A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Zero a 300

Um VW Gol TSi 1.8 pouco rodado e muito original à venda

“Esportivado” é um termo que muitas vezes é usado pejorativamente entre os entusiastas. Costuma referir-se a um carro que tem detalhes de carro esportivo no visual, porém a mecânica igual à das versões mansas. Dito isto, podem ser carros interessantes justamente pelo visual e, às vezes, pelo nível de equipamentos.

O VW Gol TSi é um bom exemplo de carro “esportivado” da década de 1990: ele tinha visual que lembrava o do Gol GTI, mas o motor 1.8 era igual ao oferecido em qualquer outro Gol da época. Não é uma versão muito comum hoje em dia, e é inegável que um exemplar bem conservado tem seu apelo entre os entusiastas da Volks. E um deles, anunciado no GT40, é nosso achado meio perdido de hoje.

img_250192_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249

Quando a segunda geração do VW Gol foi lançada, em setembro de 1994, a versão GTi foi dividida em duas: GTI 16v, com o desejado motor alemão de dois litros com comando duplo no cabeçote e 141 cv; e GTI 8v, com o motor AP 2.0 8v de 109 cv. Já o Gol GTS, que era o “esportivado” da primeira geração – com visual semelhante ao do GTi 2.0, incluindo o interior com painel “satélite” e bancos Recaro – foi substituído pelo Gol TSi.

img_250260_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249

Apesar do nome, obviamente o Gol TSi não era movido por um motor TSI – a atual família de motores turbo da VW só foi introduzida em 2011. Em vez disto, ele continuava usando o motor AP 1.8 8v, porém agora alimentado por um sistema de injeção eletrônica monoponto, aposentado o carburador usado no GTS. “TSi”, aliás, muito provavelmente significa Touring Sport injection. Com 90 cv, o motor era capaz de levar o Gol TSi de zero a 100 km/h em 10,3 segundos. No segundo semestre de 1997, já como modelo 1998, o Gol TSi passou a usar o motor 2.0 8v de 109 cv. Acabou ficando redundante com o Gol GTI 2.0 8v, e talvez por isso não tenha demorado a sair de linha.

img_250196_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249

img_250208_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249

Dito isto, o Gol TSi acabou se tornando uma versão relativamente rara. Visualmente é um carro interessante, com spoiler na tampa traseira, rodas de 15 polegadas de desenho exclusivo, faróis de dupla parábola iguais aos do GTI e interior com acabamento escuro e bancos Recaro.

O Gol TSi anunciado no GT40 é um exemplar da primeira leva, com motor de 1,8 litro. O carro está à venda em uma loja na cidade de São Marcos, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o anunciante o carro é pouco rodado para sua idade – um total de 75.000 km em 22 anos. A pintura é quase toda original e, ao menos pelas fotos, está muito bem conservada. Faróis e lanternas são de fábrica, assim como a grade e todos os emblemas. O único detalhe não-original são as rodas, que são do Gol GTi.

img_250232_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249 img_250248_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249img_250228_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249img_250240_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249

O interior está em condições semelhantes. O revestimento dos bancos, característico da versão, é original e não tem marcas aparentes de desgaste. Todos os detalhes de acabamento estão no lugar, incluindo o volante de três raios e menor diâmetro (igual ao do GTI) e o toca-fitas Volksline com auto-reverse e código de segurança. Um detalhe interessante é que os vidros são manuais, mas o carro é equipado com trio elétrico e direção hidráulica.

img_250204_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249 img_250216_4_fc5df6e8-bd2f-4687-82a2-68be3bf46249

Considerando o atual momento de valorização dos carros da década de 1990, e levando em conta o bom estado de conservação e originalidade deste raro exemplar, esta pode ser uma boa oportunidade de colocar na garagem um carro raro e bem conservado que pode ser usado diariamente sem dores de cabeça.

Se você ficou interessado, basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Interlagos poderá ter condomínios, Fiat Argo se envolve em acidente durante testes, a futura Ferrari 488 GTO em testes e mais!

Leonardo Contesini

Escort XR3, Passat LS, Monza SL/E, GT Malzoni e mais à venda no GT40!

Juliano Barata

Este Renault 8 “Gordini” é a melhor herança que um entusiasta pode receber

Dalmo Hernandes