A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Salve uma perua: esta Corsa Wagon 1.6 tem apenas 24.700 km rodados e está à venda

Os recentes posts que fizemos sobre as peruas mais bacanas que se pode comprar no Brasil te deixaram inspirado? O nosso Achado meio Perdido de hoje está na medida para satisfazer seus anseios por uma station wagon: uma Corsa Wagon muito bem conservada e com preço interessante. Curtiu a ideia?

Como você deve saber (especialmente se curte a história da indústria automotiva brasileira), o ano de 1994 marcou o lançamento do Chevrolet Corsa. O simpático compacto da Opel era exatamente o que o segmento de populares no Brasil precisava: tinha design e concepção modernos, mecânica robusta, bom acabamento e preço competitivo. O Fiat Uno, que até então era o carro pequeno mais moderno vendido no Brasil, envelheceu de repente com a chegada do Corsa – e nem precisamos falar que foi ainda pior para seus rivais: o VW Gol era derivado de um projeto dos anos 1970, o Ford Fiesta só veio em 1995 e a própria Chevrolet finalmente aposentou o Chevette.

stw-corsa (8)

O Corsa foi o primeiro compacto de motor transversal e tração dianteira oferecido no Brasil pela Chevrolet. No início, ele podia ser 1.0 de 50 cv ou 1.4 de 60 cv, em ambos os casos com injeção monoponto. Havia, ainda o 1.6 da mesma família, porém com cabeçote de 16v e 116 cv, oferecido no esportivo GSi.

Com o passar dos anos, novos motores e versões de carroceria começaram a aparecer: em 1995, o Corsa Sedan e a picape e, em 1997, o Corsa Wagon. Os três foram lançados com motores de 1,6 litro de oito ou 16 válvulas, dependendo da versão.

stw-corsa (13)

 

Nosso Achado de hoje é um Corsa Wagon GL, versão intermediária com motor 1.6 8v (o motor 1.6 16v vinha na versão GLS, de topo) e um bom recheio: bancos revestidos de veludo (um belo veludo, por sinal), painel de instrumentos com conta-giros, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, ar-condicionado e direção hidráulica. Era o que chamávamos de carro completo nos anos 1990.

O desenho da carroceria também é bastante harmônico (característica comum a todas as versões de carroceria do nosso Corsa B) e, ainda que seja pequeno para uma perua, o Corsa Wagon tem espaço razoável para a bagagem, com porta-malas de 401 litros até o encosto do banco traseiro (que é rebatível). No geral, o Corsa Wagon é um carro competente e pode ser uma boa opção para quem quer uma perua e não quer gastar muito na compra ou na manutenção.

stw-corsa (7) stw-corsa (10) stw-corsa (5)

Este exemplar, em especial, está muito bem conservado. O carro pertence a Edgar Medeiros e, antes de ser comprado por ele, ainda estava com seu primeiro dono. O hodômetro marca apenas 24.700 km e o estado do carro condiz perfeitamente com a baixa quilometragem: bem conservado e muito original.

Todos os faróis, emblemas, acabamentos internos e externos são originais, bem como a pintura da carroceria, que está bem apresentável.

stw-corsa (1)

O motor passou por uma limpeza a seco e uma revisão básica, com troca de fluidos e filtros. A carroceria foi polida e cristalizada, e o interior foi higienizado. Em termos de suspensão e freios, o dono diz que tudo é original e funciona a contento mas, se tratando de um carro com 19 anos de idade, mesmo que usado com parcimônia, é sempre interessante checar amortecedores (que se cansam com o tempo), buchas (que ressecam) e os freios (que sempre merecem atenção especial na compra de qualquer carro). O mesmo vale para todos os cinco pneus, que são originais (Goodyear GPS2, medidas 165/70/13) e já não estão em condições ideais de uso.

stw-corsa (4)

Apesar destes detalhes que merecem atenção, o carro foi evidentemente bem cuidado. Para se ter uma ideia, o dono até disponibiliza fotos de uma caderneta mantida pelo antigo dono, onde estão anotadas todas as vezes em que o carro foi abastecido, com data, quilometragem marcada no hodômetro, quantos quilômetros foram rodados e o valor pago pelo combustível.

WhatsApp Image 2017-01-25 at 20.18.24

Considerando tudo isto, o valor pedido não soa absurdo: R$ 17.800. Se você sonhava com uma destas na década de 1990 mas não podia comprar, talvez esta seja a hora.

O carro está anunciado no Mercado Livre, e você pode entrar em contato com Edgar pelo telefone (11) 98123-8848.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial, tampouco de uma reportagem aprofundada. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este raro BMW M3 E36 sedã está inteiraço e original – e pode ser seu

Dalmo Hernandes

Sim, este VW Gol Mi 1.6 1999 tem só 2.100 km rodados – e está à venda!

Dalmo Hernandes

BMW 635CSi: um clássico cupê alemão de seis cilindros à venda no Brasil

Dalmo Hernandes