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Volkswagen Golf R SportWagen é uma perua dos sonhos com motor turbo de 300 cv e tração integral

Os entusiastas sentem falta das peruas — e não estamos falando só das peruas rápidas dos nossos sonhos, mas de todas as peruas, que andam perdendo muito espaço nos showrooms e nas ruas para os SUVs e, principalmente, os crossovers. Aí, quando tudo parece perdido, a Volkswagen aparece com o Golf R SportWagen — uma perua com motor 2.0 turbo de 300 cv que está estimulando nossas glândulas salivares excessivamente neste momento. Estamos babando.

Se você ainda não sacou, estamos falando de uma versão perua do Golf R — um dos hot hatches mais legais que existem atualmente, pois pega as já excelentes qualidades dinâmicas do Golf GTI e adiciona tração integral e mais 70 cv à conta: são 300 cv a 5.500 rpm e 38,7 mkgf de torque entre 1.800 e 5.500 rpm, o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos com máxima limitada em 250 km/h.

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A versão perua acaba de ser apresentada oficialmente, com fotos e especificações técnicas, dias antes de sua estreia ao vivo no Salão de Los Angeles, que começa no próximo dia 21 de novembro. Equipado com o mesmo motor, porém cerca de 100 kg mais pesado que o hatch, o Golf R SportWagen vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos segundo a Volks, com a mesma velocidade máxima. Sweet!

Em compensação, o espaço para bagagem cresce bastante — 695 litros normalmente, 1.620 com o banco traseiro rebatido. Fora o fator cool de ter uma perua de 300 cv com câmbio de sete marchas com dupla embreagem sistema de tração integral permanente 4Motion (com acoplamento viscoso Haldex e diferencial autoblocante). O carro conta também com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o sistema XDS+, que aplica automaticamente os freios nas rodas do lado de dentro de uma curva, reduzindo o subesterço que tanto aflige carros de tração integral.

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Por dentro, tudo é idêntico ao Golf R: bancos concha Recaro com revestimento em couro e Alcantara, emblemas R em vários cantos e iluminação azul. Por fora, é idêntico ao Golf R até as portas traseiras, incluindo o body kit — o que não nos incomoda nem um pouco, de verdade.

Para nós, é quase como uma versão mais em conta das super peruas da Audi, como a RS4 — com quatro cilindros a menos, é verdade, mas o fator diversão deve ser absurdamente alto. Mas, enquanto dá para levar uma RS4 para casa aqui no Brasil (é só ter R$ 440 mil para gastar), difícil dizer se poderemos fazer o mesmo com o Golf R SportWagen.

O carro começará a ser vendido na Europa no início do segundo semestre de 2015 e não há previsão nem mesmo para a chegada nos EUA, o que nos deixa meio descrentes. Além disso, embora o Golf Variant já tenha sido confirmado para o Brasil (no lugar do Jetta Variant e sem previsão de preços ou versões), o Golf R nunca deu as caras por aqui oficialmente na versão hatchback. Mas… como não há nada confirmado, nada impede de torcer para sermos surpreendidos, não é?