio Rubicão, que fica no nordeste da Itália. No ano 49 a.C. Júlio César foi instruído pelo Senado Romano a desmanchar seu exército e retornar a Roma, recebendo a ordem específica para não atravessar o rio Rubicão, que na época era uma das fronteiras ao norte da Itália. Em vez de obedecer o Senado, César manteve seu exército e atravessou o Rubicão, algo que foi considerado traição e uma declaração de guerra ao Senado.

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Alguns historiadores afirmam que foi nesta ocasião que Júlio Cesar disse sua famosa frase alea jacta est, que costuma ser traduzida para o português como “a sorte está lançada”. O evento foi o que levou à Guerra Civil Romana, à queda da República de Roma e ao início do Império Romano. Por conta disto, “atravessar o Rubicão” é uma expressão usada quando se toma uma atitude cujas consequências são irreversíveis. É fácil associar esta história à ideia de um caminho difícil, que só os veículos mais aptos conseguem atravessar.

De fato a trilha de Rubicon é um local visto como destino obrigatório para qualquer entusiasta do off road em algum momento da vida, e todos os anos recebe eventos exclusivos para proprietários de Jeep. Tanto que muitos acreditam que, para ter o badge Trail Rated, o Jeep precisa ter realmente percorrido toda a trilha de Rubicon. Não é bem assim.

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Os testes feitos pela Jeep são realizados por uma organização chamada NATC – Nevada Automotive Test Centre, que foi fundada em 1957 para proporcionar às fabricantes um local seguro para testar veículos 4×4, com a presença de mecânicos e engenheiros e também com todos os equipamentos necessários para realizar as medições.

A Jeep e o NATC desenvolveram juntos o teste Trail Rated, e o mesmo é realizado dentro de uma área de 155 km² que inclui rodovias interstaduais, estradas municipais, trilhas, desertos e os picos da Sierra Nevada, onde fica a trilha de Rubicon. De acordo com a NATC, o perímetro inclui terrenos que simulam as condições dos Alpes, do Deserto do Saara e até das tundras e savanas africanas.

Por essa razão nem todo Jeep Trail Rated ganha essa “certificação” na trilha de Rubicon. É o caso do Jeep Compass Trailhawk, que teve seu “Trail Rated” concedido no fim de 2017.