FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Turbo, câmbio manual e tração integral: este raríssimo BMW 335i xDrive está a venda no Brasil!


A quinta geração do BMW Série 3 produziu pelo menos duas das versões mais memoráveis que o carro já teve na história: o M3 GTS e o M3 CRT. Mas havia outra versão menos anabolizada mas igualmente interessante que acabou ficando de fora: a 335i xDrive, ou seja, a 335i com tração nas quatro rodas. Seria bom se viesse também com câmbio manual, não? Pois ela poderia ser equipada desse jeito. E foi exatamente uma dessas que o leitor Rodrigo Mendes Garcia encontrou à venda no Brasil e que fez questão de dividir conosco. 

BMW 335i XDrive 3

Antes de falar sobre essa unidade, talvez a única no Brasil com essas características, vale comentar um pouquinho a quinta geração, chamada entre os conhecedores de E90. Lançada em dezembro de 2004, ela veio em versões sedã, perua, conversível e cupê. O sedã, que é o que nos interessa mais diretamente, tinha 4,53 m de comprimento, 2,76 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,42 m de altura. Quando vinha equipado com xDrive, ele era 1 cm mais alto, com 1,43 m. Tinha nove opções de motores, seis a gasolina, começando com um 1.6, e três diesel.

BMW 335i XDrive 14

Se o M3 vinha com um motor V8 de 4 litros e 420 cv, o 335i não podia reclamar. Seu seis cilindros em linha, o N54, tinha 306 cv e 40,8 mkgf, obtidos com injeção direta e dois turbocompressores. Tanto a versão de tração traseira quanto a com as quatro rodas motrizes vinham com a mesma potência. A xDrive era apenas mais pesada.

BMW 335i XDrive 15

BMW 335i XDrive 13 BMW 335i XDrive 11 BMW 335i XDrive 7 BMW 335i XDrive 1

Em setembro de 2008 veio a reestilização de meio de ciclo. Entre as mudanças, veio a troca do motor N54 pelo N55B30. Em vez de dois turbos, ele tinha apenas um, com fluxo duplo. E qual seria a vantagem? Respostas mais rápidas, consumo de combustível reduzido e menores temperaturas de funcionamento. Se você quiser entender melhor como isso funciona, esse vídeo é bem instrutivo.

Este outro, feito pela Kia, é uma demonstração mais gráfica e interessante da coisa toda. E também mostra como a tecnologia foi adotada por outras empresa.

O fato é que o novo motor conservou a potência e o torque: tinha 306 cv a 5.800 rpm e 40,8 mkgf de 1.200 rpm a 5.000 rpm. E é este que está sob o capô de nosso Achado de hoje.

BMW 335i XDrive 16

BMW 335i XDrive 6 BMW 335i XDrive 5 BMW 335i XDrive 10 BMW 335i XDrive 8

O carro foi importado por um diplomata dos EUA diretamente de Munique. Veio com velocímetro em milhas, mas com um perfil bem diferente do que normalmente se vê em modelos vendidos nos EUA. Para começar, não era automático, mas manual. E tinha tração nas quatro rodas. Imagina um europeu com vocação pra Subaru WRX ou Mitsubishi Evo? Pois é!

BMW 335i XDrive 12

A lua de mel do diplomata com seu BMW durou até sua transferência para a Tailândia. Ele até queria levar o carro de volta aos EUA, mas, como continuará em missão, resolveu vendê-lo por aqui mesmo. E quem o comprou foi Marcus Handel, com o objetivo de revendê-lo. Por isso o vendedor diz que o carro é de único dono.

BMW 335i XDrive 4

Segundo o vendedor não há qualquer tipo de pendência de mecânica, lataria, ou de documentação. Hoje ele está com apenas 21 mil km, segundo o anúncio (embora o painel esteja em milhas, o hodômetro e o computador de bordo marcam em quilômetros). Tudo em dia para poder sair rodando com o carro, que tem sistema de som Harman Kardon e kit Motorsports, como mostra o pomo do câmbio. Os faróis são de xenônio, originais do carro.

BMW 335i XDrive 9

Pela preciosidade, Marcus está pedindo R$ 140 mil. Há carros com mais quilometragem, automáticos, anunciados também no WebMotors e que são mais caros. Se for fazer uma contraproposta, lembre-se de respeitar a raridade. Não é todo dia que você encontra um BMW com tração integral, câmbio manual e um seis-em-linha turbo por aí. 

[ WebMotors – dica do leitor Rodrigo Mendes Garcia ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora