FlatOut!
Image default
Zero a 300

Type R quebra recorde de Suzuka, GP do Brasil cancelado, Land Rover Defender chega ao Brasil nesta sexta e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Civic Type R quebra recorde em Suzuka – e bate tempo da Ferrari F40

Depois de ser atualizado para a linha 2020 e receber pequenas melhorias na versão Limited Edition, o Honda Civic Type R começou mais uma de suas tradicionais turnês de recordes pelos principais circuitos do planeta. Desta vez, o Type R começou em casa, completando o circuito de Suzuka em apenas 2:23,993, superando o recordista anterior, o Renault Megane RS Trophy-R em pouco menos de meio segundo.

A marca também é melhor que a da Ferrari F40, que marcou 2:25,26 no programa Fastest Laps nas mãos de ninguém menos que Keiichi Tsuchiya. Para quebrar o recorde, o Type R Limited Edition precisou perder 20 kg em relação ao Type R convencional. Destes, 12 kg se foram eliminando o isolamento termoacústico e 8 kg foram reduzidos da massa não-suspensa com as rodas forjadas BBS.

Além da dieta, o Civic Type R Limited Edition também ganhou suspensão adaptativa e uma nova calibragem para a direção. O motor foi mantido o mesmo 2.0 turbo de 310 cv e 40,7 kgfm, combinado ao câmbio manual de seis marchas e diferencial de deslizamento limitado. (Leo Contesini)

 

Dodge apresenta Charger Redeye

Em seu processo de hellcatização do mundo a Dodge decidiu que um sedã de 717 cv não era suficiente para alguns pais de família. Então nasceu o Charger Redeye, que mantém o motor V8 Hellcat, mas com um sutil aumento de potência que o levou aos 807 cv. Sim: oitocentos e sete cavalos-vapor em um sedã de cinco lugares com isofix para cadeirinhas no banco traseiro.

É claro que este agora é o sedã mais potente do planeta, o que também o torna capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos e de chegar aos 326 km/h. Caso você esteja se perguntando, este é o recorde de velocidade para um sedã de quatro portas atualmente. Ironicamente um sedã americano, e não alemão ou italiano como em outros tempos.

A força é domada pelo câmbio de oito marchas automático, com um novo conversor de torque e cardã reforçado com 41 estrias. A suspensão e os freios continuam os mesmos do Hellcat, com amortecedores adaptativos, modos de condução, line lock (line lock em um carro de família… isso é que eu chamo de educação automobilística) e freios de 398 mm da Brembo na dianteira. (Leo Contesini)

 

Lotus Evija deve ir de zero a 300 km/h em nove segundos

A Lotus está diferente depois que os chineses da Geely compraram a empresa – agora, em vez de ser reconhecida apenas como uma fabricante de esportivos leves e divertidos com mecânica de sedã Toyota, eles também querem ser donos do hipercarro elétrico mais potente e rápido do mundo.

E a promessa é ousada: segundo a fabricante, o Lotus Evija – que tem quatro motores elétricos, um para cada roda, e potência superior a 2.000 cv – será capaz de ir de zero a 300 km/h em nove segundos. NOVE SEGUNDOS.

De acordo com o piloto de testes da Lotus, Gavan Kershaw, a empresa não está se importando muito com a aceleração de zero a 100 km/h – visto que o Chevrolet Corvette C8, com seu V8 de 500 cv, é capaz de fazê-lo em 2,8 segundos, este tipo de dado já não impressiona tanto. Em vez disso, a Lotus vai concentrar seus esforços em velocidades maiores.

No zero a 200 km/h, o Lotus Evija deve ficar em menos de seis segundos, que é mais ou menos o tempo que do Bugatti Chiron. Mas o hipercarro da marca francesa leva pouco menos de 13 segundos para ir de zero a 300 km/h, e é nesta marca que a Lotus está mirando. Não por acaso, ele também superará o Pininfarina Battista, que vai de zero a 300 km/h em 12 segundos; e o Tesla Roadster, que deverá ir de zero a 300 km/h na casa dos 13 segundos.

E os donos devem sentir na prática em breve: a Lotus diz que os primeiros exemplares serão entregues ainda em 2020, no quarto trimestre, apesar das dificuldades impostas pelo novo coronavírus. (Dalmo Hernandes)

 

Hyundai Creta ganha versão mais equipada com motor 1.6 por R$ 100.000

A Hyundai anunciou a chegada de uma nova versão do SUV Creta com motor 1.6 de 130 cv: a Limited, que custa R$ 99.990 (R$ 100.000, na prática) e atua como topo de linha nesta motorização e traz itens que, antes, só estavam disponíveis nos carros com motor 2.0 de 166 cv – que começa em R$ 107.990 com o Creta Prestige.

Os equipamentos em questão são ar-condicionado automático digital; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); central multimídia blueMedia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple Carplay; DRLs de LED; faróis de neblina; controles eletrônicos de tração e estabilidade; direção com assistência elétrica; vidros elétricos com função one touch; chave presencial; start-stop; rodas de liga leve de 17 polegadas; sensor de estacionamento traseiro; sensor crepuscular; câmera de ré e Key Band – um relógio digital de pulso que também serve como chave.

O câmbio é automático de seis marchas. O Hyundai Creta Limited 1.6 pode ser encomendado nas cores preto Onix, branco Atlas, prata Sand, prata Brisk, cinza Silk, azul Sapphire e verde Amazon – sendo que estas duas últimas só estão disponíveis por encomenda e não serão disponibilizadas nos showrooms. (Dalmo Hernandes)

 

GP do Brasil de 2020 deve ser cancelado por coronavírus, Mugello e Sochi entram no calendário

O Autódromo de Interlagos não deve receber a Fórmula 1 em 2020. De acordo com informações da revista Veja, que conversou com fontes ligadas à Liberty Media (os donos da F1), todas as etapas realizadas no continente americano, incluindo EUA, Canadá e México serão canceladas.

De fato, em entrevista à BBC, Toto Wolff – o chefe da equipe Mercedes-AMG – já havia cantado a bola. Wolff disse que o CEO da Fórmula 1, Chase Carey, não gostaria de cortar nenhuma corrida, mas acredita ser arriscado demais trazer a competição para o nosso continente, que é atualmente um dos mais afetados pela pandemia. Além disso, como os autódromos não podem receber público, não haverá retorno do investimento com a venda de ingressos – até porque, no caso do GP do Brasil, a venda de ingressos não é repassada à Liberty.

Caso o cancelamento seja confirmado, será a primeira vez em 30 anos que o Brasil não terá uma corrida de Fórmula 1. Ainda segundo a Veja, a organização do GP de Interlagos diz que não foi comunicada de qualquer decisão neste aspecto, e que só pediu a alteração da data da corrida do dia 15 de outubro para o dia 8 de outubro, a fim de que a prova não coincida com as eleições municipais.

Por outro lado, a F1 já confirmou duas novas corridas em setembro: o GP da Toscana, marcado para o dia 13 de setembro em Mugello, na Itália; e o GP da Rússia, no Autódromo de Sochi, também em setembro – será a sexta corrida no local desde 2014. (Dalmo Hernandes)

 

Land Rover Defender será lançado hoje no Brasil

O novo Land Rover Defender já pode ser configurado no site brasileiro da marca desde outubro de 2019, mas só hoje (10) acontecerá o lançamento oficial. A Land Rover fará uma live para marcar a chegada do utilitário, com a transmissão marcada para começar às 17h.

O novo Defender será vendido com duas ou quatro portas, ambas com séries especiais First Edition disponíveis. Por ora, apenas o motor 2.0 turbo Ingenium, com 300 cv, está listado no site da Land Rover, sempre acoplado a uma caixa automática de oito marchas e com tração nas quatro rodas.

O site também já traz as versões disponíveis (básica, S, SE e HSE, além da First Edition) que diferem em nível de equipamentos, mas ainda não deu os preços. Estes deverão ser anunciados na live de hoje, que você pode acompanhar aqui mesmo. Salve a página nos seus favoritos! (Dalmo Hernandes)