o inicio dos anos 1980 foi uma epoca diferente e excitante para o automovel falando das grandes fases mundiais que ele passou durante sua historia aqui no brasil nao viviamos o apice da estagnaçao causada pelo isolamento ao exterior agravada por uma aguda crise de alto preço do petroleo foi quando podiamos comprar dodges v8 seminovos pelo preço da gasolina em seu tanque; foi quando nasceu nosso carro a alcool esta crise de preço de gasolina do inicio dos anos 1980 foi bastante aguda na europa tambem mas a hora era diferente das crises dos anos 1970 a industria agora estava bem mais preparada para enfrenta la uma das melhores maneiras que ela descobriu de fazer isso durante os anos 1970 e que mostrou o caminho definitivamente nos anos 1980 foi o controle digital de todo sistema de igniçao do carro antes era um sistema controlado mecanicamente; as injeçoes substituiam o carburador somente mas o sistema de igniçao continuava igual na virada da decada de 1980 tudo mudava sensores que mediam a ingestao de ar do motor e a roda fonica que informava a posiçao de todos os componentes internos do motor a cada instante para um computador imediatamente apareceram as injeçoes digitais na verdade um sistema de controle computadorizado do motor nunca mais olhamos para tras com isso o tal downsizing que recentemente voltou a voga por legislaçoes chinesas muitos citam emissoes e economia mas na verdade a raiz e legislatoria como e o 1 0 aqui no brasil ficou imediatamente possivel nos anos 1980 e graças na verdade a vontade de fazer o turbocompressor mostrar todo seu potencial teorico que o controle computadorizado de alimentaçao e igniçao do motor apareceu na saab que precisava de mais desempenho nos seus 4 em linha na buick americana e seu v6 turbo economico comparado aos v8 e na porsche que queria mais desempenho sem aumento de consumo naquela epoca de combustivel caro o ano de 1980 e emblematico especialmente pelo que acontecia na alemanha a audi entrava nesta turma de novos turbo modernos com outra evoluçao a traçao nas quatro rodas permanente do audi quattro muitos esquecem disso lembrando apenas da traçao integral mas o motor do audi era tambem impressionante em 1980 um modernissimo cinco cilindros que apesar de deslocar apenas 2 1 litros graças a um turbo eletronicamente bem gerenciado dava nada menos que 200 cv em versao de rua e mais de 300 cv em especificaçao de rali mas entre 1979 1980 e quando soubemos da existencia de mais um porsche carrera; nome reservado apenas a porsches originalmente bolados para competiçao e importantes; um nome que nao era usado a toa entao mas agora era aplicado a um carro que nao se imaginava assim o ate entao feminino porsche 924 o 924 cresce e aparece ernst fuhrmann entao presidente da porsche era o pai do 928 acreditava piamente no futuro dos porsche transeixo aqueles com motor dianteiro arrefecidos a liquido e caixa de cambio integrada com diferencial o transeixo la atras mas o 924 embora vendas relativamente boas era desprezado pelos entusiastas da mesma forma que macan e hoje nao e para fa de porsche de verdade algo precisava ser feito para mudar isso e naquela epoca melhor isso so significava uma coisa competiçao versoes mais potentes e desenvolvidas em pista [caption id= attachment_356186 align= aligncenter width= 999 ] aspirado e turbo progresso[/caption] o primeiro 924 serio ainda era timido o 924 turbo de 1978 este era famoso ja por ter alto desempenho ao mesmo tempo em que o consumo era contido junto com saab turbo e em menor escala o buick v6 turbo formavam o que seria o zeitgeist desses primeiros anos da decada alta performance e boa economia via turbocompressor e injeçao moderna e voce achando que o up tsi era novidade o 924 como sabemos era para ser um audi projetado sob contrato pela porsche; num casso de nepotismo claro que daria cadeia a todos ainda mais a vw sendo em parte estatal ferdinand piech um dos herdeiros da porsche era alto executivo da audi e negociou um contrato para vender o carro para a porsche era inclusive fabricado na fabrica da audi na verdade ex nsu em neckarlsulm [caption id= attachment_356214 align= aligncenter width= 999 ] 924 turbo quatro aberturas na frente e um naca a direita no capo identificam[/caption] o motor era um audi 4 em linha de aluminio chamado ea831 um desenho derivado da familia ea827 o motor que conhecemos com o nome generico e abrangente de ap deslocava dois litros 86 5 x 84 4 mm 1984 cm3 e dava 125 cv na europa em 1976 e 95 cv nos eua a suspensao dianteira era mcpherson de vw golf mas com amortecedores e mola do vw super beetle; na traseira o sistema completo do super beetle/variant ii de braços arrastados independentes com mola por barra de torçao a definiçao classica de parts bin special o carro criado a partir de componentes ja existentes em prateleira o 924 turbo adicionava claro um turbocompressor eram 170 cv numa epoca em que um 911 tinha 180 cv agora e embora o lag fosse um problema real o carro tinha otimo desempenho e boa economia de combustivel; ganha certa fama por isso mas nao chegava perto do que seria sua proxima e definitiva evoluçao definitiva por ser praticamente temporaria em 1979 a porsche ja sabia que a audi ia parar de fornecer seu dois litros para a porsche e ela estava desenvolvendo seu proprio quatro em linha a ser lançado em 1983 no 944 mas nao sem antes um 924 especial aparecer o 924 carrera gt [caption id= attachment_356230 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo de 1979 interior todo vermelho [/caption] no salao de frankfurt em 1979 a porsche mostrou um carro conceito que preveu quase perfeitamente o carro final era ainda branco e com rodas disco entao desenvolvido para ser um carro que serviria tanto como um 924 topo de linha quanto para homologar versoes de competiçao o 924 carrera gt começa com modificaçoes na carroceria por um lado para criar um carro mais masculo e que parecesse rapido parado; o 924 e aerodinamico e inofensivo mas e muito pouco agressivo para ser um carro esporte por outro para criar espaço para rodas maiores e bitolas mais largas necessarias em competiçao pela natureza de baixa produçao a porsche usa para isso uma tecnologia que estreou no 928 o pu expandido este e um plastico diferente na verdade uma espuma de pu com altissima densidade tao alta que nao ha bolhas visiveis nela; e ao mesmo tempo rigida e lisa como uma peça de aço estampado mas e flexivel com memoria nao amassa volta ao desenho original depois de impacto em caso extremo se rompe mas nunca amassa os paralamas dianteiros e traseiros em pu eram tambem mais leves que aço a porsche disse na epoca que os dois paralamas dianteiros apesar de maiores eram 2 3 kg mais leves que as peças em aço do 924 normal alem disso por fora um spoiler mais pronunciado na frente outro traseiro e rodas fuchs forjadas que alem de leves melhoram muito a aparencia de quase todo porsche no capo uma necessidade de maior fluxo de ar e atendida por um scoop descentralizado as modificaçoes incrivelmente reduziram o coeficiente aerodinamico drasticamente dos 0 36 do 924 normal o carrera gt tinha 0 34 apesar das rodas e pneus maiores o scoop no capo era necessario para algo hoje indispensavel numa instalaçao de turbocompressor de fabrica um intercooler as modificaçoes nao sao grandes no motor na verdade mas sao drasticas na melhora de eficiencia dele o intercooler que reduzia a temperatura de admissao em ate 50°c fez possivel um aumento de taxa de compressao mesmo com mais pressao de turbo agora 11 psi de 7 5 1 no turbo para 8 5 1 no carrera gt a outra modificaçao era justamente a nova injeçao digital bosch dzv integrada com o controle da igniçao o resultado e melhoria de desempenho e consumo coisas antes desse ponto na historia mutualmente excludentes agora eram nada menos que 210 cv a 6000 rpm e 28 mkgf a 3500 rpm 3 mkgf a mais que o ja forte 924 turbo a porsche declarava 14 km/l a 120 km/h constantes melhor que o ja otimo para epoca 924 turbo que fazia 12 km/l nas mesmas condiçoes e 9 6 km/l em ciclo urbano segundo a porsche com um grande tanque de 85 litros de capacidade voce pode imaginar que a autonomia era uma grande vantagem do carro ar condicionado e teto solar eram os unicos opcionais e o carro pesava sem esses opcionais 1179 kg em ordem de marcha o 924 carrera gt era tambem um carro capaz de chegar ao magico numero de 150 mph ou 241 km/h considerado territorio de carros realmente velozes entao como o 911 turbo e os italianos v12 acelerava de zero a 100 km/h em seis segundos contra ja bem respeitaveis 7 5 s do 924 turbo os pneus tambem eram o estado da arte em alta performance o inicio dos anos 1980 sao quando os pirelli p7 popularizam os perfis de aspecto mais baixos que a serie 70 que dominava ate entao o 924 carrera gt vinha com 215/60 vr15 mas opcionalmente recebia 205/55 vr16 na frente e 225/50 vr16 na traseira rodas do 911 turbo o cambio embreagem e semi eixos eram reforçados para os novos niveis altos de torque; na suspensao apenas ajustes barras estabilizadoras mais grossas amortecedores mais firmes novos batentes de pu o carro tem mais cambagem na frente e atras tambem apenas 406 carros acabariam sendo fabricados; 75 deles com volante a direita exclusivamente para o mercado da inglaterra o desenho sabemos seria aproveitado pelo entao novo 944 no ano/modelo 1983 seu desempenho com economia foi alardeado como o advento de um novo tipo de carro esporte o futuro mas na verdade era tao silencioso benigno e sem esforço ao volante que acaba sendo pouco excitante; o 944 com seu menor potente e mais beberrao 2 5 litros aspirado subjetivamente mais divertido e vivo foi um imenso sucesso [caption id= attachment_356213 align= aligncenter width= 999 ] gtr 380 cv do ap mas somente em pista[/caption] mas o 924 carrera gt nao e o mais extremo dos 924; uma versao ainda mais exclusiva e potente do ap turbao trequilimei da porsche ainda apareceria para fechar esta historia o 924 carrera gts se o carrera gt foi suficiente para homologar o carro para competiçoes do grupo 5 da fia uma versao desenvolvida dele com um minimo de 50 unidades vendidas se fazia necessaria para homologaçao do grupo 4 assim nasceu o mais extremo dos 924 de rua o 924 carrera gts a porsche ao final fez 59 deles; os primeiros 50 todos vermelhos foram alinhados para inspeçao da fia em março de 1981 as carrocerias tinham todas as provisoes que os carros de corrida necessitariam incluindo pontos de montagem dos rollcage e varias aberturas para refrigeraçao a bateria acabou onde fica normalmente o estepe agora uma unidade space saver de emergencia apenas; o rearranjo do porta malas permitiu tambem um tanque de 120 litros o resto da carroceria era do carrera gt mas com uma modificaçao clara na frente os farois escamoteaveis foram defenestrados e em seu lugar farois retangulares fixos cobertos por uma proteçao transparente que seguia o desenho do capo os freios vinham agora do 911 turbo; a suspensao traseira tinha braços de aluminio exclusivos e molas helicoidais ao inves de barra te torçao portas e capo em aluminio ajudava a baixar o peso o gts pesava 1121 kg [caption id= attachment_356226 align= aligncenter width= 999 ] walter rohrl em 1981 com seu carro de rua e o seu de rali [/caption] o motor tambem era modificado apesar de continuar o basico ap de dois litros turbo a principal mudança claro era mais pressao no turbo 14 2 psi ou 1 0 kgf/cm² muito abaixo do lendario tresquilimei que o ap supostamente e capaz de aguentar no folclore popular o resultado era 248 cv a 6250 rpm e 34 1 mkgf a 3000 rpm com isso era capaz de fazer o 0 100 km/h em 5 5 segundos e chegar a 250 km/h de final o carro podia ser homologado para as ruas na europa mas individualmente; a porsche os vendia como carros de corrida mas ajudava quem queria ter um de rua um desses era derek bell famosissimo piloto ligado a empresa que supostamente ainda tem o seu 924 carrera gts de rua o dele inclusive era a versao evo custando um terço a mais que um gts normal existia a versao clubsport como a de bell 280 cv a 6400 rpm e 37 mkgf a 3600 rpm primariamente vendido para rali a versao gts clubsport foi montaria de walter rohrl na temporada de 1981 quinze dos 59 gts eram clubsport [caption id= attachment_356216 align= aligncenter width= 999 ] bell e seu famoso 924[/caption] disse derek bell em 1985 sobre o seu hoje famoso 924 carrera gts clubsport sempre gostei de ferraris pelo som que produzem mas meu porsche tambem me arrepia em desaceleraçao espocando e rosnando como gente grande e quando falamos de estabilidade e controle acredito que ele e o melhor ele e inacreditavelmente seguro em qualquer situaçao nada mal para o que e falemos serio um vw com um ap turbo nao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.