FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Zero a 300

Um raro Ford Corcel II “Série Campeões” à venda – e com preço camarada

Em 13 de março de 1983,  no Autódromo de Jacarepaguá, aconteceu a primeira corrida de Fórmula 1 daquela temporada. Pela terceira vez consecutiva a prova de abertura do campeonato era realizada no Rio de Janeiro, e não em São Paulo, no Autódromo de Interlagos.

A Ford aproveitou a ocasião para lançar uma versão especial daquele que era seu modelo mais barato, o Corcel II – o Escort, que viria se posicionar abaixo dele, só viria em agosto. Isto porque a temática do chamado Corcel II “Os Campeões” era exatamente a Fórmula 1. E um deles é nosso Achado meio Perdido de hoje, anunciado no GT40.

img_234544_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f

O Corcel II foi lançado em novembro de 1977, já como modelo 1978. Ele utilizava a mesma plataforma da geração anterior e tinha praticamente as mesmas dimensões, mas as formas retilíneas e modernas da carroceria davam a impressão de que era um carro maior, embora isto só fosse verdade na largura, que passava de 1,61 m para 1,65 m. De início ele era movido pelo motor Ford CHT de 1,4 litro com comando no bloco e 72 cv, acoplado a uma caixa de quatro marchas. A partir de 1979, passou a ser oferecida uma versão de 1,6 litro e 90 cv, com câmbio de cinco marchas.

img_234548_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f

Era este o conjunto mecânico do Corcel II “Os Campeões”. O carro era oferecido na cor preta com detalhes dourados – faixas que percorriam toda a linha de cintura e acima das lanternas traseiras, o friso metálico da dianteira e as rodas de 13 polegadas. Era uma alusão ao fato de a Ford ser a fornecedora oficial de motores da Lotus na Fórmula 1, remetendo à famosa pintura da John Player Special usada pela equipe britânica.

img_234540_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f img_234528_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f

Ironicamente, porém, a temporada de 1983 foi o último no qual a Lotus usou o V8 de três litros da Ford. Mas apenas o carro de Nigel Mansell, o Lotus 92, era movido por ele – o carro de seu colega de equipe, o italiano Elio de Angelis, usava um V6 turbo de 1,5 litro fornecido pela Renault. Por outro lado, o motor CHT usado pelo Corcel é derivado de um projeto da Renault, então… até que faz sentido.

img_234560_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f

De todo modo, o Corcel II “Os Campeões” era visualmente interessante com a combinação de cores e os faróis de milha. Além da decoração externa, tinha interior revestido de preto, volante de quatro raios, conta-giros, relógio digital no painel, luzes de cortesia nas portas e podia ter como opcionais ar-condicionado, rádio AM/FM e teto solar.

img_234520_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f

O exemplar anunciado no GT40 é, de acordo com o vendedor, um dos 20 exemplares sobreviventes de que se tem notícia. Trata-se de um sobrevivente, segundo ele, com pintura e a grande maioria de seus detalhes externos e internos são originais, como para-choques, faróis e lanternas, emblemas, faixas laterais e rodas.

img_234532_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f

O anunciante diz que a mecânica também é original e que funciona bem, pois era usado com frequência pelos donos anteriores e por isso sempre teve a manutenção feita em dia. Também por isto traz algumas marcas do tempo e do uso, por fora e por dentro – especialmente na pintura do teto e das soleiras, além de alguns acabamentos internos. No entanto, segundo o anunciante o carro apresenta rodar macio e “pode ser usado sem nenhuma dificuldade”.

img_234508_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f img_234540_4_6592e717-ed68-4a2d-a056-bd513cf5aa0f

Considerando que este é um carro raro e que apresenta alto nível de originalidade, o valor pedido é muito interessante. Nos parece uma boa opção a quem busca um carro antigo para restaurar aos poucos e curtir aos fins de semana.

Se você ficou interessado, já sabe o que fazer: clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!