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Achados meio perdidos

Um dos 306 Audi S2 sedã que existem no mundo está à venda no Brasil

Não é pequeno o número de entusiastas que adoraria ter na garagem um sedã alemão de alto desempenho — o pessoal teutônico parece especializado em criar carros confortáveis, espaçosos, seguros e rápidos com quatro portas e três volumes bem definidos. O Audi S2 do início da década de 90 é um belo exemplo com seu cinco-cilindros de 2,2 litros com turbo e 230 cv. Só existem 306 exemplares no mundo, e um deles está à venda no Brasil.

O Audi S2 é baseado na quarta geração do Audi 80, carro lançado em 1972 para ser o modelo de entrada da marca dos quatro anéis na Europa. Em 1973 o Audi 80 deu origem a nosso conhecido Passat, que foi um dos primeiros VW com motor dianteiro e arrefecimento líquido. Mais de vinte anos depois, porém, o 80 era um carro bem diferente, que já havia servido de base até mesmo para um dos carros de rali mais incríveis do planeta, o Audi Quattro.

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Foi com o Quattro e seu sistema de tração integral que a Audi garantiu seus primeiros títulos no WRC nos anos 80 — mais precisamente, em 1982, com a estreia do Grupo B do WRC. Depois que a Audi venceu os títulos de construtores em 1982 e 1984, foi questão de tempo até que os modelos mais caros e de alto desempenho da marca aproveitassem a estabilidade da tração nas quatro rodas.

O Audi Quattro de rua, lançado no fim de 1980 na Europa, foi o primeiro deles, seguido por modelos como o sedã Audi 100 e, a partir de 1984, o VW Passat de segunda geração (no qual o sistema de tração integral quattro foi rebatizado como Syncro).

O Audi S2 foi lançado em 1990, usando como base o 80 cupê de terceira geração (feito sobre a chamada plataforma B3). O motor era um cinco-cilindros de 2,2 litros que, com a ajuda de um turbocompressor, entregava saudáveis 220 cv e, acoplado a uma caixa manual de cinco marchas, era capaz de levar o carro aos 100 km/h em menos de seis segundos com máxima próxima dos 240 km/h.

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As outras versões de carroceria (perua e sedã) vieram um pouco mais tarde, em 1993. A primeira foi a perua S2 Avant que, apesar de usar praticamente a mesma mecânica — “praticamente” porque, com um novo sistema de ignição, a potência do motor agora era de 230 cv e o câmbio manual, de seis marchas. Apesar do visual parecidíssimo, a plataforma sofreu algumas modificações, como um aumento no entre-eixos e um eixo traseiro redesenhado, e passou a ser chamada de B4.

A maioria esmagadora dos Audi S2 é de cupês e peruas, sendo que esta última carroceria ainda serviu como base para a lendária RS2 Avant, desenvolvida com a ajuda da Porsche e equipada com um cinco-cilindros de 315 cv. O sedã é bem mais raro, tendo sido produzido em uma edição limitada a 306 unidades entre 1993 e 1994. O Achado Meio Perdido de hoje, anunciado no Webmotors, é um destes carros.

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Rafael, atual dono do carro, o comprou pela primeira vez em 2008 e, de acordo com ele, o dono anterior estava com o carro havia muitos anos e sempre o tratava com muito carinho, realizando todos os serviços de manutenção em dia em uma oficina especializada nos modelos esportivos da Audi. Ele diz, ainda, que viu o carro anunciado na Internet, foi fazer uma visita e fechou negócio no mesmo dia.

O plano inicial era preparar o motor e a suspensão, mas o carro precisou ser vendido em 2010 pois o proprietário foi chamado para um intercâmbio. Depois de voltar ao Brasil, em 2013 o proprietário recebeu um telefonema. A pessoa do outro lado da linha havia comprado o carro, mas este ainda estava com a documentação em nome de Rafael, que precisava ajudar a regularizar a situação.

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No fim das contas, Rafael acabou fazendo uma oferta para comprar o carro de volta — oferta que foi aceita. Com a documentação regularizada, ele mandou fazer uma bela revisão, trocando diversos itens como embreagem (foi instalada uma de cerâmica), filtros e fluidos, velas e cabos.

 

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O carro rodou cerca de 2.000 km desde então. De acordo com o anunciante, o S2 está em excelentes condições mecânicas e estéticas, por dentro e por fora, ainda que a pintura já tenha recebido alguns pequenos retoques. No mais, está tudo na mais perfeita ordem e o carro aparenta ter rodado menos que os 103.000 km indicados no hodômetro.

Algumas poucas modificações foram realizadas: o motor recebeu um filtro de ar cônico K&N e escape com tubos de 2,5 polegadas; e as rodas originais deram lugar a um jogo vindo da Audi RS2, de 17 polegadas.

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E quanto Rafael pede pelo carro? R$ 45 mil, valor que pode ser alto para um carro fabricado em 1994, mas pode atrair a quem busca um carro potente, muito raro (afinal, é um dos 306 que existem no planeta) e bem tratado. O que você nos diz?

[ Webmotors


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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