FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Um Mazda Miata de primeira geração à venda no Brasil!


Na lista de mágoas dos entusiastas brasileiros, a escassez de exemplares do Mazda MX-5 Miata à venda em nosso mercado certamente está muito perto do topo. A Mazda esteve presente no Brasil por dez anos, de 1990 a 2000, e chegou a vender o conversível por aqui. Mas em pouca quantidade, o que torna os exemplares à venda absurdamente raros. Dificilmente mais que três ou quatro carros aparecem à venda nos sites de classificados. Também há os grupos de venda, mas neles é preciso garimpar bastante e contar com a sorte.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, participação no nosso grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!). Exponha ou anuncie até sete carros no GT40 e ainda ganhe descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico. Acesse todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de poder expor ou anunciar até três carros no GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Mas, caso você esteja realmente em busca de um Miata para chamar de seu, boas notícias: o Achado meio Perdido da semana é um belo exemplar da primeira geração – a mais cobiçada por muitos – e um carro bem conhecido dos leitores fiéis. Ele está anunciado no GT40, como de costume.

Trata-se de um MX-5 1.6 1990/91 – ou seja, uma das primeiras e mais puras variantes. O carro é o Project Car #509, de Yuri Franzoni, que comprou o roadster em fevereiro de 2017 e contou toda a sua história no FlatOut. Yuri é membro do clube Miata Brasil (do qual o Felipe Cluk, nosso videomaker, também faz parte) e ajudou no Guia de Compra que publicamos para o roadster.

O motor 1.6 foi a única opção para o Miata do lançamento, em 1989, até 1993. E muitos dizem que é a correta – com 115 cv, o quatro-cilindros DOHC teoricamente traz a potência certa para as dimensões e o acerto do carro. O motor 1.8 de 131 cv veio em 1994, e era inevitável (até porque de forma alguma os 16 cv extras faziam mal), mas temos de apreciar a receita clássica, na qual tudo fora pensado para beneficiar a experiência ao volante.

O carro de Yuri foi comprado em fevereiro de 2017 e, ao longo dos últimos quatro anos, ele se dedicou a devolver ao carro todas as suas características de fábrica – tarefa que não foi muito complicada, à parte de alguns acessórios, preservar o que o roadster tinha de bom e realizar todos os serviços de manutenção de forma extremamente rigorosa. Segundo o próprio Yuri, seu Miata é um dos melhores que rodam no Brasil atualmente em termos de conservação e originalidade.

O carro fica aos cuidados da Gearhead Garage. Yuri diz que o carro está revisado e com a manutenção completamente em dia – mecânica e elétrica. Componentes de desgaste foram substituídos, (correias e filtros, por exemplo), o radiador é novo, o chicote elétrico foi refeito e os fluidos foram trocados. E também foram resolvidos alguns pequenos detalhes estéticos e de acabamento – coisas simples, como instalar o emblema Mazda que faltava na dianteira e devolver o sistema de som original a seu devido lugar.

O carro também recebeu algumas melhorias simples, como a instalação de luzes diurnas no padrão de fábrica, um módulo de vidros elétricos com função one-touch e um defletor aerodinâmico na cabine.

Segundo Yuri, o carro é usado para lazer, em passeios de fim de semana e viagens, e até já participou de provas de regularidade – em outras palavras, é um carro que faz o que nasceu para fazer. O conjunto formado pelo motor 1.6 de 115 cv e 13,8 kgfm e pelo câmbio manual de cinco marchas é perfeito para os 970 kg do roadster, e o acerto de suspensão garante controlabilidade e liberdade na proporção certa. Não somos nós quem falamos, nem o Yuri, mas milhares de donos do Miata espalhados pelo mundo.

O preço está dentro da média do mercado para o Miata. E, para um carro que, segundo o próprio Yuri, tem cerca cerca de 120 unidades registradas no Brasil, está até interessante. Então, se você ficou interessado, acesse o anúncio para pegar os contatos do proprietário.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora