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Achados meio perdidos

Sim, este é um Subaru BRZ à venda no Brasil

O entusiasta médio moderno se sente órfão de esportivos old school. E com razão: cada vez mais raros são os carros esporte à moda antiga, motor aspirado, câmbio manual e tração traseira. Os últimos que restaram devem ser respeitados e preservados.

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Talvez um dos melhores exemplos seja a dupla Toyota GT86 e Subaru BRZ. Os gêmeos foram criados com o único propósito de oferecer um esportivo orgânico e relativamente acessível, com carroceria cupê e múltiplas vocações – ele pode ser tanto um daily driver para casais descolados (afinal, o banco traseiro é quase um enfeite), quanto a base para um verdadeiro monstrinho de pista, seja para grip ou drift. Houve até uma versão que vinha depenada de fábrica, até mesmo com para-choques sem pintura, para quem realmente já iria fuçar o carro de cabo a rabo.

Em um mundo ideal, qualquer entusiasta em qualquer lugar do mundo poderia ir até a concessionária e comprar um desses. Como este não é o caso, porém, é preciso contar com as poucas unidades que foram importadas para o Brasil.

Um destes carros está anunciado no GT40. Trata-se do Subaru BRZ do FlatOuter Michel Prado, de Mogi Mirim (SP). Trata-se de um Subaru BRZ 2018, posterior ao facelift realizado em 2016, que deu a ele faróis e lanternas de LED.

 

Adquirido em 2019, o BRZ na cor prata está completamente original de fábrica. O que significa que ele tem um motor FA20, boxer quatro-cilindros de dois litros com 208 cv e 21,6 kgfm de torque. Com câmbio manual de seis marchas (Toyota TL70, baseado em um projeto da Aisin), é o bastante para ir de zero a 100 km/h em 7,6 segundos, com máxima de 230 km/h.

Há quem diga que 200 cv é pouco para um esportivo – não acredite neles. Com pouco mais de 1.200 kg, suspensão independente nas quatro rodas (MacPherson na frente e braços triangulares sobrepostos atrás) muito bem acertada, centro de gravidade baixo, diferencial com autoblocante e dimensões relativamente compactas, o Toyobaru é tudo o que um entusiasta poderia querer em um pacote equilibrado e divertido.

O exemplar no Brasil não recebeu modificações – ou seja, ele vai te oferecer a experiência pura de guiar um BRZ, com a dianteira que aponta com gosto nas curvas e a traseira para lá de esperta. A ergonomia, segundo Michel, é perfeita – tudo perfeitamente posicionado para uma condução esportiva, com todos os comandos à mão e pedais perfeitamente alinhados para o punta-tacco.

Não é um carro exatamente prático: embora tenha um porta-malas relativamente generoso para um cupê esportivo, com 237 litros (podendo chegar a 1.270 litros com o banco traseiro totalmente rebatido), um motorista mais alto vai querer ajustar seu assento mais para trás, o que impede até mesmo crianças de se sentarem confortavelmente no banco traseiro.

Por outro lado, é um carro muito bem equipado, com ar-condicionado, controles de tração e estabilidade, cruise control, bancos revestidos em Alcantara e central multimídia – uma suíte completa. Quem não tiver problemas com espaço interno e estiver atrás de um carro divertido sem concessões certamente encontrará o que procura no BRZ. Evidentemente não é um carro barato por aqui – ainda mais com este momento da economia. Por outro lado, quem estiver realmente disposto a investir vai encontrar uma boa variedade de peças de preparação lá fora – já existem diversas receitas, turbo ou aspiradas, para extrair mais força do motor FA20. Até porque esta foi a intenção da Toyota e da Subaru com os gêmeos.

Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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