A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Um Mazda MX-5 Miata à venda no Brasil

Um meme já antigo entre os entusiastas diz que o MX-5 Miata é a resposta para qualquer dúvida automobilística. Não sabe que carro comprar? Compre um Miata – é diversão garantida. Não foi por acaso que a Mazda definiu a fórmula ainda no fim da década de 1980 e manteve-se fiel a ela nas três décadas seguintes: um roadster leve, compacto, com motor dianteiro longitudinal, tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas. Valorizando sempre a experiência de condução antes da potência bruta.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

 

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

O grande problema é que, embora tenha sido importado brevemente para o Brasil na década de 1990, o Miata é um carro bem raro por aqui. Então, se um exemplar aparece à venda no GT40 – melhor ainda, um exemplar de primeira geração com câmbio manual – obviamente ele se torna nosso Achado meio Perdido da semana.

 

O Mazda MX-5 Miata (Mazda Roadster no Japão) foi lançado em 1989 como um throwback aos roadsters britânicos clássicos da década de 1960 – em especial o primeiro Lotus Elan, como mostramos nesta matéria. Baixo peso, manutenção descomplicada, preço acessível e a diversão ao volante eram as principais metas da Mazda com ele, e assim o carro recebeu um quatro-cilindros naturalmente aspirado, tração nas rodas traseiras e estilo simples e simpático, difícil de criticar. O único elemento realmente datado no design do primeiro Miata eram os faróis escamoteáveis – que, de todo modo, se tornaram um item desejado pelos entusiastas de hoje.

O carro anunciado no GT40 é um Miata fabricado em 1995, já na segunda fase da primeira geração (NA2) – o que significa que, em vez do motor 1.6 original, com 114 cv e 18,8 kgfm, ele veio de fábrica com o motor 1.8 de 128 cv e 20,5 kgfm de torque adotado a partir de 1994. Os fãs do Miata listam prós e contras das duas versões – o motor 1.6 tem volante de alumínio, mais leve, que ajuda o motor a subir de giro mais rápido. Mas o 1.8 tem mais potência e torque de fábrica – embora o carro pese cerca de 65 kg a mais que a versão com motor 1.6. De todo modo, ainda estamos falando de um roadster totalmente orgânico, naturalmente aspirado, e que tem menos de 1.000 kg. Não dá para ficar muito melhor que isso.

O proprietário deste Miata, Augusto, de São Paulo/SP, conta que comprou o carro em 2018 e que atualmente o mesmo tem cerca de 92.000 km rodados. Segundo ele, desde a compra o Miata foi utilizado com frequência, quase diariamente e no ocasional track day. Por conta disto, sempre manteve a manutenção em dia de forma rigoros, utilizando componentes originais Mazda e mão de obra especializada.

Augusto diz ter feito algumas melhorias no carro – coisas simples, usando uma receita bastante popular entre os membros do fórum Miata.net: radiadior de alumínio com duas colméias, filtro cônico K&N, escape com abafador MX5parts importado do Reino Unido e a mesma embreagem usada na picape Mazda B2500 (mais reforçada que a original do Miata). Ele também diz que foi instalada uma central multimídia 2-din da Kenwood com alto-falantes JBL nos encostos de cabeça, mas que o rádio e os alto-falantes originais estão guardados.

Segundo Augusto, já alguns detalhes na carroceria – ele deixa claro que trata-se de um automóvel de uso, com algumas marcas do tempo, mas garante que a estrutura está perfeita, e que a mecânica está totalmente em ordem. Ele se dispõe a fornecer uma lista com todos os serviços realizados no Miata desde a compra a quem se interessar pelo carro.

O preço está em linha com o que se pede nos outros (poucos) exemplares do Mazda MX-5 de primeira geração à venda no Brasil – um valor razoável, para quem está disposto a investir em um esportivo relativamente raro e extremamente divertido. Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e entrar em contato com o dono.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Salve uma perua: este Alfa Romeo 156 Sportwagon V6 é nosso Achados Meio Perdidos de hoje

Gustavo Henrique Ruffo

Fiat 124 Sport Spider à venda: um clássico italiano a céu aberto na sua garagem

Dalmo Hernandes

Uma legítima Chevrolet Blazer K1500 americana, com motor V8 e à venda no Brasil

Dalmo Hernandes