A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Carros Antigos

WOW! Um legítimo Camaro Yenko S/C à venda!

Em 1967, um cara chamado Don Yenko decidiu fazer o que a Chevrolet não fazia: colocou o motor V8 big block 427 do Corvette no cofre do Camaro. Nascia ali o Camaro S/C, que se tornou simplesmente um dos muscle cars mais famosos de todos os tempos. Ele também era muito raro e, por isso, encontrar um à venda é digno de notícia. Aí está: encontramos um Camaro Yenko S/C à venda. WOW!

Nós já detalhamos (detalhamos mesmo!) a história do Super Camaro no FlatOut, mas vamos refrescar sua memória. Em 1963 a Chevrolet lançou um dos carros mais importantes da sua história, o Corvette C2 “Stingray”, e reservou ao novo esportivo os motores maiores — mais especificamente, o V8 427 big block de sete litros e 430 cv. Sim, quatrocentos e trinta cavalos nos anos 60.

yenkp-camaro (17)

A história diz que Don Yenko encomendou à Chevrolet 54 Camaro SS para vender em sua concessionária/preparadora assim que o modelo foi lançado, e também pediu 54 motores de Corvette. Aí ele deixou os Camaro como estavam e vendeu os motores como mesa de centro.

Brincadeira! É claro que ele e sua equipe colocaram os motores de Corvette nos Camaro — além de modificar algumas outras coisas, como a relação de diferencial (que ficou mais curta), reforçou a suspensão traseira e deu aos carros capôs em fibra com entradas de ar funcionais.

Os Camaro Yenko S/C desapareceram da Yenko Chevrolet tão rápido quanto seu quarto-de-milha de menos de 12 segundos a 183 km/h, e assim, no ano seguinte, uma nova leva deles saiu do forno — novamente, evaporando em questão de meses. Em 1969? A mesma coisa — a ponto de a Chevrolet decidir jogar tudo para o alto e colocar ela mesma o motor 427 no Camaro, o chamando de COPO Camaro (COPO vem de Central Office Production Orders).

yenkp-camaro (10)

Yenko provou que a Chevrolet estava errada com os pouco mais de 300 (não existe um número oficial) Camaro que construiu, e a raridade destes carros os torna extremamente concorridos — além de dar motivos para que muitas réplicas sejam feitas. Difícil é aparecer um exemplar legítimo à venda — como este Camaro Yenko 1969, da última leva, anunciado no eBay. Diz a descrição:

Real Deal Yenko 427ci 450hp 4spd Documented COPO Connection Car VERY RARE WOW!
1 of 171 4spd Yenko Cars Ultra Rare Real Yenko LOOK WOW”

A razão para tanto alarde é simples de entender: em 1969, 201 Camaro saíram da oficina de Don Yenko. Segundo o anúncio, este é um dos 171 Camaro Yenko com câmbio manual de quatro marchas construídos em 1969 — os outros 30 tinham câmbio automático e são ainda mais raros, mas carros com câmbio manual são mais legais. E este está absolutamente impecável.

yenkp-camaro (7)

yenkp-camaro (5) yenkp-camaro (8)

Em 1969 os Camaro Yenko eram baseados no COPO Camaro, o que facilitava bastante o trabalho de Don Yenko uma vez que eles já vinham equipados com o motor 427, agora com 456 cv. Ele só precisava dar aos carros sua identidade própria — com faixas laterais, spoilers dianteiro e traseiro e capô do tipo cowl induction, além dos clássicos bordados “sYc” nos encostos de cabeça dos bancos.

yenkp-camaro (18)

O carro das fotos tem tudo isso e passou por uma restauração completa — daquelas caprichadas mesmo —, e manteve o máximo possível de itens originais, que foram devidamente recuperados. A cor é um belo tom de verde chamado “Fathom Green” que dependendo do ângulo, parece preto. O motor foi refeito nos padrões originais, e as peças que não puderam ser recuperadas — como rodas e pneus — foram substituídas por itens period correct, como as rodas Rallye, os pneus Goodyear e as forrações do interior. O carro acompanha toda a documentação que comprova sua originalidade, incluindo os registros da COPO.

O carro não está anunciado para leilão — é uma venda direta, e o dono quer por ele US$ 235.500 — pouco mais de R$ 540 mil, em conversão direta, e se encontra no estado do Arizona, EUA. Contudo, o anúncio deixa bem claro que vende para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo — oferecendo-se para cuidar da papelada, inclusive. WOW!

Se você, leitor do FlatOut, tem uma montanha de dinheiro e não sabe como gastar, este carro é a nossa sugestão. Se você ainda não sacou por que este carro é tão especial, leia a história dele. Não precisa agradecer.

[ via eBay ]

Matérias relacionadas

Alfa Romeo 33 Stradale, o supercarro que tinha um coração

Leonardo Contesini

Este Chevrolet Omega CD 4.1 rodou só 56.000 km com seu único dono – que tal ser o próximo?

Dalmo Hernandes

Na Holanda dos anos 1970, a polícia andava de Porsche 911 – e este aqui está à venda!

Dalmo Hernandes