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“Trinca de Ás”: como o primeiro conceito esportivo da Audi se tornou um hatch japonês baseado no Chevette

Em 1973 a Mercedes já era a fornecedora de limusines preferida dos ditadores africanos, a BMW já era reconhecida como uma fabricante com pegada esportiva, mas a Audi ainda era uma marca em processo de consolidação. Criada em 1965 por uma fusão entre a NSU e a Auto Union, a Audi tinha o sedã grande 100 e a recém-lançada família 80, que compartilhava a base mecânica com o Passat de primeira geração. Foi nesse contexto que a marca se uniu à Karmann e à Italdesign de Giorgetto Giugiaro para desenvolver um conceito esportivo em forma de cunha que seria apresentado no Salão de Frankfurt daquele ano. A ideia era mostrar a Audi como uma marca arrojada e, quem sabe, produzir aquele esportivo – caso o público reagisse bem ao modelo. Usando como base o Audi 80, Giugiaro projetou uma carroceria com o estilo "papel dobrado" que se tornaria sua marca registrada nos anos 1970 e 1980, influenciado pelos conceitos Maserati Boomerang e Alfa Romeo Caimano. Não havia nada que o relacionasse à Audi

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