A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Você viu?

Yota-Hachi: o pequeno Sports 800 que foi o primeiro esportivo da Toyota

Apesar de passar uma imagem meio careta à maioria dos entusiastas, a Toyota tem uma linhagem gearhead que quase sempre é esquecido pelas pessoas — e, como já dissemos, isto é uma baita injustiça: do 2000GT ao GT86, passando pelo Celica, MR2, AE86 e Supra (e até mesmo o Lexus LFA), a Toyota tem muito do que se orgulhar por seus esportivos. Mas o pequeno Sports 800 foi o começo de tudo.

O Sports 800 surgiu como muitos esportivos ao longo da história — como uma forma de melhorar a imagem da marca. A diferença é que não era simplesmente uma questão de alavancar as vendas, e sim provar que a indústria automotiva japonesa podia caminhar com suas próprias pernas, oferecendo projetos originais totalmente desenvolvidos no Japão, sem influências ou recursos externos, como era comum até a década de 1960.

publica

O ponto de partida foi o pequeno Toyota Publica que, como o nome diz, era um dos primeiros carros populares desta então nova era. Apesar de não ser, desta forma, um projeto totalmente novo, o Sports 800 se saiu bem com as características e componentes herdados do Publica.

sport (1) sport (2) sport (3)

Levou cinco anos para que o conceito Publica Sports, apresentado em 1962, se transformasse em um carro de produção. As linhas do Sports 800 eram muito parecidas com as do conceito, e a principal diferença era que o canopi deslizante do conceito deu lugar a um arranjo mais convencional, com portas e um teto targa.

 

sports-800 (1)

Com desenho aerodinâmico (conseguimos enxergar muito do 2000GT nele, principalmente na dianteira) e utilizando extensivamente componentes de alumínio, o Sports 800 era leve — pesava 575 kg — e, por isto, seu motor de apenas 790 cm³ (daí o nome Sports 800) e 45 cv era mais do que suficiente para garantir a diversão ao volante com sua velocidade máxima de 160 km/h.

sports-800 (5)

Até porque, na verdade, o que importava mesmo eram sua agilidade e dinâmica na hora de fazer curvas. E o Sports 800 era muito bom nisso graças ao conjunto de suspensão independente, com braços sobrepostos na dianteira e molas semielípticas na traseira — um conjunto extremamente moderno em 1965, ano do lançamento.

Apesar de ter raízes em um carro popular e ser um carro barato, o Sports 800 era um carro bastante refinado em sua concepção — a atenção aos detalhes estéticos era muito grande, o interior era simples, porém aconchegante (e dotado de bancos de avião feitos de alumínio, outra medida para manter o peso baixo) e o interior é surpreendentemente espaçoso (em parte, graças ao tamanho reduzido do motor boxer de dois cilindros, que deixava bastante espaço para as pernas.

sports-800 (4)

O Sports 800 se mostrou um projeto acertado, tendo sido produzido entre 1965 e 1969 sem alterações. Com 3.131 unidades, todas feitas para o mercado interno, ele é um carro bem raro de ser encontrado em bom estado, visto que muitos foram usados em competições ao lado de seu maior rival, o Honda S600. Era tão adorado que ganhou até um apelido Yota-Hachi, abreviação em japonês para “Toyota 8”.

Destas pouco mais de 3000 unidades, cerca de 300 tinham o volante à esquerda, como estamos acostumados — eram os carros destinados à região de Okinawa, único lugar no Japão que não usa a mão inglesa. Algumas destas unidades foram exportadas de forma não-oficial, e o carro do americano Scott Sylvester, é um deles. No mais recente vídeo dos caras do Petrolicious, ele conta que sempre preferiu os carros pequenos pois era o que podia comprar com o pouco que ganhava.

Primeiro foi um Fiat 600, depois um BMW Isetta, e hoje ele tem uma coleção de pequenas joias sobre rodas. O Sport 800 — um dos únicos exemplares restaurados fora do Japão, com componentes comprados ao longo de vários anos — é seu favorito, e ele se diverte contando como as pessoas duvidam que aquele elegante conversível com teto targa é um Toyota. É, sim — o primeiro Toyota esportivo de todos.

sports-800 (6)

Matérias relacionadas

Este Dodge Viper de 620 cv foi preparado pela “McLaren”. Mas… como?

Dalmo Hernandes

As estranhas saídas de escape viradas para cima do Alfa Romeo 155 DTM: por que elas eram assim?

Dalmo Hernandes

Tente não sonhar com este Lancia Delta S4 Stradale 1985 com menos de 800 km rodados

Dalmo Hernandes