A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Carros Antigos

WOW! Um legítimo Camaro Yenko S/C à venda!

Em 1967, um cara chamado Don Yenko decidiu fazer o que a Chevrolet não fazia: colocou o motor V8 big block 427 do Corvette no cofre do Camaro. Nascia ali o Camaro S/C, que se tornou simplesmente um dos muscle cars mais famosos de todos os tempos. Ele também era muito raro e, por isso, encontrar um à venda é digno de notícia. Aí está: encontramos um Camaro Yenko S/C à venda. WOW!

Nós já detalhamos (detalhamos mesmo!) a história do Super Camaro no FlatOut, mas vamos refrescar sua memória. Em 1963 a Chevrolet lançou um dos carros mais importantes da sua história, o Corvette C2 “Stingray”, e reservou ao novo esportivo os motores maiores — mais especificamente, o V8 427 big block de sete litros e 430 cv. Sim, quatrocentos e trinta cavalos nos anos 60.

yenkp-camaro (17)

A história diz que Don Yenko encomendou à Chevrolet 54 Camaro SS para vender em sua concessionária/preparadora assim que o modelo foi lançado, e também pediu 54 motores de Corvette. Aí ele deixou os Camaro como estavam e vendeu os motores como mesa de centro.

Brincadeira! É claro que ele e sua equipe colocaram os motores de Corvette nos Camaro — além de modificar algumas outras coisas, como a relação de diferencial (que ficou mais curta), reforçou a suspensão traseira e deu aos carros capôs em fibra com entradas de ar funcionais.

Os Camaro Yenko S/C desapareceram da Yenko Chevrolet tão rápido quanto seu quarto-de-milha de menos de 12 segundos a 183 km/h, e assim, no ano seguinte, uma nova leva deles saiu do forno — novamente, evaporando em questão de meses. Em 1969? A mesma coisa — a ponto de a Chevrolet decidir jogar tudo para o alto e colocar ela mesma o motor 427 no Camaro, o chamando de COPO Camaro (COPO vem de Central Office Production Orders).

yenkp-camaro (10)

Yenko provou que a Chevrolet estava errada com os pouco mais de 300 (não existe um número oficial) Camaro que construiu, e a raridade destes carros os torna extremamente concorridos — além de dar motivos para que muitas réplicas sejam feitas. Difícil é aparecer um exemplar legítimo à venda — como este Camaro Yenko 1969, da última leva, anunciado no eBay. Diz a descrição:

Real Deal Yenko 427ci 450hp 4spd Documented COPO Connection Car VERY RARE WOW!
1 of 171 4spd Yenko Cars Ultra Rare Real Yenko LOOK WOW”

A razão para tanto alarde é simples de entender: em 1969, 201 Camaro saíram da oficina de Don Yenko. Segundo o anúncio, este é um dos 171 Camaro Yenko com câmbio manual de quatro marchas construídos em 1969 — os outros 30 tinham câmbio automático e são ainda mais raros, mas carros com câmbio manual são mais legais. E este está absolutamente impecável.

yenkp-camaro (7)yenkp-camaro (5) yenkp-camaro (8)

Em 1969 os Camaro Yenko eram baseados no COPO Camaro, o que facilitava bastante o trabalho de Don Yenko uma vez que eles já vinham equipados com o motor 427, agora com 456 cv. Ele só precisava dar aos carros sua identidade própria — com faixas laterais, spoilers dianteiro e traseiro e capô do tipo cowl induction, além dos clássicos bordados “sYc” nos encostos de cabeça dos bancos.

yenkp-camaro (18)

O carro das fotos tem tudo isso e passou por uma restauração completa — daquelas caprichadas mesmo —, e manteve o máximo possível de itens originais, que foram devidamente recuperados. A cor é um belo tom de verde chamado “Fathom Green” que dependendo do ângulo, parece preto. O motor foi refeito nos padrões originais, e as peças que não puderam ser recuperadas — como rodas e pneus — foram substituídas por itens period correct, como as rodas Rallye, os pneus Goodyear e as forrações do interior. O carro acompanha toda a documentação que comprova sua originalidade, incluindo os registros da COPO.

O carro não está anunciado para leilão — é uma venda direta, e o dono quer por ele US$ 235.500 — pouco mais de R$ 540 mil, em conversão direta, e se encontra no estado do Arizona, EUA. Contudo, o anúncio deixa bem claro que vende para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo — oferecendo-se para cuidar da papelada, inclusive. WOW!

 

Se você, leitor do FlatOut, tem uma montanha de dinheiro e não sabe como gastar, este carro é a nossa sugestão. Se você ainda não sacou por que este carro é tão especial, leia a história dele. Não precisa agradecer.

[ via eBay ]

Matérias relacionadas

Este Chevrolet Cosworth Vega é o único exemplar que existe no Brasil – e ele pode ser seu

Dalmo Hernandes

Conheça os caras que tomam conta dos Porsche 911 mais raros do planeta

Dalmo Hernandes

Esta VW Variant Squareback alemã esconde oito cilindros americanos debaixo do capô

Dalmo Hernandes