FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Um Mazda MX-5 Miata à venda no Brasil


Um meme já antigo entre os entusiastas diz que o MX-5 Miata é a resposta para qualquer dúvida automobilística. Não sabe que carro comprar? Compre um Miata – é diversão garantida. Não foi por acaso que a Mazda definiu a fórmula ainda no fim da década de 1980 e manteve-se fiel a ela nas três décadas seguintes: um roadster leve, compacto, com motor dianteiro longitudinal, tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas. Valorizando sempre a experiência de condução antes da potência bruta.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, participação no nosso grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!). Exponha ou anuncie até sete carros no GT40 e ainda ganhe descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico. Acesse todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de poder expor ou anunciar até três carros no GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

O grande problema é que, embora tenha sido importado brevemente para o Brasil na década de 1990, o Miata é um carro bem raro por aqui. Então, se um exemplar aparece à venda no GT40 – melhor ainda, um exemplar de primeira geração com câmbio manual – obviamente ele se torna nosso Achado meio Perdido da semana.

 

O Mazda MX-5 Miata (Mazda Roadster no Japão) foi lançado em 1989 como um throwback aos roadsters britânicos clássicos da década de 1960 – em especial o primeiro Lotus Elan, como mostramos nesta matéria. Baixo peso, manutenção descomplicada, preço acessível e a diversão ao volante eram as principais metas da Mazda com ele, e assim o carro recebeu um quatro-cilindros naturalmente aspirado, tração nas rodas traseiras e estilo simples e simpático, difícil de criticar. O único elemento realmente datado no design do primeiro Miata eram os faróis escamoteáveis – que, de todo modo, se tornaram um item desejado pelos entusiastas de hoje.

O carro anunciado no GT40 é um Miata fabricado em 1995, já na segunda fase da primeira geração (NA2) – o que significa que, em vez do motor 1.6 original, com 114 cv e 18,8 kgfm, ele veio de fábrica com o motor 1.8 de 128 cv e 20,5 kgfm de torque adotado a partir de 1994. Os fãs do Miata listam prós e contras das duas versões – o motor 1.6 tem volante de alumínio, mais leve, que ajuda o motor a subir de giro mais rápido. Mas o 1.8 tem mais potência e torque de fábrica – embora o carro pese cerca de 65 kg a mais que a versão com motor 1.6. De todo modo, ainda estamos falando de um roadster totalmente orgânico, naturalmente aspirado, e que tem menos de 1.000 kg. Não dá para ficar muito melhor que isso.

O proprietário deste Miata, Augusto, de São Paulo/SP, conta que comprou o carro em 2018 e que atualmente o mesmo tem cerca de 92.000 km rodados. Segundo ele, desde a compra o Miata foi utilizado com frequência, quase diariamente e no ocasional track day. Por conta disto, sempre manteve a manutenção em dia de forma rigoros, utilizando componentes originais Mazda e mão de obra especializada.

Augusto diz ter feito algumas melhorias no carro – coisas simples, usando uma receita bastante popular entre os membros do fórum Miata.net: radiadior de alumínio com duas colméias, filtro cônico K&N, escape com abafador MX5parts importado do Reino Unido e a mesma embreagem usada na picape Mazda B2500 (mais reforçada que a original do Miata). Ele também diz que foi instalada uma central multimídia 2-din da Kenwood com alto-falantes JBL nos encostos de cabeça, mas que o rádio e os alto-falantes originais estão guardados.

Segundo Augusto, já alguns detalhes na carroceria – ele deixa claro que trata-se de um automóvel de uso, com algumas marcas do tempo, mas garante que a estrutura está perfeita, e que a mecânica está totalmente em ordem. Ele se dispõe a fornecer uma lista com todos os serviços realizados no Miata desde a compra a quem se interessar pelo carro.

O preço está em linha com o que se pede nos outros (poucos) exemplares do Mazda MX-5 de primeira geração à venda no Brasil – um valor razoável, para quem está disposto a investir em um esportivo relativamente raro e extremamente divertido. Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e entrar em contato com o dono.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora