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Achados meio perdidos

Um raríssimo Lancer Evolution V com 400 cv à venda no Brasil

É impossível olhar para o Mitsubishi Lancer Evolution e não sentir uma pontinha de tristeza. Depois de matar o Evo X em 2016, a fabricante anunciou há algumas semanas que não pretende mais fabricar carros esportivos, citando a falta de demanda por eles como motivo. Eles disseram também que os entusiastas da marca podem se dar por satisfeitos com os ícones do passado, mas que para garantir seu futuro, é preciso deixá-los para trás.

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Realmente a Mitsubishi possui uma bela heritage em esportivos, e os fãs da marca estão bem servidos de exemplares no mercado de usados e seminovos – até mesmo no Brasil, onde o Evo X foi importado oficialmente entre 2008 e 2016 e é um esportivo relativamente comum. Mas se você quiser algo mais clássico e raro, vai curtir nosso Achado meio Perdido de hoje: um autêntico Lancer Evolution V, do qual só vieram cerca de dez unidades. Que, como de costume, está anunciado no GT40.

A quinta geração foi um ponto importantíssimo na história do Lancer Evolution. Foi com ele que a Mitsubishi conquistou seu primeiro título no Campeonato Mundial de Rali, o WRC, na disputa entre os construtores – e foi também com ele que o lendário Tommi Mäkinen levou para casa seu terceiro título no briga entre os pilotos.

Lançado em 1997, o Lancer Evolution V compartilhava sua plataforma com a geração anterior, porém com uma dianteira mais agressiva e carroceria mais larga. O motor continuava sendo o 4G63, 2.0 turbo de 280 cv a 6.500 rpm, com 37,8 kgfm de torque, sempre acoplado a uma caixa manual de cinco marchas com tração integral – com a adição de um diferencial dianteiro com autoblocante, ausente no Evo IV. Também foram feitas mudanças na suspensão, com nova geometria e componentes mais leves, como bandejas inferiores de alumínio forjado.

 

De acordo com dados oficiais da Mitsubishi, foram importados para o Brasil dez exemplares do Evo IV, todos da versão RS – mais leve, com menos equipamentos, feita sob medida para ser modificada. É o caso deste carro.

O carro anunciado no GT40 pertence a André, de Petrópolis/RJ. André conta que comprou o carro em 2008 de outro fã do Evo, com apenas 34.000 km marcados no hodômetro. Hoje este número está em cerca de 60.000 km.

O Evo V estava completamente stock e muito bem conservado quando foi comprado por André – razão pela qual as modificações foram feitas aos poucos ao longo do tempo. E, ainda assim, apenas modificações discretas – olhando por fora, o carro ainda parece 100% original.

Um olhar mais atento revela que o carro está um pouco mais próximo do chão – ele está equipado com um jogo de amortecedores ajustáveis da Tein. André também instalou um novo sistema de escape em aço inox da Injen, com uma ponteira maior. Por dentro, o carro foi equipado com bancos concha Evo 2 da Sparco e manômetros Auto Meter.

As mudanças maiores estão debaixo do capô. O motor recebeu um turbocompressor mais moderno – um twin scroll vindo do Evo IX MR – com pressurização em inox, e um coletor de admissão Full Race. Além disso, foram instalados um filtro K&N, correias Gates e um radiador da Mishimoto. André também colocou uma bateria menor (e mais leve). Com o turbo operando a 1,5 bar (com pico de 1,8 bar), o motor agora entrega cerca de 400 cv e 55 kgfm de torque.

André conta que, nestes 11 anos, seu Evo V era um carro de lazer, e não um daily driver – por isso, rodou pouco, geralmente em rodovias e serras, com ocasionais track days no extinto Autódromo de Jacarepaguá. A manutenção está em dia, e o dono afirma que possui todos os componentes originais guardados. A manutenção está em dia, com revisões preventivas realizadas a cada seis meses. Segundo André, o motivo da venda é simples: depois de curtir bastante o Evo, recentemente ele passou a se dedicar mais às motos.

Certamente este é um dos carros mais raros no Brasil que já passaram por nossa seção de Achados meio Perdidos – e nos parece uma boa oportunidade para quem estava procurando um Evo das antigas para colocar na garagem. Se é seu caso, você pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.

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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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