FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

We are Racers : a trajetória da Porsche até as 24 Horas de Le Mans 2015

A esta altura você já deve ter entendido que a edição de 2015 das 24 Horas de Le Mans foi histórica: pela primeira vez desde 1998 a Porsche venceu as 24 Horas de Le Mans. Pela primeira vez em cinco anos a Audi não venceu a corrida. E os alemães de Stuttgart agora têm nada menos que 17 vitórias na história da corrida mais emblemática do planeta.

Não há dúvida de que as 24 Horas de Le Mans são o evento mais esperado por fãs e profissionais do automobilismo todos os anos. Para a Porsche, porém, a edição de 2015 tinha uma importância especial: mostrar que, depois do desempenho aquém do esperado em 2014, sua equipe estava pronta para recuperar o trono — que desde 2000 é ocupado pela Audi, com suas 13 vitórias nos últimos 15 anos.

O documentário We are Racers, produzido pela Porsche em parceria com a Michelin, proporciona um belo olhar sobre o trabalho de uma equipe grande e disposta a fazer de tudo para assegurar a vitória. Não como um bando de caras que recebem uma bela grana para fazer o que fazem — pilotos, engenheiros, técnicos e mecânicos —, mas como um organismo “vivo”, composto por membros que sabem que, se todos cumprirem seu papel como deve ser, conseguirão a vitória. E todos sabem que seus adversários podem até ser os outros pilotos, mas que seus verdadeiros inimigos na batalha pelo primeiro lugar são todos os elementos de uma corrida que se estende ao longo de um dia inteiro, sem interrupções.

Eles estão em todo lugar. Eu os sinto ao meu redor. Meus inimigos. Eu amo meus inimigos. Meus inimigos não são os outros pilotos. Meu inimigo é o sol, a noite, o solo. Eu compartilho tudo com eles; meus medos, minhas esperanças, minha solidão. Meus inimigos, eles me fizeram quem eu sou, e quem eu vou ser.”

São as primeiras palavras do documentário, ditas por um narrador que empresta sua voz a pilotos, mecânicos, engenheiros e técnicos. Caras como Mark Webber, para quem as 24 Horas de Le Mans de 2015 tiveram um gosto especial, pois seu carro, o 919 Hybrid vermelho de nº 17, foi o segundo colocado. Seu objetivo era simplesmente chegar ao final da corrida, especialmente depois que um problema mecânico o tirou da disputa a quatro horas do fim no ano passado.

Racers

Acontece que, quando este documentário foi lançado, pouco mais de uma semana antes das 24 Horas de Le Mans de 2015, Webber não sabia que, além de chegar ao fim da prova, chegaria ao pódio. Os outros pilotos — incluindo os da categoria GT, como Marco Holzer; ou o jovem Brandon Hartley, que dividiu o carro vermelho com Webber; e até o ator Patrick Dempsey, que pilotou entre os amadores — também não sabiam.

O vídeo acompanha o desempenho da Porsche ao longo das duas primeiras corridas da temporada 2015 do Mundial de Endurance — as 6 Horas de Silverstone e as 6 Horas de Spa —, além de mostrar como foi a volta da Porsche a Le Mans no ano passado. É até curioso: nas 6 Horas de Silverstone a Porsche chegou em segundo lugar na categoria principal, a LMP1, e vencer na categoria GT. Em Spa, praticamente a mesma coisa, garantindo um clima de confiança.

E então, o vídeo mostra as 24 Horas de Le Mans do ano passado — e nos coloca dentro do carro de Webber quando ele precisa abandonar a corrida, em seguida mostrando os Audi R18 vencedores. É como se a própria Porsche não acreditasse na vitória que aconteceria pouco depois, nos dias 13 e 14 de junho.

lemans2014

Por outro lado, o modo imersivo como o documentário nos coloca no meio dos boxes, ouvindo explicações sobre os pneus e a ação do vento sobre o carro, deixa claro que a Porsche tinha, sim, tudo para acreditar que venceria — talvez só não estivessem demonstrando. A equipe toda, centenas de pessoas — eles fazem questão de deixar bem claro que uma equipe definitivamente não é formada apenas por três pilotos — funciona em harmonia, e o objetivo pessoal de cada membro contribui para o objetivo maior, o de vencer a grande corrida de 24 Horas. E eles conseguiram.